Se você é dono, gestor ou colaborador de uma empresa, com certeza já ouviu falar em produção e produtividade no dia a dia de trabalho.
Por serem nomes parecidos, muitas vezes os conceitos dos mesmos são misturados e confundidos, causando um certo desentendimento por parte de quem usa e escuta as palavras.
Por isso, para evidenciar os conceitos de cada uma, preparamos um texto explicativo sobre os principais aspectos da produção e da produtividade, bem como as suas diferenças e impactos no seu negócio.
.
O que é Produção?
O dicionário define a produção da seguinte forma:
o que é produzido pela natureza, pelo homem ou pela máquina; produto.
Entretanto, o conceito de produção para empresas vai além do que consta no dicionário.
Podemos acrescentar ao conceito original da produção:
É toda atividade exercida em prol da fabricação e execução de um objeto e/ou serviço.
Dessa forma, o ato de produzir é literalmente originar objetos e serviços de vendas da sua empresa.
Ou seja, a produção está diretamente ligada à quantidade, sem analisar a qualidade dos objetivos produzidos.
A produção pode ser feita de duas formas principais: Pela atividade maquinária ou pela atividade humana.
O tipo de produção vai depender dos processos existentes na sua empresa e da execução dos mesmos.
Uma loja de artesanatos, por exemplo, terá boa parte da sua cadeia produtiva concentrada no trabalho humano.
Em contrapartida, uma empresa de peças automotivas terá boa parte da sua cadeia produtiva concentrada em maquinários.
Assim, é interessante entender de que tipo a sua empresa se trata e saber lidar com a mão de obra de trabalho existente.
Maquinários, por exemplo, automatizam processos e os padronizam, essenciais para produções em larga escala e de altos níveis de complexidade.
A produção feita pelo homem demanda maior tempo e dedicação, entretanto, algumas ações não podem ser executadas por máquinas, necessitando da figura humana e consciente para realização das mesmas.
Além disso, para empresas de pequeno porte a compra de grandes maquinários é inviável, o que torna a produção humana mais acessível.
Vale salientar também a produção pela natureza, em empresas de energia eólica, por exemplo. Obviamente que há a necessidade de maquinários no processo, mas ele é inviável sem as correntes de ar naturais.
O que é Produtividade?
A produtividade diz respeito à capacidade de produzir mais, com a utilização de menos recursos possíveis. Ela define parâmetros importantes como capacidade de produção individual e coletiva, agilidade, e otimização de processos.
Os recursos minimizados no ato de ser produtivo podem ser de todos os tipos: tempo, dinheiro, mão de obra, etc.
Ou seja, a produtividade está diretamente ligada à eficiência da produção, e não a sua quantidade. É o equilíbrio perfeito de quantidade e qualidade, em conjunto com a mínima utilização de recursos.
Além disso, a produtividade envolve muito mais complexidades e é pertinente a todo o processo, e não somente aos resultados dele. Ser produtivo é acima de qualquer coisa, ser organizado.
Dessa forma, ter uma equipe produtiva é uma característica extremamente importante para qualquer empresa.
Por isso, é fundamental investir em treinamentos e medidas de engajamento capazes de tornar os colaboradores mais produtivos.
Quais as diferenças entre Produção e Produtividade?
Como vimos anteriormente, enquanto a produção está ligada unicamente à quantidade produzida, a produtividade está ligada à qualidade de trabalho com a menor utilização de recursos.
Dessa forma, é possível entender como os dois conceitos são diferentes e fundamentais para qualquer cenário corporativo.
Não dá para ser produtivo sem pensar na quantidade necessária de produção, e não dá para produzir uma quantidade específica de produtos sem ser produtivo com a utilização dos recursos disponíveis.
Ou seja, apesar de distintas, produção e produtividade caminham lado a lado.
Entretanto, há oposição dos conceitos em determinadas situações.
Por exemplo: Em uma empresa que exige altos números de produção, a produtividade tende a cair consideravelmente, tendo em vista a priorização da quantidade e não da qualidade.
Por isso, é fundamental balancear as duas no seu negócio, encontrando o equilíbrio perfeito entre produção e produtividade, capaz de gerar a quantidade de produtos necessários com a melhor qualidade possível.
Como elas impactam no seu negócio?
A partir dos tópicos acima, você já deve imaginar como a produção e a produtividade impactam no seu negócio.
A produção quando priorizada, origina alta quantidade de produtos, sem analisar a qualidade e a utilização de recursos do mesmo. Ou seja, se a sua empresa vende em altas escalas, é interessante se atentar ao processo de produção para ele ser o maior possível.
A produtividade quando priorizada, gera altos níveis de qualidade e satisfação com serviços e/ou produtos, aumentando a autoridade da sua empresa e gerando fidelização de parceiros e clientes.
O equilíbrio entre produtividade e produção gera alta quantidade de produtos qualitativos, com a menor utilização de recursos possíveis. Dessa forma, torna-se possível aproveitar dos benefícios existentes dos dois conceitos, quantitativo e qualitativo.
Como tornar a sua empresa mais produtiva
Como aumentar a produção da sua empresa é algo simples, basta aumentar as horas de trabalho, a mão de obra e o número de colaboradores e/ou maquinários.
Entretanto, diferentemente da produção, a produtividade apresenta algumas complexidades na sua implementação.
Por isso, separamos um tópico exclusivo para explicar como tornar a sua empresa mais produtiva.
- Analise o processo produtivo atual e realize mudanças nos gargalos e impedimentos;
- Incentive e treine a sua equipe de colaboradores a produtividade;
- Ofereça recompensas aos colaboradores mais produtivos como forma de engajamento;
- Defina metas de produtividade para os seus colaboradores;
- Automatize o maior número de processos possíveis, deixando maior tempo livre para realização de processos fundamentais;
- Defina responsabilidades e tarefas, bem como as etapas de realização das mesmas;
- Incentive a criatividade e faça atividades gerais de resolução de problemas.
Seguindo os passos acima, será possível aumentar a produtividade do seu negócio e tornar todo o trabalho mais qualitativo.
Conclusão
Por fim, esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e para as suas dúvidas.
Caso tenha interesse em mais conteúdos como este, clique aqui para ter acesso a todos os nossos conteúdos.