fbpx

julho 15, 2021

Projeto Queijos Ipanema

A Poli Júnior trabalhou em conjunto com a Queijos Ipanema, uma produtora dos mais variados tipos de queijos. A empresa buscava ajuda para analisar e corrigir gargalos nos seus
logotipo da queijos ipanema
Índice

Problema Inicial

As áreas administrativas da Queijos Ipanema, como Financeiro, Controladoria e Compras possuíam muitos processos sendo feitos sem padrão. A diretoria não entendia os fluxos dos processos e não sabia se eles eram feitos da forma correta. Assim, era clara a necessidade de um remodelamento dessas atividades. Fomos contratados para entrevistar diversos funcionários, entrevistá-los sobre como eram feitas as atividades, analisar e modelar os processos e, por fim, apresentar tudo para a diretoria por meio dos diagramas Bizagi e de uma matriz com as responsabilidades de cada cargo.

Nossa Solução

Após mais de 40 entrevistas, a equipe conseguiu mapear quatro áreas da empresa (Compras, Almoxarifado, Financeiro e Controladoria). Esse mapeamento nos permitiu entender como era o fluxo de cada processo e onde estavam os gargalos em cada um. Após cada entrevista, colocamos as responsabilidades do entrevistado em uma matriz RACI no Excel, na qual a diretoria poderia olhar e entender as atribuições de cada funcionário.

No fim, conseguimos criar um panorama claro da situação de cada área, destacando onde deveriam ser implementadas melhorias e porque isso deveria ser feito.

Resultados Finais

A diretoria gostou muito do projeto! Eles disseram que o nosso trabalho clareou a visão que eles tinham sobre os setores mapeados. Nossos insights permitiram que eles entendessem porque certos fluxos atrasavam os processos da empresa e quem era responsável por melhorá-los. O resultado chave do projeto foi com certeza um aumento da inteligência da diretoria sobre a empresa, que resulta em melhor controle da operação. Afinal, não tem como consertar o que você não sabe que está errado.

Mais cases

Logotipo da 4i Capital apresentando o nome da empresa com um número estilizado "4" e a letra "i" em azul ao lado da palavra "Capital" em cinza, representando seu compromisso com a pesquisa de mercado inovadora (Pesquisa de Mercado).
Gestão Empresarial e Consultoria
Pesquisa de Mercado 4i Capital

A Poli Júnior realizou uma análise mercadológica detalhada para a 4i Capital, focando nos mercados de crédito consignado e cartão de crédito consignado

Leia mais
Um logotipo estilizado que combina um ícone de bateria com três barras azuis e a letra "P" em preto, incorporando o conceito da Enpower.
Inteligência e Análise Dados
Enpower

A Poli Júnior desenvolveu um chatbot especializado para a Enpower, capaz de responder de forma precisa e automatizada a questões complexas sobre tributações e legislação de energia.

Leia mais
Logotipo da Bacio di Latte Gelato Puro, com formato oval e um desenho em espiral acima do nome da marca "Bacio di Late" em texto marrom.
Inteligência e Análise Dados
Bacio di Latte

A Poli Júnior desenvolveu uma ferramenta em Python para a Bacio di Latte que automatiza o processamento de boletos em PDF, organizando dados por centro de custo.

Leia mais