A empresa júnior é uma oportunidade única para estudantes universitários se engajarem no mundo dos negócios, aplicando teorias aprendidas em sala de aula em um ambiente prático e profissional.
Neste guia, vamos explorar todos os aspectos das empresas juniores no Brasil, desde a sua origem até os benefícios e impactos que oferecem aos participantes e à economia brasileira.
O que é uma Empresa Júnior?
Uma empresa júnior (EJ) é uma associação civil sem fins lucrativos, criada e gerida por alunos de graduação em instituições de ensino superior.
As empresas juniores visam estimular a aprendizagem prática e o aprimoramento de habilidades profissionais. Elas também incentivam a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes universitários. Além disso, contribuem para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, conforme a Lei n.º 13.267, de 2016.
As empresas juniores permitem que os estudantes apliquem seus conhecimentos teóricos em projetos reais. Eles enfrentam desafios do mercado com a supervisão de professores e profissionais experientes.
A gestão é inteiramente realizada pelos alunos, oferecendo uma experiência valiosa em liderança, gestão de negócios e empreendedorismo para os participantes.
História das Empresas Juniores
Origens globais
Em 1967, os estudantes da ESSEC Business School criaram a primeira empresa júnior com o objetivo de aplicar seus conhecimentos teóricos em projetos práticos.
Atualmente, a organização que representa as empresas juniores no mundo é a Junior Enterprises Global.
Movimento Empresa Júnior no Brasil
A ideia foi introduzida no Brasil por Carlos Chaves, na época Diretor da Câmara de Comércio Franco-Brasileira como uma excelente oportunidade para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes brasileiros.
Então, a partir de 1988, começaram a ser fundadas as primeiras empresas juniores do país.
Atualmente, segundo a Brasil Júnior, instância que representa essas empresas no Brasil, existem mais de 1.600 empresas, envolvendo cerca de 32.000 empresários juniores e 361 universidades envolvidas no movimento.
Impacto no Brasil
As EJs no Brasil estão fazendo a diferença. O aumento do faturamento do movimento, prova que elas estão impulsionando a economia ao oferecer soluções inovadoras e acessíveis para o mercado.
Essa ascensão não só prova que essas iniciativas estudantis são eficazes, mas também destaca o valor que elas agregam, conectando a inovação do mundo acadêmico com as necessidades do mundo dos negócios.
Como funciona uma Empresa júnior?
As empresas juniores possuem algumas diferenças em quando comparadas com as empresas tradicionais, principalmente pelo seu caráter educativo e não lucrativo.
Objetivo Principal
O objetivo principal de uma empresa júnior é promover o desenvolvimento empresarial e pessoal dos estudantes envolvidos, por meio de projetos que impactem empresas, pessoas e a economia do nosso país.
Quem Manda?
A gestão de uma empresa júnior é um exemplo claro de liderança emergente. São os estudantes que planejam e executam todos os aspectos dos negócios. Esta estrutura de gestão exclusivamente estudantil serve como uma valiosa experiência de liderança e administração.
Os Membros Recebem Salário?
Não, os membros não recebem salário. Isso significa que qualquer lucro obtido não é distribuído entre os membros ou acionistas; em vez disso, é reinvestido na própria empresa e na capacitação dos integrantes da empresa.
6 Vantagens de Participar de uma Empresa Júnior
Participar de uma EJ na faculdade traz benefícios e ajuda na preparação para o mercado de trabalho. Essa experiência pode ser muito vantajosa para os estudantes.
Os benefícios incluem networking, desenvolvimento de habilidades e experiência prática. Além disso, pode ser um diferencial no currículo dos participantes. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
1. Vivência Empresarial
A vivência empresarial é talvez o benefício mais direto de participar de uma empresa júnior. Os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em um ambiente que simula uma empresa real, lidando com projetos, prazos e clientes. Isso permite que eles experimentem as pressões e demandas do mundo empresarial em um contexto controlado, onde o aprendizado é o objetivo principal.
2. Networking
Os estudantes que participam conhecem muitos profissionais da universidade e do mercado de trabalho. Eles também fazem amizade com outros estudantes que compartilham os mesmos interesses.
Essas conexões podem ser valiosas para futuras oportunidades de carreira e colaborações profissionais.
3. Conhecer Novas Áreas
As oportunidades vão muito além de aplicar conhecimentos específicos da área de estudo de cada estudante.
Por exemplo, um estudante de engenharia pode encontrar-se trabalhando em marketing, vendas, finanças, ou até mesmo em gestão de recursos humanos.
4. Eventos
Empresas juniores organizam eventos como conferências, workshops e seminários. Além disso, participam do ENEJ, o Encontro Nacional de Empresas Juniores. O ENEJ acontece anualmente e reúne empresários juniores de todo o Brasil.
Esses eventos ajudam os estudantes a crescer pessoal e profissionalmente, com palestras sobre vários temas importantes e oportunidades para fazer contatos profissionais.
5.Aplicar Conhecimento da Sala de Aula
Uma das grandes vantagens de uma empresa júnior é a aplicação prática do conhecimento teórico obtido em sala de aula.
Os projetos na EJ ajudam os estudantes a aplicar o que aprenderam na prática. Isso os ajuda a aprender mais e a se sentirem mais confiantes em suas habilidades.
6.Currículo
A experiência em uma empresa júnior é altamente valorizada no mercado de trabalho.
Participar de uma EJ demonstra proatividade, capacidade de trabalho em equipe e liderança, além de fornecer experiência prática relevante na área de estudo do estudante.
Isso pode ser um diferencial significativo no currículo, destacando o candidato em processos seletivos.
Como fazer entrar em uma EJ
Participar de uma empresa júnior é uma oportunidade incrível a todos os estudantes matriculados em cursos de graduação onde há uma EJ vinculada.
O primeiro passo para quem está interessado é verificar se existe uma empresa em sua faculdade ou curso específico.
Após descobrir a existência de uma EJ, é fundamental buscar mais informações diretamente com a empresa para entender melhor o que ela faz e como você pode se envolver no processo seletivo.
3 motivos para contratar uma empresa júnior
Contratar uma EJ traz uma série de vantagens tanto para pequenas empresas quanto para grandes corporações.
A seguir estão alguns dos principais benefícios de optar por serviços oferecidos por empresas juniores:
1. Custo-Benefício
Empresas juniores oferecem serviços a preços significativamente mais baixos comparados aos de consultorias tradicionais e agências profissionais.
2. Inovação e Novas Abordagens
Estudantes universitários estão frequentemente em contato com as novas tendências acadêmicas e tecnológicas, trazendo consigo ideias inovadoras e abordagens novas para problemas antigos.
3. Apoio ao Desenvolvimento do Empreendedorismo no Brasil
Contratar uma empresa júnior também significa contribuir para o desenvolvimento profissional dos futuros líderes do mercado.
Poli Júnior: A maior Empresa Júnior do Brasil
Sim, nós somos a maior EJ do Brasil! A Poli Júnior fica estabelecida na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, uma das mais prestigiadas instituições de ensino do país.
São mais de 34 anos de histórias e mais de 900 projetos realizados, resultado de um histórico de excelência e inovação em soluções de engenharia e consultoria.
E nós, da Poli Júnior, sabemos muito bem o que impactar o mercado ao nível nacional.
Através das nossas 4 grandes áreas (Engenharia Civil e Arquitetura, Tecnologia e Inovação, Gestão Empresarial e Consultoria, Inteligência e Análise de Dados) já impactamos grandes empresas do mercado com soluções inovadoras.
Além de projetos e soluções nessas 4 áreas, somos responsáveis por organizar a Maior Feira de Recrutamento da América Latina, o Workshop Integrativo
Atualmente são mais de 150 empresários juniores que fazem parte do nosso time e tem o privilégio de ter acesso a essa vivência empresarial logo no início da faculdade.
Além disso, nossos membros tema oportunidade de interagir diretamente com algumas das maiores e mais influentes empresas do mercado, como Bain, Visagio e BTG.
Essas parcerias não apenas enriquecem o aprendizado prático dos membros, mas também proporcionam acessos exclusivos a treinamentos especializados.
Ficou interessado no nosso trabalho? Navegue pelo nosso site e descubra mais sobre a nossa empresa e soluções.
Se você é estudante, e tem interesse de fazer parte da Poli, acompanhe nosso Instagram 100% dedicado ao processo seletivo e fique por dentro de todas as novidades.