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abril 1, 2021

Projeto de Automação Residencial

O Projeto de Automação Residencial da Poli Júnior trouxe inovação ao cotidiano através de um dispositivo capaz de monitorar constantemente o consumo de produtos domésticos via Wi-Fi. A solução incluiu a criação de dashboards para prever necessidades do cliente, destacando-se pela sua abordagem focada em conveniência e eficiência.
Um close de um roteador sem fio.
Índice

Problema Inicial

Ideias movem o mundo. São baseadas nelas que a inovação e diferenciação no mercado ocorrem. Ao mesmo tempo, seguir as tendências de mercado também é a base, o chão promissor ao sucesso, que auxilia o processo de aceitação e engajamento no uso de um produto. Equilibrar-se entre ambos resulta em produtos extraordinários, com usabilidades inéditas, sem contradizer a vontade do mercado.

Atualmente, fala-se muito em IOT (sigla de Internet of Things, ou Internet das Coisas, em português), uma enorme tendência de mercado que busca integrar ambientes e situações, trazer comodidade e despreocupar o cliente de modo geral. Estamos caminhando para um mundo no qual a internet faz o trabalho por nós. Por quê nos preocuparmos com buscar nossa comida, sair para comprar produtos domésticos, ou até ir ao cabeleireiro? Nosso tempo é muito precioso para perdê-lo com tais tarefas. Vamos gastá-lo com o que realmente importa.

Foi com esse mindset de buscar despreocupar o consumidor que nosso cliente nos buscou. Sua ideia encontrava-se no perfeito balanço entre criatividade e conformidade ao mercado. Em suma, sua ideia era de coletar dados de conteúdo restante de produtos
domésticos de forma constante através de medidores específicos constantemente integrados à uma rede central de informações.

Nossa Solução

Para tal, a Poli Júnior realizou a completa ideação mecânica e eletrônica do protótipo para o cliente, um dispositivo físico que realizasse exatamente o desejado e necessário para o cliente obter sucesso com sua ideia empreendedora. Para tal, a solução de conectividade foi via rede Wi-Fi. Com isso, foi possível o monitoramento constante das medições, gerando valiosas informações. Tais dados, uma vez medidos, deveriam ser tratados. Para tal, foi realizada a criação de dashboards com indicadores relevantes para traduzir tais números na real situação do morador. Isso permite que a empresa consiga prever a necessidade do cliente, antes mesmo dele notar a falta do produto. Com isso, a chance de venda e de fidelização são altíssimas, impulsionando os resultados do segmento até então não automatizado.

Resultados Finais

Por fim, concomitante à elaboração do protótipo e elaboração da logística de recebimento e organização de informações, foi realizada a consultoria do produto ideado pelo cliente, englobando a modelagem mecânica e a pesquisa de fornecedores para fabricação. Com isso, o cliente encontrou-se um passo à frente de realizar a concretização de seu projeto.

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