Mas afinal para que servem os disjuntores?
O disjuntor é uma pequena peça que fica na caixa de força e funciona como um protetor do sistema elétrico da sua casa. Ele entrou no mercado como substituto dos fusíveis, que são peças que impedem a sobrecarga do circuito. A grande diferença é que o disjuntor é reutilizável, e não descartável como seu antecessor.
Seu sistema funciona por meio de chaves que ligam ou desligam a distribuição de energia. Portanto, além de funcionarem para a proteção e segurança, os dijuntores servem para ativar a rede elétrica de um determinado trecho.
Para cumprir sua principal função, a de segurança, os disjuntores possuem um dispositivo de desarme automático que é acionado quando é identificado um curto circuito ou uma sobrecarga. E a esse desarme que popularmente se referem quando dizem que o disjuntor “caiu”. Caso receba uma carga superior a que ele foi projetado para suportar, em casos de pico de corrente ou até mesmo de curto circuito, que elevam a corrente acima da esperada, o sistema interrompe o circuito.
Assim, pode se afirmar que o disjuntor é o dispositivo que possibilita a existência dos sistemas elétricos como conhecemos hoje. Se não fosse por esse simples sistema, toda vez que ocorresse uma falha na rede, todos os dispositivos conectados a ela se danificariam, tornando o sistema muito perigoso, pela necessidade da troca constante de diversos equipamentos, ou pelo risco de vida, já que essas falhas podem ocasionar incêndios. Além disso, o gasto para manter esse tipo de sistema funcionando seria muito superior, devido a constante necessidade de trocar os equipamentos elétricos.
Quer conhecer mais sobre engenharia civil? Clique aqui e acesse nossos outros posts