fbpx

julho 15, 2021

Projeto FACI.LY

Crescendo de forma constante por todo o Brasil, a Faci.ly, o primeiro social commerce da América Latina, é um app que vende produtos a preços incríveis, estimulando a compra com família e amigos.
Logo da empresa de tecnologia Facily, texto branco em um fundo azul.
Índice

Problema Inicial

Querendo funcionar como um “Relógio Suíço”, a Faci.ly escolheu como tema do primeiro projeto com a Poli Júnior a sua área de Logística/Expedição, que é a responsável por entregar o produto ao cliente.

O principal problema estava claro: dezenas de produtos eram perdidos semanalmente, porém eles não sabiam como e nem onde eles estavam. Além de perderem dinheiro, o cliente estava insatisfeito, pois não recebia o seu produto, tornando-se um possível detrator da marca.

Outro ponto negativo era a operação, ela era muito confusa, não havia um controle adequado sobre as etapas, faltava espaço para trabalhar e havia muito retrabalho. Ou seja, existiam muitas oportunidades de melhora.

Nossa Solução

Após inúmeras visitas e mapeamentos (utilizando a ferramenta Whimsical) para entender a operação, as possíveis falhas e toda a dinâmica de trabalho envolvida, a equipe começou a pensar em melhorias. Realizando entregas semanais por 1 mês inteiro, só de ideias, a Poli Júnior trouxe ao cliente as melhores possibilidades de aprimoramento para todas as etapas, e o melhor: sem fugir do orçamento!

Pautados na metodologia Lean, conseguimos agregar muito valor ao nosso cliente, sempre mostrando os Resultados e Ganhos, Detalhamento das Contramedidas, o Roadmap de Implementação e os Pontos de Atenção.

Resultados Finais

Não tem sensação melhor do que observar todo o seu esforço e trabalho ser implementado em uma empresa sênior: e foi isso que aconteceu! À medida que íamos propondo melhorias nos processos, a Faci.ly tentava realizar a implementação das nossas ideias, e conseguíamos ver de perto que otimizamos parte dos processos, reduzimos retrabalho e promovemos uma melhor organização.

A Faci.ly mudou de galpão, e já está implementando várias de nossas ideias na nova operação. Nossa última entrega foi um Manual de Implementação e Indicadores, onde detalhamos como acompanhar e medir as nossas proposições.

Lean, o grande diferencial do projeto!

Guiados pela Lean Institute Brasil (LIB), um instituto renomado que espalha o conhecimento de Lean de forma brilhante por universidades e grandes empresas, a equipe do Faci.ly consumiu, durante semanas, um treinamento completo sobre a metodologia Lean, além de uma mentoria focada no projeto, sob a ótica de consultores experientes da LIB. Aprendemos a montar o A3 do nosso projeto, mapear processos da maneira correta, estruturar o pensamento dos 5 porquês, elaborar contramedidas do jeito certo e quantificar ganhos.

Mais cases

Logotipo da 4i Capital apresentando o nome da empresa com um número estilizado "4" e a letra "i" em azul ao lado da palavra "Capital" em cinza, representando seu compromisso com a pesquisa de mercado inovadora (Pesquisa de Mercado).
Gestão Empresarial e Consultoria
Pesquisa de Mercado 4i Capital

A Poli Júnior realizou uma análise mercadológica detalhada para a 4i Capital, focando nos mercados de crédito consignado e cartão de crédito consignado

Leia mais
Um logotipo estilizado que combina um ícone de bateria com três barras azuis e a letra "P" em preto, incorporando o conceito da Enpower.
Inteligência e Análise Dados
Enpower

A Poli Júnior desenvolveu um chatbot especializado para a Enpower, capaz de responder de forma precisa e automatizada a questões complexas sobre tributações e legislação de energia.

Leia mais
Logotipo da Bacio di Latte Gelato Puro, com formato oval e um desenho em espiral acima do nome da marca "Bacio di Late" em texto marrom.
Inteligência e Análise Dados
Bacio di Latte

A Poli Júnior desenvolveu uma ferramenta em Python para a Bacio di Latte que automatiza o processamento de boletos em PDF, organizando dados por centro de custo.

Leia mais