Atualmente, não há como imaginar nosso dia a dia sem fazer uso de pelo menos um aplicativo.
Seja para enviar mensagens, pedir comida, postar fotos ou pedir um carro, o fato é que a criação de sistemas personalizados e os aplicativos facilitam e muito, a rotina de milhões de pessoas diariamente.
Ainda que haja diversos tipos de aplicativos disponíveis para os usuários, a todo momento novas ferramentas são criadas.
Ideias para novas formas de agilizar processos ou trazer diversão para as pessoas surgem a todo momento.
Através dos aplicativos é possível ter uma boa renda, mas para chegar até este nível, é preciso saber como desenvolver uma ferramenta desse tipo.
Assim como no desenvolvimento de software, a criação de um aplicativo exige atenção e auxílio de profissionais.
Para saber mais sobre o tema e tirar sua ideia de app do papel de uma vez por todas, continue a leitura.
A importância dos aplicativos
Ainda que os aplicativos de uso geral, podem ser de grande valia na rotina das pessoas, gerar lucratividade e atrair novos negócios, não são os únicos que representam importância tanto para a população quanto para os criadores.
Os aplicativos mais populares, como citamos no início, são importantes, ágeis e tornam a vida mais fácil.
No entanto, há outros tipos de aplicativos que representam quase a mesma coisa: os apps de uso interno, os apps próprios.
A era digital ganha cada dia mais força e demonstra a cada dia sua importância e empresas que querem se firmar diante desse cenário, devem se adaptar e investir no que seu público deseja.
E a criação de sistemas personalizados é uma ótima maneira de fazer isso.
As ferramentas de uso interno facilitam a vida dos clientes pois, podem oferecer atendimento exclusivo e personalizado, trazer mais proximidade com a empresa e diminuir a perda de tempo na espera por atendimento.
A ideia de investir na criação de sistemas personalizados para seus clientes ou até mesmo para seus colaboradores, é uma decisão que envolve estratégias de negócio.
Ter a ideia é o primeiro passo, mas também é preciso saber se é viável, como implementá-la e quais os frutos que se espera colher através desse investimento.
Muitas empresas já apostam no desenvolvimento de softwares para administrar e gerenciar processos corporativos e da mesma forma que estas ferramentas têm ajudado empresários, os aplicativos podem ter o mesmo efeito.
E não se deixe enganar, existe público para os mais diversos tipos de aplicativos.
Tudo o que facilita a vida das pessoas e possibilita realizar compras, solucionar problemas e se conectar com mundo na palma da mão, é bem-vindo.
Mas antes de iniciar o passo a passo da criação de um aplicativo, é preciso se perguntar: a quem esta ferramenta vai ajudar? Qual o meu objetivo ao criá-la?
Por isso, é importante contar com auxílio de profissionais que ouçam suas ideias, ofereçam soluções para possíveis impasses e acima de tudo, digam a verdade sobre a viabilidade do projeto.
Passo a passo para a criação de um aplicativo
É nessa fase que as perguntas feitas anteriormente começam a ser respondidas.
A criação de sistemas personalizados vai muito além da ideia, veja o passo a passo:
- Defina o público-alvo: seu aplicativo será de uso interno ou externo? Para quem ele está sendo desenvolvido? É preciso ter estas questões respondidas previamente.
O app será para atendimento ao cliente, entretenimento, uso exclusivo para funcionários? Defina também a faixa etária principal a ser atingida pela sua solução, hábitos de quem deve baixar o app etc.
- Pesquise: pode parecer estranho, mas para desenvolver um aplicativo certeiro, é necessária a realização de uma pesquisa de mercado.
O primeiro passo é conferir as lojas de aplicativos mais famosas e ver quantos aplicativos com a mesma proposta já existem (caso seja um app de uso geral).
A pesquisa de mercado faz com que sua ideia não seja só mais uma na multidão. A partir da pesquisa, você pode colocar diferenciais no seu app e destacá-lo.
- Esboço: nessa etapa, a ideia começa a ganhar forma, o que era antes apenas sugestões e pensamentos deve ser agrupado e nomeado.
Nessa parte também já é preciso decidir sobre monetização, uso de propagandas dentro da ferramenta e se os usuários precisarão ou não pagar para baixar o app.
- Criação de telas: após o esboço, é preciso dar cara ao aplicativo.
As telas que o usuário vai ter acesso, são chamadas de Wireframes e as páginas que estarão inclusas dentro da ferramenta devem interagir entre si.
É através do Storyboard que isso é definido.
Aqui, você precisará utilizar as informações que tem sobre seu público-alvo para tornar a experiência de uso melhor, investir na criação de sistemas personalizados para o seu tipo de usuário.
- Back End: aqui, é preciso fazer todo o trabalho ‘dos bastidores’ do app. Nesta fase, devem ser pensadas as soluções de armazenamento, construção de base de dados e estabelecimento de servidores.
- Melhorias: é preciso que o aplicativo passe por uma avaliação crítica para que possíveis falhas sejam solucionadas e melhorias sejam feitas.
O olhar de profissionais pode fazer toda a diferença nessa etapa, eliminando os riscos de que a ferramenta chegue incompleta até os usuários finais.
- Finalização: nessa fase, todos os dados colhidos até aqui, devem ser implementados no aplicativo.
Também deve ser criada uma conta na loja de aplicativos escolhida para disponibilizar sua ferramenta e UI (User Interface) é desenvolvida.
Esta deve ser atrativa, intuitiva e funcional, acima de tudo.
- Teste Beta: antes de disponibilizar sua criação de sistema personalizado para o grande público, é ideal que haja testes beta.
Desta forma, é possível corrigir algum erro que aparece de última hora e garantir o sucesso do aplicativo quando o lançamento oficial ocorrer.
Após todas essas etapas, por fim, é hora de lançar o aplicativo, para o lançamento também são necessárias estratégias.
É preciso divulgar e fazer com que as pessoas saibam que sua solução existe e já está disponível para elas.
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