Desenvolver um novo produto não é uma tarefa fácil. Pois, existem muitas variáveis que podem fazer com o que o seu produto não seja aceito no mercado.
Por isso, conhecer bem o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é o passo inicial para garantir que sua ideia aplicada com sucesso.
Mas como funciona o PDP na prática e como esse processo pode ser aplicado em seu negócio?
Entenda agora tudo sobre.
O que é o Processo de Desenvolvimento de Produtos – PDP?
O PDP (Processo de Desenvolvimento de Produtos) pode ser entendido como um processo de negócios: um conjunto de atividades definidas que visam gerar resultado positivo para um tipo específico de cliente.
Deste modo, essas atividades compreendem:
- Conhecimento sobre as necessidades do mercado;
- Identificação das oportunidades tecnológicas e estruturação das estratégias da empresa sobre informações para a produção;
- Desenvolvimento do produto no tempo adequado e a um custo competitivo;
- Manufaturabilidade (facilidade de produção, atendimento às restrições de custos e de qualidade na produção, distribuição e manutenção), considerando todo o seu ciclo de vida.
Como funciona o processo de desenvolvimento de produtos?
Segundo o Modelo de PDP de Rozenfeld, ao desenvolver um produto, há 3 fases principais:
- Pré desenvolvimento
- Desenvolvimento propriamente dito
- Pós desenvolvimento.
O pré desenvolvimento consiste no planejamento do produto, isto é, seu propósito, seu público-alvo e seu objetivo.
Já o pós desenvolvimento visa a melhoria contínua do produto, baseada em lições aprendidas, atualizações por demanda do mercado e/ou até na descontinuidade do produto.
Quanto a fase de desenvolvimento em si (fase mais complexa), é subdividida nas seguintes etapas:
1. Projeto Informacional
Esta etapa tem como objetivo criar as Especificações-Meta do produto a ser desenvolvido.
Para isso, é necessário fazer a coleta de informações e especificações para compor dados qualitativos e os requisitos do produto.
Assim, procura-se entender a interação com o usuário final e tudo que diz respeito a ele e ao produto, de modo a delimitar o escopo e os focos das próximas etapas.
2. Projeto Conceitual
Esta etapa consiste no conjunto de documentos com as alternativas de soluções para o produto a ser desenvolvido.
Isto é, a concepção do produto, muitas vezes a partir de brainstormings.
Em termos práticos, consiste na arquitetura do projeto, na Lista SSCs principais (Sistemas, Subsistemas e Componentes) e em desenhos iniciais da ideia macro do todo.
Para isso, são necessárias modelagens do modelo inicial, sem se preocupar com medidas e/ou especificações, as quais serão tratadas em etapas futuras.
Pois, são apenas modelos conceituais.
3. Projeto Detalhado
Já esta etapa tem como objetivo obter as Especificações Finais do produto em questão.
Isso abrange:
- Documentos de processos de fabricação;
- projeto de recursos (de dispositivos e ferramental, principalmente);
- protótipo funcional;
- e plano de fim de vida.
Em termos práticos, consiste nas especificações dos SSCs apresentados na etapa anterior, desenhos técnicos, planos de processos de fabricação e de material.
Além disso, é a etapa na qual se faz o dimensionamento e estruturação detalhada do produto, com modelagens finais, desenvolvimento de dispositivos eletrônicos e de automação e prototipação no geral.
Ou seja, é o projeto final do produto que será levado para a produção. E é dela que vamos falar agora.
4. Preparação da Produção
Aqui o produto é homologado (após aprovação do protótipo final) e certificado, bem como um lote piloto aprovado.
Assim, são gerados documentos dessa homologação e aprovação final, a partir da fabricação do produto já na linha de produção.
5. Lançamento do Produto
A última etapa consiste no lançamento do produto no mercado, a partir da emissão de documentos oficiais de vendas, distribuição, assistência técnica e atendimento ao cliente.
Conclusão
Deste modo, é importante lembrar que o processo de desenvolvimento de produtos é uma forma de negócios crescerem e se manterem competitivamente no mercado.
Ele surge principalmente por causa de ideias novas, demandas não atendidas na sociedade, atualização de produtos já existentes e alternativas para produtos caros e de difícil acesso para o cliente final.
Por isso, este processo considera a demanda, as necessidades e as ideias do mercado, além de avaliar as possibilidades tecnológicas e estratégicas do empreendedor e de seu negócio.
Então, se você tem uma ideia de produto que quer pôr em prática, mas precisa minimizar os riscos para conseguir resultados positivos com ele, entre em contato conosco e entenda como nossos serviços de engenharia mecânica podem te ajudar a planejar e modelar sua ideia.