Economia de Energia: 6 pontos importantes para economizar com ela

A economia de energia elétrica está se tornando uma preocupação cada vez mais comum para os brasileiros, tanto em casa quanto no trabalho.

E com isso, uma coisa podemos afirmar sem medo de errar: quando as finanças estão apertadas, essa preocupação ganha ainda mais força. Isso pode ser explicado quando observamos que a economia de energia pode ser feita sem muito sacrifício, necessitando apenas de algumas atitudes simples.

Para a economia de energia se tornar uma realidade, basta apenas de um pouquinho de organização. É possível poupar uma quantidade de recursos considerável ao seguir apenas algumas atitudes básicas, ou melhor, implementando essas atitudes de uma vez por todas na rotina.

Na prática, equipamentos que consomem energia para gelar calor são os maiores vilões da conta de energia nas residências, como os ferros de passar, secadores de roupa e chuveiros elétricos. Além deles, eletrodomésticos tradicionais, como geladeira e micro-ondas, também contribuem bastante para os gastos. É exatamente por isso que muitas pessoas não sabem o que deve ser feito para diminuir o valor da conta de energia.

Caso você seja uma dessas pessoas, saiba que nós vamos ajudar. Continue lendo esse texto até o final para descobrir práticas que realmente ajudam a economizar energia elétrica.

Tenha uma boa leitura!

#01. Aproveite a iluminação natural durante o dia

Uma das práticas mais recomendadas quando se deseja economizar energia elétrica consiste em valorizar a iluminação natural.

Muitas pessoas não aproveitam tanto essa possibilidade, principalmente quando elas já estão acostumadas a utilizar apenas a iluminação artificial em ambientes que facilmente poderiam ser adaptados.

Porém, talvez elas não saibam que a luz do sol possibilita inúmeros benefícios para as pessoas, o que vai muito além da economia financeira. Por exemplo, através da iluminação natural é possível otimizar a capacidade de iluminação dos ambientes. Além disso, o conforto visual e o bem-estar melhoram quando temos mais contato com a luz do sol.

Desta maneira, para aproveitar ao máximo a iluminação natural durante o dia, você deve evitar o bloqueio da luz gerado por móveis ou outros objetivos. A utilização de espelhos e cores mais claras nas paredes também são boas alternativas, já que tons claros conseguem refletir melhor a luz do sol.

#02. Busque adquirir aparelhos domésticos mais eficientes

Muita gente não sabe, mas os aparelhos domésticos mais antigos costumam ser menos eficientes quando comparados aos últimos lançamentos. Conforme a tecnologia evolui, as marcas conseguem oferecer aparelhos que podem gerar um excelente custo-benefício.

Se puder, caso você tenha eletrodomésticos antigos em casa, busque modelos mais novos e eficientes. Para facilitar a sua busca, é importante lembrar que o selo do Programa Nacional de Energia Elétrica (PROCEL) costuma estar presente nos aparelhos mais econômicos.

#03. Utilize lâmpadas fluorescentes ou de LED

Quando pensamos em economizar energia elétrica, é necessário levar em conta a troca das lâmpadas. Portanto, se você possui lâmpadas antigas em casa, procure dar adeus a elas.

Os modelos fluorescentes ou de LED são mais econômicos quando comparados aos modelos incandescentes.

Caso você fique em dúvida sobre qual escolher, saiba que a versão de LED costuma durar três vezes mais que os modelos fluorescentes, além de consumir pouco mais da metade da energia. Ou seja, embora seja mais cara, uma lâmpada de LED oferece mais economia e durabilidade.

#04. Evite deixar aparelhos eletrônicos na tomada

Por mais que muitas pessoas acreditem que seja mito, retirar os aparelhos eletrônicos da tomada ajuda a economizar energia elétrica.

Deixar os aparelhos na tomada, mesmo quando eles não estão em uso, é uma prática bastante comum. Muitas pessoas costumam ligar a televisão assim que chegam em casa, por exemplo, e acabam deixando ela na tomada o tempo todo. Outro exemplo nesse sentido é o micro-ondas, onde muitas pessoas olham a hora por meio do display dele.

Por outro lado, embora pareça uma prática inofensiva, ela contribui significativamente para elevar o valor da sua conta de energia.

Esquecer o carregador de celular na tomada, ainda que não esteja carregando nada, também consome energia. A luzinha acesa da televisão, que pode ser vista quando ela está desligada, é um sinal de que a sua conta deve vir mais alta no final do mês. Se não for isso que você quer, evite deixar a televisão na tomada o tempo todo, bem como os outros aparelhos eletrônicos.

#05. Tente diminuir a utilização dos aparelhos que consomem energia para gerar calor

Conforme foi dito no início do texto, os aparelhos que consomem energia para gerar calor são os maiores vilões da conta de energia elétrica.

Quando se fala em economia de energia, fica inevitável não mencionar os ferros de pensar, chuveiros elétricos, secadoras de roupa e por aí vai. Todos esses exemplos são extremamente úteis no cotidiano de uma residência, o que facilita bastante a vida das pessoas. Porém, eles consomem muita energia.

Desta maneira, procure diminuir a utilização desses produtos sempre que for possível. Por exemplo, tente passar roupa apenas uma vez por semana, e assim evitar ligar o ferro sempre que precisar passar uma ou outra peça de roupa.

Isso também vale para as secadoras de roupa. Junte diversas peças para utilizar a capacidade total do equipamento. No caso dos chuveiros elétricos, recorra ao modo verão e tente diminuir o tempo de banho.

#06. A geladeira precisa ser utilizada com eficiência

Se você utiliza a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar roupas e panos, saiba que isso não é correto. Além de prejudicar o funcionamento da geladeira, o consumo de energia aumenta. Em casos extremos, essa prática também pode causar danos irreversíveis ao eletrodoméstico.

Mas não para por aí, já que se atentar ao estado da borracha de vedação da geladeira é outra tarefa bastante importante para garantir a economia de energia. Além disso, abrir e fechar a porta do equipamento a todo momento também gera custos maiores.E aí, o que você achou das nossas dicas? Podemos ajudar você com muito mais! Caso queira aprender mais sobre outros assuntos importantes, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog. Se quer saber mais sobre o nosso trabalho, você só precisa clicar aqui.

Banners do Rock Convert copiar min 1
Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts relacionados