fbpx

Ultima Atualização: janeiro 10, 2023

Arquitetura e Civil, Tecnologia e Desenvolvimento de Software

Como diminuir o consumo de energia na empresa através de um projeto de engenharia

projeto-de-engenharia
Índice
Banner divulgando a Carta de Serviços do NCiv com imagem de documento intitulado “Núcleo de Engenharia Civil e Arquitetura”. Inclui um botão que diz "Baixe GRÁTIS" em um fundo amarelo e laranja.
Banner divulgando a Carta do Portfólio do Núcleo de Tecnologia (NCiv). O texto incentiva o download gratuito do documento Carta de Serviços, com botão “Baixe GRÁTIS”. A imagem de um tablet está em segundo plano.

O consumo de energia em imóveis empresariais é muito mais caro do que em residenciais. Por isso, um projeto de engenharia é importante para ajudar os comerciantes a lidarem com suas contas.

 

Confira e entenda os grupos tarifários a seguir:

 

  • Grupo A: consumidores de média e alta tensão, no qual estão as indústrias e estabelecimentos comerciais de médio e grande porte, e os sistemas subterrâneos. Sofrem a incidência da tarifa horária azul e tarifa horária verde;

 

  • Grupo B: consumidores de baixa tensão, sendo eles residenciais, áreas rurais, iluminação pública e comércios de pequeno porte. Sofrem a incidência da tarifa convencional monômia e tarifa horária branca.

 

O Grupo A são os consumidores que pagam pelo consumo e também por uma parcela de demanda de energia contratada, tendo ela sido usada ou não.

 

Já os do Grupo B são cobrados apenas pelo consumo, o que significa que arcam somente com o volume de energia que foi utilizado ao longo do mês.

 

Veja a seguir como um projeto de engenharia pode te ajudar a diminuir o consumo de energia.

 

O que é um projeto de engenharia?

 

O projeto de engenharia é, basicamente, um conjunto de processos de produção da construção civil, que visa atingir um objetivo específico com prazos e custos definidos.

 

Ele norteia o momento desde que a obra está no papel até a sua construção e cabe ao engenheiro executar junto às equipes cada processo de forma controlada.

 

Em ordem, entenda quais são as etapas de um projeto de engenharia tanto para uma obra civil empresarial, quanto para uma obra civil residencial:

 

  1. Definir o briefing com o cliente;
  2. Estudar o terreno;
  3. Verificar as normas e legislações municipais vigentes;
  4. Realizar uma arquitetura de base;
  5. Modelar, dimensionar, analisar e detalhar o projeto de engenharia;
  6. Integrar todas as informações dos projetos de arquitetura, estrutural, elétrico, hidrossanitário e de segurança.

A importância de um projeto de engenharia

Pelos empresários estarem presentes no Grupo A, um projeto de engenharia é mais do que necessário para poder ter controle e maior economia de energia no dia a dia.

Uma obra civil empresarial bem planejada com um projeto de engenharia pode vir a reduzir cerca de 50% o consumo de energia das edificações.

Entretanto, um projeto de engenharia não se faz necessário somente em empresas.

Ao observar ao seu redor, o engenheiro é capaz de definir o que pode estar causando um consumo maior em uma casa, desde um problema em um eletrodoméstico, até um problema macro, na estrutura da moradia.

Por isso é importante fazer um bom projeto de engenharia em uma obra civil residencial ou empresarial.

Como funciona a eficiência energética de um projeto de engenharia

Para uma obra civil residencial, o projetista analisa, dentre vários aspectos, qual a melhor localização das portas e janelas, para que elas possibilitem que o imóvel tenha um aproveitamento energético maior.

Com essa atitude, o nosso bolso e o meio ambiente agradecem, com o uso de menos energia elétrica em dias de sol, por exemplo, por conseguirmos aproveitar a luz e calor solar.

Em uma obra civil empresarial, o projeto de engenharia analisa a localização das esquadrias e móveis, buscando determinar também em qual direção temos mais ventilação natural e como ela pode ser distribuída de forma mais eficaz por todo o imóvel.

A iluminação natural é observada ao longo do dia no terreno em construção, para aproveitar a luz e para o posicionamento estratégico dos cômodos, evitando assim o superaquecimento.

O projeto de engenharia elétrico também pode ser um aliado na busca por eficiência e economia.

Ao optar por lâmpadas de LED no lugar das incandescentes é possível observar uma redução de 90% na energia consumida e, consequentemente, essa troca favorece o meio ambiente e diminui o valor da conta no final do mês.

Benefícios do uso da tecnologia

Os avanços da tecnologia surgiram para melhorar o desenvolvimento de nossas atividades no cotidiano.

A tecnologia ambiental também veio para demonstrar que ela pode ajudar a desenvolver e cuidar do nosso planeta.

A otimização de processos, integração da comunicação entre equipes de trabalhos e a melhor visão do cliente sobre o negócio são as suas principais contribuições para a área de engenharia.

A integração entre todas as etapas do projeto de engenharia se destaca, pois conecta os resultados finais das áreas hidráulicas e elétricas, por exemplo.

Com a tecnologia também observamos a redução de custos com a diminuição de desperdícios e tempo em uma obra civil empresarial ou residencial, por exemplo.

O projeto de engenharia que envolve o uso de tecnologia tende a apresentar melhor qualidade ao final do prazo estabelecido porque ele minimiza os problemas de integração entre as etapas e as áreas que compõem o projeto, evitando retrabalhos e ganhando tempo.

Portanto, não perca mais tempo!

Agora que você já conhece tudo sobre a importância de um projeto de engenharia e sua eficiência para diminuir o consumo energético na sua empresa, chegou a hora de elaborar um bom projeto!

Entre em contato conosco e conte com a ajuda dos especialistas da Poli Júnior!

Conheça a Poli Júnior

A Poli Júnior, está há anos no mercado, conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente à engenharia civil e arquitetura.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento atinja todas as suas expectativas.

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada da Poli Júnior ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Banner publicitário de serviços de reforma residencial. Texto em português convida o usuário a clicar em um botão para entrar em contato com especialistas em consultoria. O botão diz “Entrar em contato agora”. É mostrada uma ilustração de uma casa com uma lupa.
Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.

Compartilhar

Mais artigos