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Ultima Atualização: dezembro 11, 2023

Tecnologia e Desenvolvimento de Software

Descubra quando investir num aplicativo próprio para a sua empresa

Um homem olhando para o telefone enquanto faz compras em um supermercado.
Índice
Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.

Na era mobile, os aplicativos se tornaram uma parte fundamental da vida cotidiana das pessoas. Afinal, com um smartphone nas mãos, a conveniência de acessar serviços, informações e entretenimento por meio dessas ferramentas é uma tendência que veio para ficar. 

Por isso, empresas de diferentes setores passaram a reconhecer a importância estratégica de investir em aplicativos móveis para melhor entender e atender às necessidades e demandas de seus clientes. 

Desse modo, trouxemos algumas dicas e informações relevantes para você saber o momento ideal de quando digitalizar o seu negócio com o desenvolvimento de um app próprio.

Introdução ao mercado mobile

Segundo um relatório da Rocket Lab – startup de inteligência de mercado – os brasileiros baixaram mais de 10 bilhões de aplicativos somente no ano de 2022, levando o Brasil à quarta posição no ranking dos países que mais fazem downloads de apps para celular, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos. 

Paralelo a isso, outra pesquisa divulgada pela FGV revelou que o Brasil tem mais de um smartphone por habitante, o que em linhas gerais são 242 milhões dispositivos móveis para 214 milhões de pessoas.

Além do mais, 61% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas, dos quais a maioria afirma comprar uma ou mais vezes por mês, conforme um levantamento feito em 2022 pela Octadesk em parceria com a Opinion Box.

Podemos afirmar que muito dessas buscas foi impulsionado pela pandemia, perdurando até os dias de hoje, visto que as compras online tendem a aumentar nos próximos anos. 

Em suma, os dados em si são indicativos suficientes para apostar nessa tecnologia e levá-la para o seu negócio. No entanto, vale levar em consideração alguns fatores.

Faça um planejamento

Desenvolver um aplicativo móvel requer um planejamento sólido para garantir que o projeto seja bem-sucedido e atenda às necessidades do público-alvo. 

Qual é o seu objetivo?

Para um projeto bem sucedido, é preciso ter em mente o que a sua empresa precisa, quais são os objetivos da corporação, e como implementá-los na prática. 

A proposta é vender mais, fidelizar os seus clientes ou aumentar o seu ticket médio? Ou melhor ainda, seria aprimorar a experiência do cliente de maneira personalizada através da promoção de produtos relevantes com base nos interesses individuais? 

Sobretudo, vale destacar ainda que ter um aplicativo próprio é fundamental para a integração de múltiplos canais, tais como lojas físicas, mídias sociais, mídias out of home, entre outros.

Pesquise e analise o mercado

Essas etapas fornecem informações muito importantes, pois trata-se de estágios essenciais para o desenvolvimento de um aplicativo. Isso envolve o entendimento do cenário competitivo, identificando concorrentes diretos e indiretos, além de avaliar como estão posicionados. 

Do mesmo modo, é preciso pesquisar a demografia, os comportamentos, as preferências e as dores dos usuários em potencial, fundamentais para a criação de personas detalhadas, que são perfis fictícios que representam seus usuários ideais, ajuda a ter uma compreensão mais profunda das necessidades dos usuários.

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Valide o aplicativo

A validação de um aplicativo é o processo de confirmação de que sua ideia ou conceito é viável e atende às necessidades do mercado e dos usuários. Em outras palavras, é assegurar que o mesmo tem um potencial para ser bem-sucedido e que as pessoas realmente o utilizarão.

Vantagens de ter um aplicativo próprio

  1. Maior engajamento do cliente: os aplicativos permitem uma interação mais direta e personalizada com os clientes, o que é crucial para aumentar o engajamento e a fidelidade à marca.

  1. Facilidade de acesso: os clientes podem acessar facilmente informações sobre produtos, serviços e promoções diretamente pelo aplicativo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

  1. Melhoria da experiência: o aplicativo quando bem projetado pode aprimorar a experiência do cliente, fornecendo recursos como notificações, chat ao vivo e funcionalidades simplificadas.

  1. Coleta de dados: os apps podem coletar dados relevantes sobre o comportamento do cliente, o que pode ser usado para aprimorar estratégias de marketing e tomada de decisões.

  1. Visibilidade da marca: ter um ícone de aplicativo visível na tela inicial dos dispositivos do usuário ajuda a manter a marca na mente.

  1. Integração com o dispositivo: os aplicativos podem se integrar a recursos do dispositivo, como GPS, câmera e notificações, para fornecer funcionalidades exclusivas.

  1. Eficiência operacional: internamente, os aplicativos personalizados podem melhorar a eficiência, simplificando processos e aumentando a produtividade da equipe.

Claro que todas as ferramentas digitais devem respeitar as normas preestabelecidas pela LGPD, primordial para a reputação de toda e qualquer marca.

Traga a sua demanda para a Poli Júnior

A Poli Júnior é uma empresa que, entre outras soluções, se destaca no desenvolvimento de aplicativos utilizando tecnologias avançadas, como React Native e Node.js

Se você tem uma ideia brilhante e deseja consolidá-la no mercado, nossa equipe de especialistas está a postos para torná-la realidade. Entre em contato conosco para discutirmos o seu projeto. 

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Banner divulgando a Carta do Portfólio do Núcleo de Tecnologia (NCiv). O texto incentiva o download gratuito do documento Carta de Serviços, com botão “Baixe GRÁTIS”. A imagem de um tablet está em segundo plano.

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