Embora muitos empreendedores não deem a devida atenção, é importante ressaltar que o plano operacional é tão importante quanto o planejamento estratégico para o sucesso de uma empresa.
Para quem deseja ter um negócio que cresça de forma segura e se mantenha estável, dar atenção igual a diversas etapas do plano de negócios, é fundamental.
Uma dessas etapas é, certamente, o plano operacional.
Afinal, de nada adianta ter planos e metas traçadas se não houver um plano de trabalho e etapas para alcançar o objetivo.
Se empreender com sucesso é o que você busca, continue a leitura e entenda a importância de um plano operacional e aprenda como criar um para o seu projeto.
O que é plano operacional e por que é importante?
O plano operacional, também pode ser conhecido como plano de trabalho.
Faz parte do planejamento estratégico de uma empresa e foca no dia a dia do empreendimento.
Ou melhor, tem como objetivo coordenar o fluxo de rotina de trabalho para que as metas do plano de negócio sejam alcançadas.
A principal função do plano operacional, é fazer com que grandes objetivos e tarefas que a princípio parecem complexas, sejam divididas para que possam ser executadas eficientemente.
Todos os recursos da empresa ficam a cargo desse planejamento que toma conta dos processos internos do empreendimento, além dos recursos humanos e financeiros.
Pode parecer uma tarefa simples, mas fazer com que este plano funcione na rotina de trabalho exige esforço.
Isso porque, todas as ações e tarefas a serem executadas dentro da empresa, precisam ser transformadas em um tipo de mapa ou relatório detalhado.
Assim, tudo que precisa ser concluído ou iniciado naquela semana, mês ou dia deve ter um passo a passo de execução.
Ainda, é importante ressaltar que, o plano operacional deve receber aprovação do gestor responsável pelo departamento.
Caso ainda não tenha ficado claro: para que a missão e a visão da sua empresa sejam transformadas em realidade, é necessário ter um plano operacional trabalhando em conjunto com o planejamento estratégico.
Através dessa medida, é possível identificar falhas no trabalho diário, entender onde e como melhorá-las e fazer com que o plano de negócios seja cumprido.
Plano operacional X Planejamento estratégico
O planejamento estratégico estabelece metas e diz onde a empresa deve chegar em um determinado período de tempo.
Já o plano operacional determina o que é preciso ser feito para chegar nesse objetivo.
Por exemplo: se o planejamento determina que a empresa deve vender 100 mil camisetas em 6 meses, o plano verifica se é preciso oferecer treinamento aos funcionários para que isso aconteça.
Ou ainda, se será necessário contratar mais colaboradores e investir em propaganda para que tal meta seja atingida.
É como se, dentro do plano de negócio houvessem diversas tarefas a serem cumpridas dia após dia e o plano operacional fosse o fio condutor que levasse até o fim dessas tarefas.
Uma das maiores diferenças entre esses tópicos dentro do plano de negócio é de quanto em quanto tempo devem ser realizados.
O planejamento é feito a cada 3 ou 5 anos, já o plano é feito anualmente.
Além disso, o planejamento é feito pensando nos objetivos da empresa de forma geral e o plano, foca em cada departamento.
Os líderes ficam a cargo do planejamento estratégico e os gestores de cada setor, lidam com o plano operacional.
Em relação a prestação de contas, o planejamento costuma exigir dados e relatórios mais detalhados e com maior frequência.
Os relatórios do plano podem não ser exigidos com tanta frequência e serem mais flexíveis quanto às informações que devem conter.
O que não diminui a responsabilidade de ambos, são apenas diferentes.
Como fazer um plano operacional e quais os benefícios?
O plano operacional não nasce do zero, ele deve ser criado com base em outros dados.
Ainda, é preciso observar o que acontece na empresa para traçar um bom plano de ação.
Veja como criar seu plano:
- Planejamento estratégico: não há como ter um plano operacional sem esta etapa do plano de negócios. Apenas conhecendo a missão do empreendimento por alguns anos, é possível executar tarefas diárias que levem ao objetivo final.
- Determine o foco: para que o tudo saia corretamente, é necessário que cada departamento tenha um plano detalhado voltado para si. O setor de vendas, de marketing, de produção etc, cada um deve receber atenção com foco em suas tarefas.
- Designe funções: cada setor da empresa tem uma quantidade de funcionários, de acordo com a quantidade de colaboradores de cada um, é preciso determinar um líder para cada equipe. Desta forma, na hora de gerar relatórios e compartilhar informações pertinentes, cada líder de equipe é responsável.
- Elabore o plano: o planejamento estratégico já definiu onde a empresa deve chegar, agora, é preciso que o plano operacional determine como isso vai acontecer. Para isso, cada equipe deve ter seus objetivos traçados, padrões de qualidade estabelecidos, prazos para entrega de tarefas. Ainda, é preciso disponibilizar recursos para que cada equipe chegue à meta estabelecida e por fim, o progresso deve ser monitorado e os relatórios entregues a cada líder de equipe.
- Compartilhe: o progresso, as dificuldades e quaisquer informações pertinentes devem ser compartilhadas com os gestores. Para isso, é preciso implementar ferramentas que possibilitem que tais dados sejam compartilhados e acessados em tempo real. Além disso, é preciso que os colaboradores membros de cada time saibam como está o progresso da equipe. Não se esqueça de reportar as atualizações aos líderes envolvidos, pelo menos uma vez por mês.
O plano operacional é benéfico para o empreendimento porque, além de ajudar a manter a organização para alcançar os objetivos, também estimula os colaboradores.
Um bom plano ajuda a estabelecer e cumprir metas a curto prazo, por isso, deve ser feito anualmente.
Desta forma, pequenos avanços fazem com que grandes objetivos sejam alcançados com o trabalho diário.
Com atividades específicas a serem cumpridas em prazos menores, a produtividade e o foco se mantêm em alta.
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