fbpx

Ultima Atualização: março 15, 2024

Gestão Empresarial e Consultoria

Plano de negócios, como fazê-lo? Entenda o que é e como você deve aplicá-lo na prática

plano-de-negocio
Índice

O sucesso de um empreendimento depende de como a gestão é feita e para que esta seja realizada de maneira eficiente, é necessário ter um plano de negócios bem estruturado e pensado para atender não somente às necessidades do público-alvo, mas também de colaboradores, administradores e fornecedores.

Por isso, o plano de negócios deve ser feito com atenção e baseado em pesquisas e dados reais. 

Hoje, você vai entender como fazer um plano de negócios eficiente e como aplicá-lo no dia a dia da empresa.

O que é o plano de negócios?

O plano de negócios pode ser definido como um documento onde todas as informações importantes e pertinentes a uma empresa devem estar reunidas.

É um documento que armazena dados imprescindíveis para iniciar ou modificar os rumos de um empreendimento e também auxilia na gestão dele futuramente.

Muitos ou quase todos os dados inseridos no relatório são baseados nos resultados de pesquisas de mercado. 

A Poli Júnior tem entre seus serviços a construção do plano para diversos segmentos.

 

O Plano de Negócios visa a ajudar seu negócio em todas as esferas.

Planejando desde a estrutura de sua empresa, até mesmo os investimentos e a cultura.

Ajudamos você a alavancar sua empresa e tirar sua ideia do papel!

Este projeto, como o próprio nome já deixa claro, contém os planos da empresa, como em uma espécie de relatório detalhado.

Desta forma, algumas informações presentes nele são: qual valor será investido até que as metas do negócio sejam atingidas, qual o público alvo e os concorrentes do negócio, estratégias que devem ser adotadas etc.

Tudo isso deve ser explicitado de forma clara no plano de negócio. 

Uma das funções desse documento é trazer mais segurança para a empresa, sócios e investidores.

De acordo com os dados contidos neste relatório, é possível saber a viabilidade do projeto.

Como fazer um plano de negócios e aplicá-lo no dia a dia?

O plano de negócios pode ser utilizado tanto por novos empreendimentos quanto por negócios mais antigos, mas que estejam em busca de mudar as estratégias, o público-alvo etc. 

É importante ressaltar que este relatório deve ser feito por profissionais que entendam de todos os processos necessários para montar um plano completo.

Plano financeiro, pesquisa de mercado e plano operacional, são algumas das etapas envolvidas na criação de um documento completo e eficiente.

O plano de negócios serve como base para a gestão de negócios e para traçar metas e estratégias.

No entanto, é importante dizer que, as estratégias iniciais podem e devem ser mudadas, caso não estejam entregando o resultado esperado e essa é uma das formas que o plano é aplicado no dia a dia da empresa, se ajustando às necessidades que podem ter mudado com o passar do tempo.

Isso pode ser moldado também conforme o foco da empresa mude, mas é importante que haja respaldo para isso, sempre com foco em dados reais e no mercado e nicho no qual está inserida.

Planos mirabolantes e sem base, não tem espaço no mundo dos negócios. 

O plano de negócios ajuda na administração e no aumento de lucratividade porque auxilia no posicionamento de sua empresa perante o consumidor, a concorrência, sócios, colaboradores e bancos. 

Uma empresa precisa de organização para conseguir trabalhar de forma eficiente e produtiva e o plano de negócios oferece ferramentas para isso.

Empresas que desejam crescer e se tornar referência em seu ramo de atuação, precisam de solidez. 

Ainda, quando o plano de ação não sai como esperado, ter informações e dados aos quais consultar para mudar de estratégia é importante.

Esse relatório é um bom exemplo de organização de dados a ser seguido. 

A redução de riscos vem por conta da base que o plano de negócios oferece, o auxílio na gestão de negócios certeira e a confiança que transmite para funcionários e sócios.

É preciso trabalhar com base no que o documento oferece e certamente é muito mais fácil com ele.

Serviços da Poli Júnior relacionados à criação de negócios

  • Plano de negócios: o melhor momento de investir na criação de um plano é antes do negócio ter início, afinal, todos os estudos e dados adquiridos ao longo das pesquisas auxiliam no sucesso futuro do empreendimento.As análises realizadas também mostram as chances de crescimento da companhia.
  • Pesquisa de mercado: este serviço auxilia na montagem do plano de negócios e é fundamental para o entendimento do mercado, dos clientes, da concorrência e das tendências. Ou seja, é fundamental para o sucesso de um empreendimento.
  • Plano de marketing: Este projeto visa a construir estratégias de marketing para seu negócio, que podem ser abordadas ao longo da execução deles, envolvendo tráfego pago e orgânico, estudo dos quatro Ps do marketing (preço, produto, praça e promoção) e branding para sua marca. Assim, facilita o entendimento e estruturação do negócio do ponto de vista de marketing e vendas.

Conheça os demais serviços relacionados à gestão e criação de negócios oferecidos pela Poli Júnior clicando aqui

Conheça a Poli Júnior 

A Poli Júnior, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente à criação e à gestão de negócios.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

Fazemos planos de negócio com base em pesquisas de mercado, com dados confiáveis e usando tudo que a tecnologia pode oferecer a seu favor.

Com a nossa análise de informações importantes, público-alvo e mercado, podemos iniciar um plano de negócios mais efetivo.

Nosso plano de negócios inclui as etapas de pesquisa de mercado, plano operacional, plano financeiro e até mesmo um pitch comercial para atrair investidores. Também oferecemos serviços de pesquisa de mercado e plano de marketing separadamente.

Ou seja, menos riscos e mais tempo para focar no seu empreendimento novo.

Caso seu negócio não seja recente, mas você precise de uma consultoria especializada para alavancar seu empreendimento, na Poli Júnior, você encontra.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Compartilhar

Mais artigos