Na era mobile, os aplicativos se tornaram uma parte fundamental da vida cotidiana das pessoas. Afinal, com um smartphone nas mãos, a conveniência de acessar serviços, informações e entretenimento por meio dessas ferramentas é uma tendência que veio para ficar.
Por isso, empresas de diferentes setores passaram a reconhecer a importância estratégica de investir em aplicativos móveis para melhor entender e atender às necessidades e demandas de seus clientes.
Desse modo, trouxemos algumas dicas e informações relevantes para você saber o momento ideal de quando digitalizar o seu negócio com o desenvolvimento de um app próprio.
Introdução ao mercado mobile
Segundo um relatório da Rocket Lab – startup de inteligência de mercado – os brasileiros baixaram mais de 10 bilhões de aplicativos somente no ano de 2022, levando o Brasil à quarta posição no ranking dos países que mais fazem downloads de apps para celular, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.
Paralelo a isso, outra pesquisa divulgada pela FGV revelou que o Brasil tem mais de um smartphone por habitante, o que em linhas gerais são 242 milhões dispositivos móveis para 214 milhões de pessoas.
Além do mais, 61% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas, dos quais a maioria afirma comprar uma ou mais vezes por mês, conforme um levantamento feito em 2022 pela Octadesk em parceria com a Opinion Box.
Podemos afirmar que muito dessas buscas foi impulsionado pela pandemia, perdurando até os dias de hoje, visto que as compras online tendem a aumentar nos próximos anos.
Em suma, os dados em si são indicativos suficientes para apostar nessa tecnologia e levá-la para o seu negócio. No entanto, vale levar em consideração alguns fatores.
Faça um planejamento
Desenvolver um aplicativo móvel requer um planejamento sólido para garantir que o projeto seja bem-sucedido e atenda às necessidades do público-alvo.
Qual é o seu objetivo?
Para um projeto bem sucedido, é preciso ter em mente o que a sua empresa precisa, quais são os objetivos da corporação, e como implementá-los na prática.
A proposta é vender mais, fidelizar os seus clientes ou aumentar o seu ticket médio? Ou melhor ainda, seria aprimorar a experiência do cliente de maneira personalizada através da promoção de produtos relevantes com base nos interesses individuais?
Sobretudo, vale destacar ainda que ter um aplicativo próprio é fundamental para a integração de múltiplos canais, tais como lojas físicas, mídias sociais, mídias out of home, entre outros.
Pesquise e analise o mercado
Essas etapas fornecem informações muito importantes, pois trata-se de estágios essenciais para o desenvolvimento de um aplicativo. Isso envolve o entendimento do cenário competitivo, identificando concorrentes diretos e indiretos, além de avaliar como estão posicionados.
Do mesmo modo, é preciso pesquisar a demografia, os comportamentos, as preferências e as dores dos usuários em potencial, fundamentais para a criação de personas detalhadas, que são perfis fictícios que representam seus usuários ideais, ajuda a ter uma compreensão mais profunda das necessidades dos usuários.
Valide o aplicativo
A validação de um aplicativo é o processo de confirmação de que sua ideia ou conceito é viável e atende às necessidades do mercado e dos usuários. Em outras palavras, é assegurar que o mesmo tem um potencial para ser bem-sucedido e que as pessoas realmente o utilizarão.
Vantagens de ter um aplicativo próprio
- Maior engajamento do cliente: os aplicativos permitem uma interação mais direta e personalizada com os clientes, o que é crucial para aumentar o engajamento e a fidelidade à marca.
- Facilidade de acesso: os clientes podem acessar facilmente informações sobre produtos, serviços e promoções diretamente pelo aplicativo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Melhoria da experiência: o aplicativo quando bem projetado pode aprimorar a experiência do cliente, fornecendo recursos como notificações, chat ao vivo e funcionalidades simplificadas.
- Coleta de dados: os apps podem coletar dados relevantes sobre o comportamento do cliente, o que pode ser usado para aprimorar estratégias de marketing e tomada de decisões.
- Visibilidade da marca: ter um ícone de aplicativo visível na tela inicial dos dispositivos do usuário ajuda a manter a marca na mente.
- Integração com o dispositivo: os aplicativos podem se integrar a recursos do dispositivo, como GPS, câmera e notificações, para fornecer funcionalidades exclusivas.
- Eficiência operacional: internamente, os aplicativos personalizados podem melhorar a eficiência, simplificando processos e aumentando a produtividade da equipe.
Claro que todas as ferramentas digitais devem respeitar as normas preestabelecidas pela LGPD, primordial para a reputação de toda e qualquer marca.
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A Poli Júnior é uma empresa que, entre outras soluções, se destaca no desenvolvimento de aplicativos utilizando tecnologias avançadas, como React Native e Node.js.
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