fbpx

Ultima Atualização: janeiro 24, 2023

Inteligência e Análise Dados, Tecnologia e Desenvolvimento de Software

Como desenvolver um projeto web sem uma equipe para auxiliá-lo?

projeto-web
Índice

O projeto web é de extrema importância para as empresas de qualquer porte.

 

Esse tipo de ferramenta, além de auxiliar em processos internos também aproxima os consumidores da companhia, o que agrega em ambas as situações. 

 

No entanto, nem todos os empreendimentos podem investir em uma equipe para dar vida a um projeto web.

 

Por isso, a Poli Júnior preparou este artigo para trazer algumas dicas que podem ser valiosas para quem deseja se aventurar sozinho na criação de ferramentas. 

 

A Poli Júnior, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente à criação de projetos de inovação e tecnologia, criação de sistemas personalizados e muito mais.

 

Para saber mais, continue a leitura.

 

O que é um projeto web?

 

Antes de iniciar com as dicas para montar um projeto web sem o auxílio de especialistas, vamos esclarecer do que se trata. 

 

O projeto web, que também pode ser conhecido como sistema web, não é uma coisa só, pode ser um site, aplicativo, canal interno ou ferramenta que facilite o dia a dia de colaboradores e clientes.

 

Seja para a parte administrativa, de vendas ou de comunicação. 

 

Os sistemas web permitem que um empreendimento ganhe destaque no mercado através do ambiente virtual e dos recursos tecnológicos disponíveis.

 

Esta é uma das formas mais eficazes de se tornar autoridade no ramo de atuação e atrair e fidelizar clientes. 

 

Não há como negar que esses sistemas tornam o trabalho mais eficiente, podem garantir mais lucratividade e outros tantos benefícios.

 

No mundo dos negócios atual, ter em mãos esse tipo de ferramenta é praticamente obrigatório na hora de gerir uma empresa. 

 

Ainda, é importante ressaltar que, desenvolver uma dessas ferramentas do zero e sem ajuda pode ser complicado.

 

Além disso, a construção equivocada de um site, aplicativo ou qualquer plataforma pode trazer resultados reversos para a empresa. 

 

Ao invés de aproximar clientes, pode afastá-los e, ao invés de facilitar o trabalho interno, pode atrapalhá-lo.

 

Por isso, se puder ou no meio do caminho perceber que os rumos do projeto estão se afastando do objetivo inicial, busque ajuda especializada.

 

Não desperdice nem tempo nem dinheiro!

 

Quer saber mais sobre aplicativos? Clique aqui.

 

Como desenvolver um projeto web sozinho?

 

desenvolver-projeto-web

 

O primeiro passo para criar um projeto web é pensar nas necessidades da sua empresa.

 

Sua companhia precisa de um site, aplicativo ou e-commerce?

 

Tenha esse ponto bem claro.

 

Após definir esse tópico, é necessário listar quais funcionalidades seriam fundamentais dentro desse sistema web. 

 

As estruturas utilizadas (frameworks) no sistema também precisam ser determinadas, tanto no front-end quanto no back-end.

 

  • Busque ferramentas que tornem o trabalho mais fácil.

 

Para amadores essa pode ser uma etapa complicada, mas com um pouco de pesquisa a partir do seu tipo de projeto web, é possível encontrar sistemas de gerenciamento de pacotes ou outras ferramentas usadas no desenvolvimento do código.

 

  • Adicione o conteúdo na plataforma.

 

A essa altura já será possível saber quais conteúdos devem estar presentes no seu site ou aplicativo, é nessa etapa que você deve incluir boa parte deles para partir para a próxima fase. 

 

  • Teste o projeto web.

 

Antes de disponibilizar para uso interno ou externo, é fundamental que o sistema criado seja testado.

 

Existem testes automáticos, porém não são indicados para quem se aventura em desenvolver um projeto web sozinho, pois são para níveis mais avançados.

 

Por isso, nesse caso os testes manuais são os mais recomendados. 

 

Os testes para front-end devem ser do tipo mobile.

 

No Chrome, é possível encontrar ferramentas para testes que se encaixam nos principais celulares e tablets do mercado. 

 

A pior parte dos testes é quando chega a hora de testar nos Browsers, isso porque é necessário testar em pelo menos 3 versões e em 3 sistemas operacionais diferentes. 

 

Não se esqueça de considerar seu orçamento.

 

Caso ele seja extremamente limitado, não será possível realizar todos os testes e será preciso pesquisar o que está mais adequado às necessidades da empresa.

 

Vantagens do projeto web

Se você ainda não está convencido de que seu empreendimento precisa de um bom projeto web, veja algumas das vantagens que esses sistemas podem trazer:

 

  • Acesso fora da empresa: se a proposta do projeto é facilitar a gestão, saiba que será possível que, não só você, como também seus colaboradores, possam acessar o sistema fora das dependências da empresa, de qualquer lugar.

 

Esse tipo de comodidade permite também flexibilidade de dias e horários de trabalho.

 

  • Economia: será preciso investir para desenvolver o sistema, mas certamente o retorno que ele trará compensa e muito quando se pensa a longo prazo.

 

Além de ter seu próprio sistema e não precisar terceirizar, o ganho de tempo na realização de tarefas também gera economia. 

 

  • Atendimento ao cliente: uma forma de fidelização do cliente é através do atendimento, quando ele é personalizado, isso fica ainda mais fácil.

 

O que é possível através do projeto web.

 

Ao se deparar com um sistema próprio da sua empresa, o cliente se sente mais à vontade e especial ao tratar com sua companhia. 

 

  • Rapidez no trabalho: tarefas realizadas manualmente ou com tecnologia defasada podem levar muito mais tempo do que aquelas realizadas com sistemas web modernos e feitos a partir das necessidades da empresa.

 

Basta reparar em como empresas que investem em tecnologia falam sobre ganho de tempo e também de dinheiro. 

 

Caso você acredite que precisa de ajuda na hora de desenvolver seu projeto web, conte com a área da Poli Junior especializada em tecnologia.

 

Conheça mais sobre nossos serviços!

 

Conheça a Poli Júnior e a expertise em tecnologia e inovação

 

A Poli Júnior tem especialistas que vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

 

O Núcleo de Tecnologia e Inovação da Poli Júnior atua desde a concepção de produtos digitais até o desenvolvimento de softwares personalizados, que trazem para empresas maior centralização de dados, organização de recursos, controle, integração e automatização de atividades.

 

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Compartilhar

Mais artigos