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Ultima Atualização: fevereiro 2, 2022

Gestão Empresarial e Consultoria

Estudo de Viabilidade Técnica: 6 razões para fazer antes de criar um produto

Índice
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Imagem por Sebrae

Quem está inserido em um ambiente em que tem que lidar com investimentos deve saber que é necessário se fazer cálculos e estudos antes de tomar uma decisão. 

A partir desses estudos e cálculos, há uma possibilidade muito maior de se tomar decisões mais racionais, que terão chances muito maiores de se obter lucro e sucesso. É justamente para responder essas questões que é necessário a execução do estudo de viabilidade técnica.

Através do estudo de viabilidade técnica, se descobrirá se a equipe será capaz de desenvolver o produto ou entregar o serviço da forma correta. É portanto, um estudo essencial para as empresas, sempre que pensarem em um novo produto ou serviço.

Já sabemos que executar os estudos e cálculos antes de se tomar decisões garantem uma base muito mais firme para que se tome as decisões necessárias para definir o destino do seu negócio. Aqui vamos dar 6 razões para se fazer o estudo de viabilidade técnica antes de se criar um produto. 

O estudo de viabilidade técnica é uma análise realizada nas etapas anteriores a criação do novo produto ou serviço, tendo como objetivo a avaliação dos produtos e serviços, determinando se é viável, com base nos custos, riscos e as possibilidades de retorno financeiro.

6 razões para fazer um estudo de viabilidade antes de criar um produto

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Imagem por Investor Consulting Partners

Como já vimos, o estudo de viabilidade técnica irá auxiliar a empresa nas tomadas de decisão em relação aos novos produtos, fornecendo previsões baseadas em dados e estatísticas reais da empresa e do mercado para aquele tipo de produto ou serviço.

Vamos agora conhecer mais razões para se aplicar o estudo de viabilidade técnica antes de se colocar em prática a produção de um novo produto ou serviço. 

1. Garante o alinhamento com as normas e a legislação

Um dos primeiros passos para se fazer um estudo de viabilidade técnica eficiente e que seja o mais realista possível é a busca por normas e leis que regem aquele determinado produto ou serviço, assim como todas as etapas e processos necessários para a sua produção ou execução.

Assim, o principal alinhamento feito do novo produto ou serviço será com as suas normas e leis. O que além de garantir um produto seguro e com uma boa qualidade, também protege a empresa de possíveis multas e punições por não estar seguindo a norma em suas atividades e produções.

2. Estipula as despesas, custos e o valor baseado em dados

A próxima razão que vamos abordar é o fato de que com o estudo de viabilidade técnica, se reunirá dados e mais dados da empresa, e do mercado como um todo, onde a partir desses dados se poderá fazer a previsão dos custos e despesas que se terá com o novo produto, além de mensurar seu valor de mercado.

Já que vamos nos basear em dados reais para a execução dessa previsão, a tendência é que esta venha a ser muito próxima da realidade. Porém não é impossível que ocorram erros na previsão, já que as demandas flutuantes do mercado pode oscilar, tornando o novo produto mais ou menos custoso, ou agregando um valor ainda maior do que o anterior.

3. Prevê o retorno que se terá com o produto

Além da previsão de custos e valor de mercado do produto, com o estudo de viabilidade técnica também será possível reunir dados para se antecipar qual o retorno que será possível obter a partir da inserção do novo produto ou serviço no mercado.

Isto é, a equipe deverá reunir os dados relacionados tanto ao interesse do público naquele produto, quanto na situação econômica desses possíveis clientes e o mercado irá reagir a essa nova inserção.

4. Já se identifica os futuros desafios

Com todas essas informações já é possível identificar quais os possíveis problemas que podem surgir durante os processos a seguir. Os dados obtidos durante o estudo podem conter os problemas que podem ter surgido durante outra tentativa de pôr em prática um produto similar.

Mesmo que não se tenha explicitamente os problemas que podem vir a surgir para esse novo produto, podem indicar o caminho a seguir para evitar que surjam. Como dito anteriormente, se pode prever os custos que irão surgir, e com eles também podem ser previstos desafios que a empresa terá que enfrentar.

5. Precificação justa

Mais um ponto muito importante para que o produto ou serviço se mantenha competitivo no mercado é o preço que ele chega ao consumidor. O que permite chegar a um valor de comercialização alinhada a expectativa que o público tem sobre o produto.

Com a execução de um estudo de viabilidade técnica o produto será feito de forma mais econômica, o que não beneficia apenas a empresa, já que terá uma redução nos custos de se produzir ou executar o novo produto, mas também o consumidor será beneficiado, já que economia poderá ser repassada para ele, reduzindo o preço do produto.

6. Identificação da saúde financeira do empreendimento

Mais um fator importante para a empresa que pode se alcançar com a utilização do estudo de viabilidade técnica é a análise da sua saúde financeira. O estudo irá indicar qual o estado da saúde do empreendimento, o que poderá ser um fator a contribuir para que o cliente se sinta mais seguro e confortável com a empresa.

Uma empresa que está financeiramente saudável tem uma imagem muito mais confiável para os clientes, já que se terá uma maior garantia de que a empresa irá entregar um produto de qualidade, ou prestar um serviço de qualidade. Não havendo possibilidade de fechamento da empresa, resultando na não entrega do produto ou serviço para o consumidor.

Conclusão

Por fim, temos o estudo de viabilidade técnica como um grande aliado para nossas empresas, pois dele se poderá obter diversas informações que seriam muito difíceis de se continuar sem serem respondidas, ou mesmo poderiam colocar em risco a sustentabilidade da empresa.

Assim como grande parte das etapas de planejamento da maioria das atividades humanas, o objetivo principal do estudo de viabilidade técnica é evitar retrabalhos, custos desnecessários e, no fim, entregar um produto ou serviço de qualidade para o cliente.

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