Os tipos de estrutura se destacam na construção civil por serem a base de um projeto arquitetônico. São eles que absorvem e alicerçam toda uma edificação, sendo que é fundamental que essa base tenha solidez e ofereça segurança.
Por serem elementos fundamentais em uma obra, a etapa de construção da estrutura gera grande impacto nos valores de um projeto, o que exige profissionais competentes para supervisionar todo o procedimento.
Por isso, separamos aqui os tipos de estrutura mais utilizados em uma construção e suas características. Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e confira!
Boa leitura.
Como são escolhidos os tipos de estruturas?
Os tipos de estrutura de uma construção correspondem ao método que é responsável por manter uma edificação de pé. Atua de modo similar a um esqueleto humano e conta com funções distintas de acordo com o que se deseja construir.
Entre os elementos da estrutura você vai encontrar pilares, fundações, vigas, lajes e outros. A opção do método estrutural é uma das questões de maior importância em um projeto, já que impacta de modo consistente no orçamento.
Com o desenvolvimento e a modernização da indústria, vários tipos de estrutura foram surgindo na construção civil. Cada um conta com suas peculiaridades e, ao serem escolhidos, levam em conta o tipo de obra e onde vai acontecer.
O projeto Minha Casa Minha Vida usa, prioritariamente, paredes feitas de concreto, que são moldadas no próprio local de construção. Isso reduz os custos operacionais e permite que os imóveis sejam vendidos mais baratos.
Quais são os 4 tipos de estruturas mais usados?
Embora existam muitos tipos de estrutura para serem usados em projetos arquitetônicos e em toda a construção civil, alguns modelos são mais utilizados pelos profissionais.
Veja quatro opções bastante famosas e que provavelmente você já escutou falar:
1. Alvenaria estrutural
A alvenaria estrutural se refere aos tijolos de concreto e servem para estruturar a base de uma obra. Apresenta um bom custo-benefício, mas há limitações na hora da escolha desse tipo de material.
A primeira delas se relaciona à dificuldade em realizar reformas, visto que quebrar uma parede é expressamente proibido. Essa ação pode comprometer toda a estrutura da construção.
Outra questão é a necessidade de maior integração entre os projetos complementares, já que somente uma falha poderia exigir a refação de toda a obra inicial.
Em qualquer construção isso pode se tornar um problema, mas em edificações de alvenaria estrutural pode ser potencializado. Nem sempre é possível quebrar uma parte da estrutura.
Por esses motivos, a maior parte da alvenaria estrutural hoje em dia se encontra em construções de apartamentos padronizados. Normalmente, os edifícios construídos com esse modelo não ultrapassam cinco pavimentos.
Mas é fato que esse é um dos tipos de estrutura mais utilizado na construção civil, uma vez que são seguros, eficientes e custam menos que outros sistemas presentes no mercado.
2. Concreto armado
O concreto armado é bastante presente nas construções civis no Brasil e consiste em uma combinação de concreto com barras de aço. Entre os tipos de estrutura, ele apresenta um grande destaque pela sua resistência, eficiência e durabilidade.
Ou seja, é uma garantia de que não haverá problemas estruturais tão cedo quando bem executada. Suas principais características são:
- Por ser um modelo comum, os materiais podem ser achados em qualquer loja de construção;
- A produção do cimento exige uma grande quantidade de energia;
- Apresenta um bom custo-benefício em mão de obra;
- O concreto se ajusta a todos os modos.
Uma das questões negativas quando se fala em concreto armado é que o cimento precisa passar um “tempo de cura”. Dessa maneira, é necessário de um período para que ele seque, o que acaba atrapalhando no andamento da obra.
Isso faz com que algumas construções fiquem paradas por um certo prazo. No caso de obras de grande escala, o trabalho será ainda maior e é preciso diversos colaboradores em várias áreas correlatas a fim de fazer com que tudo funcione corretamente.
3. Estrutura metálica
As estruturas metálicas são um dos tipos de estrutura bastante comuns nos Estados Unidos. O aço ganhou força logo após a Segunda Guerra Mundial e sua utilização se tornou bem comum em construções, como as residências.
Esse modelo é também conhecido como construção a seco, uma vez que não é usado água no seu processo. Assim, é uma excelente alternativa para pessoas que buscam obras mais sustentáveis e racionais.
A estrutura metálica é muito resistente e pode ser usada em vários tipos de construções, como:
- Indústrias;
- Hospitais;
- Residências;
- Empreendimentos;
- Instituições de ensino;
- Canteiro de obras;
- Ginásios esportivos;
- Entre outros.
Um dos pontos mais vantajosos desse modelo é que a estrutura não precisa de muitos recursos, propiciando uma construção mais limpa.
Outro ponto de destaque é sua capacidade de apresentar ótima isolação térmica. Assim, ela mantém a temperatura interna mais confortável e reduz a transmissão de ruídos no interior da construção.
4. Protensão
O concreto protendido nasceu como uma evolução do concreto armado. Sua ideia é aplicar tensões prévias de compressão no local da seção transversal da peça. Isso promove a tração pela ação do carregamento externo aplicado nela.
O concreto protendido usa aços de protensão que têm alta resistência (1500 a 1900 Mpa) e concretos de superior resistência aos comumente utilizados no concreto armado.
Isso promove seções transversais menores e mais leves, o que possibilita vencer vãos muito maiores, com o uso de flechas e fissuras menores.
Esse modelo pode ser utilizado em diversas aplicações e tipos de estruturas, que vão desde lajes de edifícios até pontes e viadutos.
ENTENDA TAMBÉM SOBRE | SISTEMA FOTOVOLTAICO: POR QUE USAR?
Por que é importante escolher os tipos de estruturas?
Escolher os tipos de estrutura é fundamental na hora de fazer um projeto estrutural confiável. A escolha correta vai atender às especificações do local e ao que se busca construir.
É muito importante contar com especialistas nesse momento. A Poli Júnior pode ser a empresa ideal para isso!
Nós captamos o tamanho real daquilo que você busca e projetamos espaços que atendam todas as suas necessidades. Oferecemos uma experiência completa e personalizada em arquitetura e engenharia civil.
Para escolher qual dos tipos de estrutura você deve fazer em sua obra, fale com nosso time de especialistas e realize a construção do seu sonho!