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Ultima Atualização: março 14, 2022

Gestão Empresarial e Consultoria

3 Ações simples para satisfazer seu cliente

Uma imagem isométrica de um smartphone com um gráfico.
Índice
Banner em português anunciando serviços de consultoria empresarial, com ilustração de uma pessoa apresentando gráficos. Texto: "Sua empresa precisa de uma gestão empresarial eficiente" e botão "Entrar em contato agora".

Confira 3 Ações simples para satisfazer seu cliente.

O mercado tornou-se cada vez mais competitivo durante os últimos anos, principalmente após o invento da internet, dado que as plataformas online vêm trazendo diferentes formas de atração e venda dos produtos e serviços. Exemplos de empresas exponenciais como Spotify, Netflix e Uber tornam-se mais frequentes e a pergunta que fica é: Como sobreviver a esse mercado tão competitivo?

A resposta dessa pergunta está longe de ser óbvia, porém analisando o comportamento das empresas que mais cresceram nos últimos anos, é possível observar que a satisfação do cliente é o ponto chave para manter uma empresa estável no mercado atual e ainda conseguir potencializar suas vendas.

Grandes empresas vêm investindo na melhoria da experiência vivenciada pelo seu cliente, o chamado Customer Experience, uma vez que se tornou necessário proporcionar algo diferente do que apenas um produto ou serviço, algo mais profundo na relação entre comprador e vendedor.

Esse conceito se popularizou devido a empresas como Spotify, Netflix e Uber uma vez que essas empresas trouxeram uma revolução na forma como eram encaradas as relações comerciais.

O três fatores principais do Customer Experience são o esforço desprendido pelo cliente, o emocional vivenciado e o sucesso durante o processo da compra.

Assim sendo, baseado no modelo construído por grandes empresas criadas recentemente, é possível chegar em 3 ações simples para satisfazer seu cliente:

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  1. Esforço:

É guiado pelo fato de que o cliente deve ser capaz de sair com seu produto ou serviço com o mínimo gasto de energia, a exemplo dos ecommerces tais como Amazon que prosperam através de cliques. Portanto, faça com que o cliente tenha o mínimo de esforço possível para adquirir seu produto, no menor número de ações e tempo possíveis.

  1. Emocional:

Paute-se na criação de um vínculo emocional entre cliente e vendedor, fazendo com que uma fidelização e indicação sejam facilitadas, sendo o Spotify um exemplo claro desse fator, dado que possibilita que o usuário crie suas próprias playlists e vincule momentos históricos da sua vida ao aplicativo. Então busque sempre entender seu perfil de cliente para que a venda esteja alinhada a fatores emocionais do cliente, ou seja, venda mais sonhos do que produtos ou serviços.

  1. Sucesso:

É essencial que o cliente consiga obter os objetivos que buscava ao entrar em contato com a venda, colocando o ideal do cliente como fator determinante da estrutura e planejamento empresarial. Exemplo disso é a Uber, que revolucionou a forma como são feitos os transportes atualmente fazendo com que os seus clientes sejam mais bem-sucedidos quando precisarem ir a algum lugar. Portanto, a atenção quanto a qual é o objetivo final do cliente é essencial, uma vez que isso permeará o modelo negócio, pois permite que exista mais foco naquilo que é necessário.

Permeando o seus processos baseado nesse 3 pilares torna-se possível uma melhora no Customer Experience, o que causa uma maior competitividade no mercado atual, fazendo com que o seu negócio fique mais rentável e próspero.

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