fbpx

Ultima Atualização: março 15, 2024

Gestão Empresarial e Consultoria

Como tirar uma ideia do papel e começar uma nova empresa?

Um grupo de empresários de mãos dadas em torno de uma mesa com planos de negócio.
Índice

O empreendedorismo tem se tornado cada dia mais popular no Brasil. E começar uma nova empresa tem sido o desafio de hoje.

Pessoas de todos os cantos do país têm buscado realizar o sonho do próprio negócio e tentado entender como tirar do papel uma ideia que parece ser muito boa e lucrativa.

Em contrapartida, nem sempre os planos que parecem perfeitos funcionam quando colocados em prática, não é mesmo?

O que prova os dois pontos é o número de novos empreendimentos que surgem no país e a quantidade de companhias que fecham as portas em pouco tempo de vida. 

Para que a sua futura empresa não seja mais uma na multidão ou mais um negócio que parece viável, mas não tem forças para se manter no mercado, o melhor é estudar e ter um plano de negócios antes de dar o pontapé inicial. 

Para que a sua trajetória rumo ao sucesso seja mais fácil, preparamos este artigo para te auxiliar na criação de uma empresa de forma certeira.

Para saber mais, continue a leitura!

Como começar uma nova empresa?

Se você deseja começar uma nova empresa, certamente já tem ideia do que deseja fazer e essa é uma das partes mais importantes.

Se você acredita na sua ideia e acha que tem espaço para ela no mercado, deve apostar nela.

Porém, ainda que sua ideia seja espetacular e inovadora, ela precisa de suporte para ir adiante e dar os frutos que você deseja.

Para isso, é necessário ter um plano de negócios.

 

Isso porque, através desse relatório minucioso é possível entender o futuro do empreendimento. 

O plano de negócios é tão completo que por conta das informações e dados contidos nele você vai conseguir traçar seus plano, entender o que funciona ou não na região onde deseja instalar sua empresa, saber qual será o investimento necessário.

Ainda, poderá angariar fundos, conquistar sócios, trazer mão-de-obra qualificada, conhecer pontos fortes e fracos, além de estar por dentro da concorrência, desejos do público-alvo, direcionar a gestão de negócios e muito mais. 

Quando falamos que o plano de negócios é algo completo, não é à toa. 

Se você deseja tirar suas ideias do papel, mas não tem certeza da viabilidade delas, o plano de negócios te dará as respostas de que precisa para ir em frente ou mudar um pouco seus planos. 

Dentro desse relatório, você também encontrará a pesquisa de mercado que é fundamental para entender o meio onde você deseja se firmar.

Qual seu público-alvo, você o conhece bem? Os seus clientes querem? Como a concorrência tem atuado na área? Quais os pontos fortes e fracos de seus concorrentes? 

Essas são perguntas que a pesquisa de mercado e o plano de negócios te ajudarão a responder e, através dessas respostas você poderá traçar todas as estratégias necessárias para começar a colocar seus planos em prática. 

Ainda, é por meio desses documentos que você poderá basear a gestão de negócios, que é tão importante para o sucesso do empreendimento quanto uma boa ideia inicial.

Afinal, um ótimo negócio mal administrado não tem muitas chances diante da concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor atual. 

Sendo assim, podemos dizer que para tirar uma ideia de negócios do papel é preciso mais do que boa vontade, é preciso estudo e preparação.

Isso se você deseja se destacar e se manter em ascensão. 

Você pode contratar os serviços de profissionais especializados e pedir ajuda para montar seu plano de negócios.

Quando você abre suas ideias para quem entende do assunto, você recebe opiniões sinceras sobre o assunto, mas também consegue dicas e sugestões que podem deixar sua ideia inicial ainda melhor. 

Além disso, para que o plano de negócios seja sólido e auxilie em todo o futuro da empresa, sua construção deve ser feita de forma séria.

Não cabe achismos dentro desse tipo de documento, é necessário se basear em fatos, amostras, estudos, dados e informações palpáveis. 

O plano de negócios será seu aliado na hora de encontrar investidores para começar sua empresa, por exemplo.

Por isso, tenha certeza de que ele será feito de forma correta.

A criação do novo empreendimento pode depender do quanto seus investidores ou parceiros acreditam na solidez do seu plano.

Afinal, quando falamos sobre um novo negócio, estamos falando sobre investimento de tempo e dinheiro e essas são duas coisas que devem ser levadas muito a sério. 

Dicas para tirar seus planos de negócio do papel

O plano de negócio e todos os elementos que devem estar presentes nele como, plano financeiro, pesquisa de mercado e demais estratégias, devem ser prioridade.

Porém, quanto mais dicas você tiver, mais fácil será começar ou mudar seu negócio de rumo, não é? 

Veja as dicas que separamos para você:

  • Acredite na sua ideia: é preciso ter confiança no seu sonho para que os outros também acreditem, a confiança pode ser um fator decisivo para trazer mais pessoas para o seu lado.

Mas, não seja cabeça-dura, esteja aberto à sugestões, saiba ouvir e entender o que funciona ou não para o seu negócio. 

  • Leve os dados do plano de negócio a sério: o plano de negócio é feito com base em dados certeiros, por isso, não o deixe de lado.

 

Tudo o que você precisa para entrar no mercado que deseja estará nas páginas desse documento, estude-o e aplique suas lições.

  • Não desista fácil: se a gestão de negócios estiver sendo feito da maneira correta e ainda assim os resultados não vêm, persevere.

 

Diversos fatores podem influenciar os resultados, estude as métricas, observe o que pode estar errado e mude.

Principalmente, para quem está iniciando agora no mundo dos negócios, muitas vezes, se trata de tentativa e erro.

Não deixe de buscar ajuda para melhorar e também de se manter atualizado. 

Criar um novo negócio e o manter de pé é uma tarefa e tanto, mas utilizando as ferramentas certas e se cercando de bons profissionais, tudo pode sair melhor que o planejado inicialmente. 

Invista em um plano de negócios, não deixe de lado a pesquisa de mercado, conheça seu cliente e trabalhe duro. Para te ajudar nesse caminho, conte com a Poli Júnior!

Conheça a Poli

A Poli Junior, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia, a criação de sistemas personalizados e muito mais.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada a Poli ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Compartilhar

Mais artigos