fbpx

Ultima Atualização: fevereiro 2, 2022

Geral

Dispositivo eletrônico: conheça a estrela da Era Digital

dispositivo eletrônico
Índice
Banner divulgando a Carta de Serviços da Poli Júnior com imagem de tablet exibindo a capa da carta. Inclui um botão denominado "Baixe GRÁTIS" sobre fundo amarelo com linhas radiais.

Vivemos a Era Digital e nosso cotidiano nunca foi tão conectado e tecnológico. Atualmente, é possível contar com um dispositivo eletrônico para realizar uma grande parte das tarefas de nosso dia a dia — das mais simples às mais complexas.

Esta mudança é uma tendência e mostra como as empresas precisam estar atentas e atualizadas para entregar aos seus clientes aquilo que eles precisam. Em outras palavras, não é só a criação de aplicativos que se destaca nesse novo mundo, o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos gera bons negócios.

Sendo assim, o que você acha de aprender um pouco mais sobre essas ferramentas? Seja qual for a sua área de atuação, as informações a seguir são valiosas!

O que é um dispositivo eletrônico

O que é um dispositivo eletrônico

Dispositivo eletrônico nada mais é que um equipamento criado para simplificar a vida humana. Ele pode ser formado por softwares e hardwares e é capaz de desempenhar inúmeras funções, de forma prática e rápida.

Em outras palavras, estamos falando de ferramentas tecnológicas. Elas são fruto da Quarta Revolução Industrial (ou Indústria 4.0) e estão absolutamente integradas ao cotidiano de grande parte da população.

Quais os dispositivos eletrônicos mais usados no dia a dia

Quais os dispositivos eletronicos mais usados no dia a dia

Não é difícil perceber a presença dos dispositivos eletrônicos em nosso dia a dia. No mundo moderno, todo mundo pode e costuma ter acesso a algum aparelho eletrônico.

Você, certamente, já viu uma criança aproveitando um jogo em um smartphone ou já teve contato com um computador ou tablet. Esses são algumas das ferramentas mais famosas, mas não são as únicas.

Na verdade, existe uma lista enorme de dispositivos eletrônicos, desenvolvidos para as mais diversas necessidades. Veja alguns bons exemplos e abra a sua mente:

  • relógios digitais;
  • leitores de livros digitais;
  • câmeras de segurança;
  • controle remoto;
  • câmeras digitais;
  • cafeteiras automáticas;
  • rádios comunicadores;
  • robores aspiradores de pó.

A importância do desenvolvimento de um dispositivo eletrônico

Sem dúvidas, o desenvolvimento de aparelhos eletrônicos disparou nos últimos anos. Aliás, a tecnologia por trás desses equipamentos evolui em um ritmo acelerado e, diariamente, novos recursos chegam ao mercado.

A questão é: por que investir na criação de um dispositivo eletrônico? A resposta é bem simples e direta: essa é uma maneira de inovar e fazer sua empresa crescer!

Como vimos, o homem moderno precisa dessas ferramentas. É difícil imaginar a vida sem o auxílio de inovações tecnológicas e isso faz com que a engenharia de produtos e os processos para desenvolvimento de novos produtos seja tão relevante.

Empresas de todos os segmentos podem pensar a respeito, já que há sempre como tornar tarefas cotidianas mais eficientes e prazerosas. 

Portanto, podemos afirmar que os aparelhos eletrônicos podem ser aplicados em todas as áreas da nossa vida: do entretenimento ao trabalho, lazer e à educação.

O futuro dos dispositivos eletrônicos

O futuro dos dispositivos eletrônicos

Até mesmo os entusiastas de tecnologia se surpreenderão com o que está por vir. Isso porque, é difícil prever no que as empresas estão trabalhando e nos aparelhos que lançarão nos próximos anos.

O que já sabemos é que o futuro do dispositivo eletrônico é ser ainda mais inovador e disruptivo. A julgar pelas fases que passamos até aqui, podemos imaginar que as próximas tecnologias devem impactar ainda mais a vida humana.

Telefones do futuro 

Pode até parecer uma utopia, mas os telefones do futuro serão bem mais que apenas telefones. O que já é moderno deve se transformar ainda mais, unindo diversos dispositivos móveis em apenas um. 

Então, não se assuste quando eles se tornarem transparentes, flexíveis, dobráveis e até autolimpantes. Aliás, os smartphones com vidro dobráveis já são uma realidade e são apontados como uma tendência de mercado.

Dispositivos inteligentes

Como fruto da Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT), os dispositivos do futuro serão inteligentes. Isso mesmo! Eles devem ter a capacidade de aprender, algo bem semelhante à capacidade de raciocínio humana.

A ideia já até saiu do papel e foi colocada em prática nos Estados Unidos. Com isso, os softwares desenvolvidos daqui a alguns anos contarão com estruturas semelhantes a neurônios, o que os tornarão muito mais rápidos e úteis.

O que tudo isso tem a ver com o seu negócio?

O que tudo isso tem a ver com o seu negócio?

Você pode estar lendo tudo isso e pensando: “Tá, tudo isso é bem interessante, mas como pode ser útil para o meu negócio?”. Antes de tudo, lembre-se de que todas essas inovações podem ser aplicadas no cotidiano empresarial.

Isso significa que, não importa o tamanho da sua empresa, tampouco sua área de atuação, ela é uma consumidora de muitos dispositivos eletrônicos. Mais do que isso, eles a ajudam a crescer e se tornar mais produtiva.

Mas essa é apenas um dos pontos a serem analisados. Um bom gestor e empreendedor precisa ser mais estratégico e analisar o cenário como um todo. Veja! 

Inovação é o segredo para crescer

Você já deve saber que não há como manter um negócio em crescimento sem inovar. Aqueles que não dedicam tempo e dinheiro em ideias inovadoras ficam para trás no mercado e começam a perder clientes.

Aproveitar todo o potencial de um dispositivo eletrônico já disponível e estar atento ao que o mercado lança são formas de aprender a ser inovador!

De olho em oportunidades

O consumidor está sempre dando sinais daquilo que precisa. Negócios de sucesso transformam essas demandas em produtos e, assim, se destacam. Por que não adotar essa mesma estratégia?

Ao contrário do que muitos pensam, desenvolver um dispositivo eletrônico não é uma missão impossível. Você só precisa contar com o apoio de profissionais qualificados e atualizados. A Poli Júnior é uma dessas empresas e pode te ajudar de várias maneiras.

Conclusão

Agora que você já sabe de tudo isso, chegou a hora de aproveitar o que aprendeu a seu favor. Como dissemos, é importante conhecer e aprender a extrair o potencial do dispositivo eletrônico. Mas, muito mais do que isso, você pode deixar de ser consumidor e se tornar um desenvolvedor de soluções inovadores. Entre em contato com a Poli Júnior e saiba como!

Compartilhar

Assine nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos de engenharia, negócios e inovação em seu email.

Mais artigos