Home Blog
Produtividade. Palavra-chave para qualquer organização que deseja melhorar a forma de fazer suas atividades e aumentar a lucratividade e um dos objetivos mais buscados pelos donos das organizações, gestores e até mesmo pelos funcionários, que querem que tudo funcione o melhor possível.
Contudo, para garantir que ela seja alcançada, é necessário não apenas otimizar fluxos de trabalho na linha de produção como também inserir toda a cadeia de suprimentos em constante desenvolvimento de melhores práticas de gerenciamento.
Porém, este tipo de melhoria é obtida através de muito trabalho é resultado de uma soma de esforços das mais diferentes áreas, envolvendo desde o investimento em novas tecnologias até mesmo a mudança de cultura entre os colaboradores.
Por isso, para te ajudar a entender melhor como aumentar a produtividade da sua linha de produção, separamos algumas práticas simples para você adotar em sua empresa. Acompanhe!
Para garantir que as atividades sejam executadas da maneira mais produtiva possível, o primeiro passo a ser tomado é revisar exatamente como elas vêm sendo realizadas.
Afinal, se você não entende o funcionamento do seu processo, não saberá o que precisa ser melhorado.
Por isso, acompanhe cada etapa, desde a chegada da matéria-prima até o envio do produto para o cliente, e observe todos os fatores que influenciam no fluxo, como:
Após revisar todo o processo e mapear a forma que as atividades vêm sendo desenvolvidas, chegou a hora de entender o que está sendo um gargalo e gerando problemas na produção.
Esses gargalos podem ser etapas desnecessárias na produção, processos burocráticos que demoram a obter respostas ou entregas de matéria-prima que atrasam com recorrência, por exemplo, e devem ser listados e avaliados, principalmente em relação aos custos que estão sendo gerados.
Por fim, a partir da definição dos principais pontos a serem resolvidos, é necessário buscar soluções para resolvê-los, com base nos impactos que vêm sendo gerados.
Com os processos revisados e gargalos eliminados, será necessário atualizar todos os processos, garantindo que melhorias sejam implementadas. Nesse caso, identifique as áreas a serem reestruturadas e parta para a execução.
Nessa fase, é muito importante que os colaboradores que atuam de forma rotineira nas etapas de trabalho sejam inseridos e ouvidos, de forma a compreender qual a visão deles referente as ideias de melhorar o fluxo e aprimorar o gerenciamento e desenvolvimento dos processos.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Existem diversas metodologias aplicáveis na indústria e que podem garantir uma melhor produtividade para a sua linha de produção.
Um exemplo é a Lean Manufacturing, ou produção enxuta, que defende a eliminação de desperdícios que ocorrem durante processos produtivos.
Para isso, ela apresenta como objetivo assegurar que todos os recursos sejam aproveitados da melhor forma através de uma abordagem sistemática e baseada na melhoria contínua.
Imagem de Dirk Wouters por Pixabay
Então, para garantir que isso ocorra, a metodologia busca enxergar todos os processos da empresa de forma integrada e divide os desperdícios em diversas classes que devem ser observadas, como:
A eficiência dos processos industriais possuem potencial de elevação com a aplicação de algumas ferramentas tecnológicas e automação dos processos.
Além disso, também diminui custos e permite que os colaboradores deixem de exercer atividades manuais e repetitivas e executem tarefas que agreguem mais valor ao processo.
Alguns exemplos são os softwares de gerenciamento, que possuem o poder de garantir que as manutenções nas máquinas sejam realizadas de forma preventiva e não corretiva.
Além dele, os sistemas como o ERP, que permite um melhor acompanhamento dos processos gerenciais do setor e ajuda na montagem dos indicadores de desempenho.
Uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade de qualquer empresa é garantir que os colaboradores sejam bem treinados nas atividades que irão desenvolver.
O ideal é que eles possuam treinamentos frequentes sobre as práticas de mercado, tecnologias e equipamentos que irão operar, procedimentos de segurança que deverão seguir e, principalmente, políticas e comportamentos que devem ser realizados ou evitados e que influenciam diretamente na cultura da empresa, tornando o ambiente mais favorável ao desenvolvimento das atividades.
Aumentar a produtividade em sua indústria pode gerar resultados incríveis para seu negócio, uma vez que você elimina despesas, otimiza processos e reduz custos.
Espero que essas dicas te ajudem a iniciar esse processo de melhoria em sua empresa.
Porém, caso ainda tenha alguma dúvida em como aumentar a produtividade na sua empresa, você pode nos contatar pelo próprio site ou telefone também, sem maiores compromissos.
Solicite já seu projeto e faça um orçamento!
Quer conhecer mais sobre engenharia mecânica? Clique aqui e acesse nossos outros posts!