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Ultima Atualização: abril 26, 2021

Tecnologia e Desenvolvimento de Software

Notificações push: devo usar em meu aplicativo?

Ícones de mídia social em um telefone celular.
Índice
Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.

O mundo virtual nos oferece um verdadeiro universo de possibilidades e, em alguns momentos, torna-se essencial chamar a atenção da pessoa que está do outro lado da tela para a sua marca.

Por isso, as notificações por push podem ser muito importantes para o seu negócio ou aplicativo.

Grande exemplo disso, são os aplicativos de delivery que vez ou outra enviam notificações para quem os tem instalados em seus dispositivos, seja com o intuito de oferecer descontos ou divulgar promoções.

Mas, você ainda não sabe como essas notificações funcionam, para que servem e como usar em seu app?  Então, continue lendo e aprenda agora.

O que são Notificações Push?

Essa modalidade de notificação consiste no envio de mensagens para smartphones, computadores, tablets ou outros dispositivos, que possibilitem a interação dos aplicativos com os usuários.

Elas são caracterizadas por atrair a atenção do leitor e geralmente convidá-lo a tomar alguma atitude, como uma espécie de call to action.

Por isso são chamadas de push, que significa empurrar em inglês.

Ou seja, o conteúdo em questão é, de certa forma, “empurrado” para alguém.

Essas mensagens geralmente consistem em textos curtos direcionados ao usuário e costumam aparecer na tela principal do dispositivo propositalmente com o intuito de chamar a atenção para algo, garantindo assim que seu público alvo receba determinadas informações sem muito esforço envolvido por parte de quem recebe.

Afinal, a pessoa nem precisa procurar para que a informação seja disponibilizada em sua tela e essa é a grande sacada desse tipo de notificação.

Geralmente, as mesmas podem aparecer em formato de banner ou pop-up que induzem a pessoa a clicar e, com apenas um clique, o usuário já é direcionado ao seu aplicativo e tem acesso ao seu negócio.

Parece muito simples, mas, na prática, o usuário precisa executar algumas ações para que essas notificações cheguem até ele.

A primeira delas é fazer o download do aplicativo em questão e mesmo após isso, as notificações só chegarão até ele com a permissão, ou seja, caso ele mantenha as notificações ativadas.

Por isso, para que essas notificações não venham a ser um possível incômodo para alguém e para que elas gerem os resultados esperados, seguem algumas dicas a respeito desse recurso:

4 dicas para aumentar o engajamento nas suas notificações push

1. Simplifique

Lembre-se que no caso desse tipo de comunicação, seu canal será o celular, o tablet ou o computador de alguém e que nem sempre essa pessoa estará disponível para prestar bastante atenção na sua mensagem.

Portanto, faça de tudo para que a comunicação seja a mais objetiva possível!

Se imagine recebendo o conteúdo e pense no que seria atrativo para o seu público.

Que tipo de mensagem faria com que você parasse o que estivesse fazendo e parasse para ler?

2. Escolha os melhores horários

Pense no quão desagradável pode ser receber notificações em horários inconvenientes ou ser acordado por alguma delas.

É preciso atentar-se para os horários mais interessantes de envio dessa mensagem para que o usuário não desative as notificações ou desinstale o aplicativo.

Além disso, dependendo do tipo de negócio, alguns horários e dias da semana podem colaborar muito com sua estratégia.

Portanto, procure os horários mais oportunos para o seu!

Uma boa ideia para aplicativos de restaurantes, por exemplo, seria enviar notificações em horários próximos aos horários das refeições.

No caso de aplicativos de festa, o ideal seria escolher os dias mais próximos aos finais de semana, que é quando as pessoas estão mais suscetíveis a pensar em investir em lazer, ou nos dias mais próximos ao evento.

Por fim, tome cuidado com a frequência!

Você não precisa se conectar o tempo inteiro com o seu público para que ele se mantenha fiel.

Saiba priorizar o que realmente for importante e adote uma frequência moderada para os envios, evitando assim pecar pelo excesso.

3. Avalie seus resultados

Por meio dessas notificações, é possível conhecer melhor o seu público alvo e saber o que tem dado resultado ou não para você.

Esteja atento ao engajamento gerado por essas notificações para entender como seu público se comporta.

  • Qual é a taxa de cliques de acordo com cada tipo de mensagem?
  • Qual é o melhor horário para enviar essas mensagens?

Tudo isso pode e deve ser avaliado por meio das estatísticas dos resultados gerados ao longo do tempo.

Utilize ferramentas de Analytics e jamais menospreze esses dados.

Afinal, quanto melhor direcionada for a mensagem, melhores serão os resultados alcançados por ela!

4. Aproveite o momento

Uma boa estratégia é fazer uso do marketing de oportunidade para mandar suas mensagens.

Por exemplo, que tal pegar um assunto que esteja bombando na rede e utilizar com humor para compor o texto da notificação?

Isso acaba chamando muito mais atenção do que uma mensagem mais tradicional.

Quais as vantagens em usar as notificações push?

Algumas das vantagens desse tipo de notificação incluem:

Por necessitar de autorização do usuário para funcionar, elas são consideradas menos intrusivas do que mensagens de SMS (short message service).

Elas também apresentam vantagens sobre os e-mails já que as mensagens acabam chegando ou sendo lidas de maneira muito mais rápida pelo interlocutor e não há o problema do conteúdo acabar indo parar na caixa de spam.

Atualmente, também é possível fazer uso da geolocalização do usuário para direcionar melhor as notificações de acordo com quem vai recebê-las.

Essas notificações, além de manterem o interesse do usuário do seu produto ou serviço, ainda possui a utilidade de disponibilizar novidades sobre o aplicativo ou organização e isso acaba sendo uma importante vantagem competitiva.

Sem esse recurso, seria necessário que houvesse um interesse proativo das pessoas em acessar esses aplicativos a fim de desvendarem as novidades.

Conclusão

Esse recurso instantâneo de comunicação com o seu usuário pode representar um grande aliado na conquista e manutenção de interesse pela sua marca.

Se usado com os devidos cuidados, como as citadas no texto, buscar soluções criativas e oferecer vantagens, não haverá motivos para que as mesmas sejam desativadas e, consequentemente, você conseguirá colher bons resultados.

Caso tenha dúvida de como implementar essas ações no seu negócio, você pode nos contatar pelo próprio site ou telefone também, sem maiores compromissos.

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