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novembro 27, 2023

Tecnologia e Inovação

Descubra quando investir num aplicativo próprio para a sua empresa

Na era mobile, os aplicativos se tornaram uma parte fundamental da vida cotidiana das pessoas. Afinal, com um smartphone nas mãos, a conveniência de acessar serviços, informações e entretenimento por meio dessas ferramentas é uma tendência que veio para ficar. 

Por isso, empresas de diferentes setores passaram a reconhecer a importância estratégica de investir em aplicativos móveis para melhor entender e atender às necessidades e demandas de seus clientes. 

Desse modo, trouxemos algumas dicas e informações relevantes para você saber o momento ideal de quando digitalizar o seu negócio com o desenvolvimento de um app próprio.

Introdução ao mercado mobile

Segundo um relatório da Rocket Lab – startup de inteligência de mercado – os brasileiros baixaram mais de 10 bilhões de aplicativos somente no ano de 2022, levando o Brasil à quarta posição no ranking dos países que mais fazem downloads de apps para celular, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos. 

Paralelo a isso, outra pesquisa divulgada pela FGV revelou que o Brasil tem mais de um smartphone por habitante, o que em linhas gerais são 242 milhões dispositivos móveis para 214 milhões de pessoas.

Além do mais, 61% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas, dos quais a maioria afirma comprar uma ou mais vezes por mês, conforme um levantamento feito em 2022 pela Octadesk em parceria com a Opinion Box.

Podemos afirmar que muito dessas buscas foi impulsionado pela pandemia, perdurando até os dias de hoje, visto que as compras online tendem a aumentar nos próximos anos. 

Em suma, os dados em si são indicativos suficientes para apostar nessa tecnologia e levá-la para o seu negócio. No entanto, vale levar em consideração alguns fatores.

Faça um planejamento

Desenvolver um aplicativo móvel requer um planejamento sólido para garantir que o projeto seja bem-sucedido e atenda às necessidades do público-alvo. 

Qual é o seu objetivo?

Para um projeto bem sucedido, é preciso ter em mente o que a sua empresa precisa, quais são os objetivos da corporação, e como implementá-los na prática. 

A proposta é vender mais, fidelizar os seus clientes ou aumentar o seu ticket médio? Ou melhor ainda, seria aprimorar a experiência do cliente de maneira personalizada através da promoção de produtos relevantes com base nos interesses individuais? 

Sobretudo, vale destacar ainda que ter um aplicativo próprio é fundamental para a integração de múltiplos canais, tais como lojas físicas, mídias sociais, mídias out of home, entre outros.

Pesquise e analise o mercado

Essas etapas fornecem informações muito importantes, pois trata-se de estágios essenciais para o desenvolvimento de um aplicativo. Isso envolve o entendimento do cenário competitivo, identificando concorrentes diretos e indiretos, além de avaliar como estão posicionados. 

Do mesmo modo, é preciso pesquisar a demografia, os comportamentos, as preferências e as dores dos usuários em potencial, fundamentais para a criação de personas detalhadas, que são perfis fictícios que representam seus usuários ideais, ajuda a ter uma compreensão mais profunda das necessidades dos usuários.

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Valide o aplicativo

A validação de um aplicativo é o processo de confirmação de que sua ideia ou conceito é viável e atende às necessidades do mercado e dos usuários. Em outras palavras, é assegurar que o mesmo tem um potencial para ser bem-sucedido e que as pessoas realmente o utilizarão.

Vantagens de ter um aplicativo próprio

  1. Maior engajamento do cliente: os aplicativos permitem uma interação mais direta e personalizada com os clientes, o que é crucial para aumentar o engajamento e a fidelidade à marca.

  1. Facilidade de acesso: os clientes podem acessar facilmente informações sobre produtos, serviços e promoções diretamente pelo aplicativo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

  1. Melhoria da experiência: o aplicativo quando bem projetado pode aprimorar a experiência do cliente, fornecendo recursos como notificações, chat ao vivo e funcionalidades simplificadas.

  1. Coleta de dados: os apps podem coletar dados relevantes sobre o comportamento do cliente, o que pode ser usado para aprimorar estratégias de marketing e tomada de decisões.

  1. Visibilidade da marca: ter um ícone de aplicativo visível na tela inicial dos dispositivos do usuário ajuda a manter a marca na mente.

  1. Integração com o dispositivo: os aplicativos podem se integrar a recursos do dispositivo, como GPS, câmera e notificações, para fornecer funcionalidades exclusivas.

  1. Eficiência operacional: internamente, os aplicativos personalizados podem melhorar a eficiência, simplificando processos e aumentando a produtividade da equipe.

Claro que todas as ferramentas digitais devem respeitar as normas preestabelecidas pela LGPD, primordial para a reputação de toda e qualquer marca.

Traga a sua demanda para a Poli Júnior

A Poli Júnior é uma empresa que, entre outras soluções, se destaca no desenvolvimento de aplicativos utilizando tecnologias avançadas, como React Native e Node.js

Se você tem uma ideia brilhante e deseja consolidá-la no mercado, nossa equipe de especialistas está a postos para torná-la realidade. Entre em contato conosco para discutirmos o seu projeto. 

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