Entenda por que testar protótipos é importante para o sucesso do seu projeto

Quando falamos na experiência do usuário (UX) com um produto, site ou aplicativo, é importante ter em mente que a fase de teste é extremamente importante e necessária. Com isso, os testes realizados antes de um projeto estar pronto conseguem proporcionar benefícios que fazem uma enorme diferença nesse sentido.

Na verdade, quanto antes testar protótipos, melhor. Só assim será possível perceber os erros com uma certa antecedência, o que vai dar mais tempo para eles serem solucionados da melhor forma.

No decorrer do desenvolvimento de um determinado projeto, a quantidade de mudanças tende a diminuir, porém, os custos vão se estendendo. Enquanto no início os protótipos costumam ser mais baratos, como esboços feitos em um papel, ao final do processo você já vai ter envolvido gastos bem maiores, como os custos de servidor, desenvolvedor, designer e por aí vai.

E como essas mudanças acabam pesando bastante no bolso, o momento mais apropriado para erros é justamente no início, onde a maior parte dos investimentos ainda não foram realizados.

Se os protótipos são aproveitados da maneira correta, as chances dos gastos diminuírem durante o desenvolvimento de um projeto são bem maiores. Desta forma, para você compreender melhor a importância que eles representam no cenário atual, não deixe de continuar lendo esse texto até o final.

Vamos lá?

O que é um protótipo?

Um protótipo pode ser definido como um modelo desenvolvido para servir de teste, sendo uma versão “crua” de um determinado produto, serviço ou sistema. Os protótipos são criados quando se deseja melhorar o aprendizado ou aprimorar uma solução.

Contudo, existem diversos tipos de protótipos. O que muda de um para o outro é a fidelidade, já que um protótipo de baixa fidelidade consegue ser mais próximo de um rascunho, além de menos refinado e mais propenso a mudanças. Por outro lado, os protótipos de alta fidelidade geralmente contam com layout, conteúdo final e muitos outros detalhes.

Por exemplo, um protótipo de alta fidelidade de um site ou aplicativo já contém links e alterações definidas.

É possível testar protótipos durante a fase inicial de um projeto?

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes quando falamos em protótipos. Se você não sabia, os protótipos podem, e até devem, ser utilizados em fases bem iniciais de um projeto.

Para prototipar uma versão palpável do seu produto, serviço ou sistema, você não precisa ser nenhum especialista no assunto. Vamos supor que o seu projeto seja a criação de um site, certo? Você pode, ainda na fase inicial, desenhar as telas em um pedaço de papel e pedir para os responsáveis usarem a imaginação.

Além disso, quando se deseja prototipar algo palpável, como um novo aparelho eletrônico, é possível utilizar papelão, massinha de modelar e muitas outras coisas. Ou seja, o segredo consiste em recorrer à imaginação e exemplificar uma ideia de alguma maneira.

Em grande parte dos casos, o simples fato de um protótipo ser criado, e você apenas olhar para ele, já ajuda a ter uma noção de como uma ideia pode ser aprimorada.

E as vantagens de testar com um protótipo na fase inicial do projeto são muitas. Ao ter em mãos algo inacabado, você vai conseguir estimular a colaboração de outras pessoas, o que vai contribuir, e muito, para chegar ao objetivo esperado. Isso permite que uma boa experiência do usuário (UX) seja alcançada com mais facilidade.

Na prática, além dessa fase inicial, o protótipo vai ser útil em diversos outros momentos. Embora a maneira de testar possa variar de acordo com o seu produto ou tipo de protótipo, é importante levar em consideração que cada uma das etapas gera descobertas diferentes. Ou seja, o momento ideal pode ser pensado de acordo com o que você pretende investigar.

Mas afinal, por que a prototipação é tão importante?

Os protótipos são responsáveis por proporcionarem uma maneira mais rápida e econômica de validar um determinado projeto, seja ele um produto, serviço ou sistema.

Pessoas em uma sala de negócios falando sobre testar protótipos.

Quem não quer economizar tempo e dinheiro, não é verdade? Por mais que isso já seja suficiente para justificar sua importância, vamos tentar detalhar para você o que a prototipação significa para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de um projeto.

Para começar, você precisa compreender que um bom protótipo consegue ser ricamente explicativo, além de possuir aspectos visuais e interativos que fazem muita diferença. Essas questões servem para possibilitar uma execução de testes com membros da equipe, parceiros e até mesmo com o usuário final.

Com isso, os erros e falhas são enxergados com antecedência, o que vai permitir que os problemas sejam solucionados antes de o produto ser colocado no mercado. Portanto, além de inserir um produto no mercado com mais segurança e qualidade, você vai conseguir economizar bastante. Afinal de contas, é bem mais simples rasgar um papel e elaborar outro rascunho ao invés de alterar uma programação, concorda?

É exatamente por isso que pular essa etapa em um projeto acaba sendo um pensamento altamente arriscado. Os retrabalhos e gastos que poderiam ser evitados podem causar danos irreversíveis ao andamento de um projeto, seja ele qual for. Desta maneira, não deixe de pensar na prototipação do início ao fim.

Sempre que for necessário, os protótipos devem ser utilizados para evitar situações do tipo. Durante o seu desenvolvimento, quanto mais avançado um projeto estiver, mais difícil e custosa será a realização de alterações e correções.

Levando tudo isso em consideração, podemos afirmar que os principais benefícios da prototipação são:

– Agilidade;

– Economia de tempo e dinheiro;

– Menos esforços;

– Mais lucro;

– Menor risco;

E então, o que você acha de tudo isso? Muitas vantagens, não é mesmo? Se você gostou desse conteúdo e quer aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog. Lá você vai encontrar diversas informações importantes sobre esse e outros assuntos.

Para saber mais sobre o nosso trabalho, basta dar um clique aqui. Caso esse seja o seu primeiro contato conosco, saiba que a Poli Júnior está conseguindo ajudar empresas dos mais variados segmentos a alavancarem o seu desempenho em um mercado cada vez mais competitivo.

Até breve!

Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Materiais Ricos

Posts relacionados