- problema
Problema Inicial
A 4i Capital buscava alavancar sua presença nos mercados de crédito consignado e cartão de crédito consignado, personalizando suas estratégias de investimento de forma estratégica. Para isso, foi realizado um estudo detalhado das tendências e do desempenho desses mercados, através de uma análise mercadológica qualitativa.
O estudo incluiu a análise dos aspectos demográficos, comportamentais, financeiros e psicográficos dos players do setor, com o objetivo de obter uma compreensão abrangente da composição do mercado. Com base nessa compreensão, a 4i Capital pretende direcionar suas estratégias de investimento de forma mais eficiente e assertiva.
- a solução
Nossa Solução
Para cumprir com o objetivo do estudo, a Poli Júnior realizou inicialmente uma Análise Setorial, entendendo através da ferramenta PESTAL quais os ganhos e retornos no investimento no setor de crédito consignados seriam garantidos para a 4i. Além disso, foram explorados os diferenciais existentes no mercado atual que garantiriam tal força.
Com os insights setoriais, foi realizada uma análise de market share baseada nos critérios de faturamento e capital social, na localização do Brasil geral, como o mercado se comporta no quesito de fragmentação ou não da oferta, nessa etapa foi utilizada software de inteligência de mercado que processa, de forma geolocalizada, informações complexas de consumo, população, renda, mercados.
A partir disso, seguimos para uma análise mais detalhada de concorrentes de crédito consignado. Nessa etapa realizamos uma coleta qualitativa a respeito dos aspectos de forças e fraquezas dos maiores players que se destacaram na análise de market share.
- O RESULTADO
Resultados Finais
Assim, conseguimos garantir estratégias mais assertivas de atingir o público alvo para a 4i Capital, direcionando assim seu planejamento estratégico interno, entendendo de maneira inteligente a melhor forma de se inserir nesse mercado.