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Manter uma empresa sustentável por muito tempo exige disciplica e planejamento. E uma das ferramentas que pode te ajudar nessa missão é o plano de negócio.
Com ela você consegue montar um planejamento completo e garantir os caminhos que seu negócio deve seguir, orientando todas as áreas da empresa.
Mas, muitos ainda não sabem como funciona ou se de fato essa ferramenta funcionará em sua empresa.
Por isso, neste post vamos te mostrar o que é o plano de negócio, como ele funciona e o passo a passo completo para fazer um em sua empresa.
Então continue lendo.
O plano de negócio é uma documentação que visa antecipar cenários da atuação do seu negócio, com objetivo final de prevenir erros, gastos desnecessários e, além disso, avaliar a viabilidade da sua ideia.
Então, quando colocamos os custos de pessoas, planos de marketing, custos com documentação, objetivos do negócio e diversos outros fatores no papel, é possível gerar estratégias de como adentrar no mercado da maneira mais assertiva possível.
Além disso, o plano de negócio pode ser estruturado em diversas etapas, sendo as principais:
Tendo como objetivo é sempre entender o perfil do empreendedor, de seu produto e do mercado onde ele estará inserido.
Sem o devido planejamento, você pode entrar em um mercado sem conhecer profundamente a seu público-alvo, concorrentes, custos e diversos outros fatores.
Por isso, antes de pular a etapa da realização do plano de negócio, pense se você já tem a resposta para a maioria dessas perguntas:
A maioria dessas perguntas podem e devem ser respondidas antes do início de um negócio.
Estudos do SEBRAE apontam que 25% dos negócios não chegam a completar um ano de funcionamento, muitas vezes devido a má estruturação e planejamento técnico antes de sua execução.
Ainda, uma pesquisa dirigida pela Harvard Business Review aponta que empresários com um bom plano empresarial apresentam 16% mais chances de sucesso.
Depois de tudo isso, acho que conseguimos concluir a importância do plano de negócio para realizar o seu sonho!
Agora vamos entender como estruturar um bom plano de negócio para sua empresa.
Agora que já pensamos nas diferentes áreas de atuação do plano de negócio e entendemos sua importância, precisamos saber como estruturar ele a fim de gerar as respostas para as perguntas listadas acima.
Para isso, iremos estruturar o plano em 5 diferentes etapas.
Essas etapas podem variar de acordo com a execução do projeto ou de acordo com seu objetivo ao realizar esse planejamento (você pode já ter estruturado alguma delas).
O importante é que, antes de começar o seu negócio, todas as suas dúvidas estejam esclarecidas e que você possa desenhar diferentes cenários calculados para os próximos passos da sua empresa.
Esta é a parte mais abrangente do plano de negócio e será completada ao longo da execução das demais etapas desse.
O objetivo do Sumário executivo é reunir todos os pontos determinantes para o sucesso do seu negócio.
Aqui, iremos determinar o modelo básico para o negócio e estratégias de atuação para a empresa.
Como esperado de um sumário, este deve ser curto (em torno de uma página) e conter características gerais, como
O Sumário Executivo é a única etapa produzida ao longo de todo o plano de negócio.
Ele deve conter os principais outputs de cada etapa e ser constantemente revisado, mesmo após o início da operação da empresa.
A etapa de pesquisa de mercado de um plano de negócio tem dois principais objetivos: identificar e validar o consumidor ideal do seu produto ou serviço, e analisar os obstáculos e oportunidades que o mercado oferece para você.
Para validar o consumidor ideal são feitas:
Já na etapa de análise de mercado são realizadas pesquisas com relação ao setor em que seu produto/serviço faz parte, identificando:
Essa pesquisa pode ser realizada tanto através de benchmarks, ou seja, entrevistas com empresas ou órgãos do setor, ou até mesmo a partir de análise de relatórios e dados divulgados publicamente.
Como fazemos na Poli Jr.:
O Plano Operacional define as características mínimas necessárias do negócio, como o layout dos setores da empresa, a capacidade produtiva do seu produto ou serviço e a necessidade de pessoal para manter o negócio rodando.
Dentre essas características, algumas que não podem ser esquecidas são:
Nessa etapa, é importante definir cargos, posições e responsabilidades dentro da empresa de acordo com a capacidade dos colaboradores e das necessidades do negócio.
A imaginação de como serão dispostos maquinários ou mesas de um possível escritório devem ocorrer nessa etapa, prevendo possíveis perdas de material ou produtividade.
Para ajudar, anote tudo no papel, em caso de grandes estabelecimentos, entre em contato com nossa equipe de engenharia civil para ajudar na formulação arquitetônica.
O Plano de Marketing vai muito além de estratégias de como divulgar o produto. É sobre conquistar clientes e mantê-los no seu negócio.
Para isso, é necessário definir as melhores estratégias e planos de ação baseados no estudo detalhado de seu produto e mercado.
Nessa etapa, teremos foco em atingir, converter e cativar seus clientes.
Para isso, devem ser escolhidos os melhores canais de divulgação, as maneiras mais efetivas de converter leads e dar upsell (melhorar a compra inicial do cliente).
O Plano Financeiro é uma das mais desafiadoras e cruciais etapas do plano de negócio.
Pois, aqui iremos organizar os gastos da empresa, entender suas necessidades básicas de funcionamento e o retorno sobre seus investimentos.
E para determinar essas informações, iremos realizar um conjunto de procedimentos que visam entender, controlar e planejar as atividades financeiras.
Porque sem uma gestão financeira detalhada, seu negócio pode gastar recursos desnecessariamente ou focar eles nas áreas menos interessantes para o alto desempenho da empresa.
Além disso, sem o devido planejamento, o acompanhamento de gastos simples pode sair do controle do gestor e afastar possíveis investimentos.
Assim, conhecendo o teto de gastos e tendo o Plano de Marketing e Operacional determinados, conseguimos calcular fatores como:
Aqui, é necessário conhecer o custo médio de comercialização do produto ou matéria prima usada, assim como a maneira de trabalho dos maiores concorrentes.
Conhecendo gastos e o valores esperado de venda para diferentes cenários, podemos caminhar para a previsão do faturamento mínimo mensal da empresa.
Assim, devem ser gerados demonstrativos de resultado e indicadores de viabilidade do negócio para os mais diferentes negócios (analisando o ponto de equilíbrio do negócio, sua lucratividade e rentabilidade).
Também é necessário determinar o ROI do investimento e de possíveis campanhas de marketing.
Especialmente na Poli Júnior, trabalhamos com a elaboração desses indicadores e de planilhas de gastos automatizadas para nossos clientes, garantindo a maior precisão na previsão de gastos e tomada de decisão do empreendedor.
Como vimos, o plano de negócio é peça fundamental para manter uma empresa sustentável e duradoura.
Então, se você se interessou em fazer um plano de negócio para sua organização mas ainda não se sente confiante em fazer, entre em contato conosco para te ajudarmos a dar esse primeiro passo para um negócio mais lucrativo.