fbpx

Ultima Atualização: janeiro 10, 2023

Arquitetura e Civil

Quais são as etapas essenciais em um projeto arquitetônico?

projeto-arquitetonico
Índice
Banner publicitário de serviços de reforma residencial. Texto em português convida o usuário a clicar em um botão para entrar em contato com especialistas em consultoria. O botão diz “Entrar em contato agora”. É mostrada uma ilustração de uma casa com uma lupa.

Com certeza você já ouviu falar em projeto arquitetônico.

 

Mas você sabe o que é, ao que se destina?

 

Pensando em responder muitas perguntas relacionadas a este tema, trouxemos esse artigo recheado de informações.

 

Então, continue a leitura abaixo para entender mais!

 

Uma pesquisa inédita realizada pelo QuintoAndar, em parceria com a Offerwise, revelou que 26,6% dos brasileiros contratam arquitetos ou decoradores para evitar problemas com a casa nova, número três vezes maior do que o percentual das pessoas que se mudam para um imóvel alugado (8,5%).

 

A procura é mais acentuada entre os entrevistados da classe A: 42,8%.

 

Entre a classe C, o índice cai para 19,8%, publicou a Revista Vogue Casa.

 

Para começar, os profissionais que trabalham com esse planejamento podem atuar em obra civil residencial e projetos completos de casa.

 

Essa prática consiste em fazer desenhos técnicos para que você utilize ao construir um empreendimento.

 

Qual a importância de um projeto arquitetônico?

 

Como mencionamos anteriormente, um projeto arquitetônico é formado por desenhos técnicos, que são representações das dimensões de formas gráficas.

 

O intuito principal dessas plantas é mostrar a viabilidade da construção e sua funcionalidade para as pessoas que irão utilizá-la.

 

Além disso, os profissionais que fazem parte desse projeto costumam utilizar de forma funcional todos os espaços disponíveis, criando conexões entre ambientes.

 

Muito provável que você já tenha entrado em um ambiente e notado a diferença na projeção quando ele é pensado por um profissional de arquitetura e quando são planejados por pessoas comuns que não possuem todas as facilidades de compreensão de uso dos locais.

 

Etapas de um projeto arquitetônico

 

Para colocar em prática um projeto arquitetônico ele precisa seguir algumas etapas.

 

Por isso, trouxemos a listagem de cada um dos itens que devem constar nessa fase.

 

Assim, fica mais fácil de acompanhar o projeto completo da sua casa.

 

●       Planejamento de necessidades

 

Antes de mais nada, para começar a planejar um espaço, obra civil residencial ou outras construções é preciso entender as necessidades desse empreendimento.

 

Além disso, essa é a primeira fase, que deve ser projetada antes mesmo de ter o local escolhido.

 

Então, se você é um profissional, precisa conhecer quais são as necessidades do seu cliente.

 

Por outro lado, o usuário do espaço que será planejado deve especificar todos os detalhes para que o profissional monte as melhores possibilidades.

 

Nesse momento de conversa é comum que os clientes ainda não saibam detalhar exatamente o que precisam.

 

Então, cabe aos profissionais coletar todas as informações possíveis.

 

Imagine uma situação onde alguém só diz que precisa construir uma loja para trabalhar com produtos de pets e, ainda, nesse local, serão oferecidos serviços veterinários.

 

Ou seja, o profissional vai ter que projetar o espaço da loja, contando com estoque, espaço de clientes e disposição de produtos.

 

Em seguida, é necessário ter sala para o futuro espaço veterinário, uma recepção, local para os animais.

 

Mas esse local vai oferecer cuidados básicos ou internações? E cirurgias?

 

Viu como é complexa essa tarefa?

 

Por isso, é preciso extrair o máximo de informações e detalhes para facilitar esse procedimento.

 

●       Visita ao local da construção

 

Depois de entender toda a complexidade e o que o cliente espera da construção, é hora de escolher o local mais apropriado.

 

No entanto, vale destacar que nem todos os escritórios de arquitetos visitam os terrenos, a maioria faz maquetes virtuais.

 

Todas as dimensões são passadas pelos proprietários dos lugares.

 

●       Estudos preliminares

 

Seguindo as etapas, os estudos preliminares contam com planejamentos baseados nas informações e detalhes coletados nas fases anteriores.

 

No entanto, é comum que as plantas comecem a ser planejadas, mas que os arquitetos façam alterações conforme as especificações e desejos dos clientes.


Aliás, é nesse momento que você consegue ter ideia do que vem pela frente e de como sua obra residencial vai ficar.

 

Além disso, também são estimados os cálculos da obra. Juntamente com a equipe responsável, os proprietários fazem apontamentos a respeito do projeto.

 

●       Anteprojeto

 

Agora, avançando mais uma fase, no anteprojeto são elaboradas plantas com mais detalhes e bem específicas.

 

Sendo assim, é aqui que o cliente consegue ver como ficará a sua futura construção, com todos os detalhes e espaços bem definidos.

 

Existem mais etapas, projeto legal e executivo, no entanto, eles não são muito importantes para o cliente, para visualização. Isso porque seguem normas e regras mais burocráticas e são para os órgãos legais que liberam as autorizações.

 

Uma ótima ferramenta que surge nesse momento, são as maquetes, onde você consegue visualizar com clareza seu imóvel.

 

●       Projeto legal

 

Como citamos no tópico acima, essa fase do projeto é onde estarão todas as especificações que atendem às demandas legais.

 

Ou seja, dimensões exigidas pelas prefeituras de cada município.

 

Além disso, eles mostram também onde estão as entradas e saídas, iluminação e mais detalhes técnicos.

 

●       Projeto executivo

 

Por fim, chegamos à etapa de projeto executivo.

 

Ou seja, nesse momento do projeto arquitetônico é necessário que todas as etapas da obra sejam abordadas para que os construtores consigam entender como será o procedimento.

 

O projeto executivo serve como uma espécie de manual para os trabalhadores que irão realizar essa obra residencial civil, seu projeto completo de casa ou outra edificação.

 

Depois de entender que seguindo essas regras e normas você tem um projeto ideal, é preciso buscar ajuda de profissionais. E é por isso que Poli Júnior oferece esse serviço com preços acessíveis a quem está iniciando o planejamento de uma construção.

 

Sendo assim, não deixe de visitar nosso site e buscar mais informações sobre projeto arquitetônico, projeto completo de casa e mais informações sobre obra civil residencial. Temos uma equipe super preparada para atender suas necessidades e descobrir a melhor forma de acolher o que você busca.

 

Conheça a Poli Júnior

 

A Poli Júnior, está há anos no mercado, conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente à engenharia civil e arquitetura.

 

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento atinja as suas expectativas.

 

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada da Poli Júnior ajuda você.

 

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Banner divulgando a Carta de Serviços do NCiv com imagem de documento intitulado “Núcleo de Engenharia Civil e Arquitetura”. Inclui um botão que diz "Baixe GRÁTIS" em um fundo amarelo e laranja.

Compartilhar

Assine nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos de engenharia, negócios e inovação em seu email.

Mais artigos