- problema
Problema Inicial
A empresa, imersa no disputado ambiente de tecnologia brasileiro, estava em crescimento amplo, com volume gigantesco de contratação de funcionários mensalmente. Nesse sentido, em um mercado tão concorrido, onde as empresas de tecnologia buscam constantemente os melhores profissionais da área, o nosso cliente precisava conhecer profundamente o processo de recrutamento, determinando o que influenciava fatores como: a desistência dos recrutados, os membros destaque na equipe de Talent Acquisition, a formação de dashbords que possibilitassem o acompanhamento do desempenho dessa equipe, o número e a dificuldade de recrutamentos dentro de cada perfil dos recrutandos, o tempo médio de contratação, dentre diversas outras análises.
- a solução
Nossa Solução
Nesse cenário, foi formada uma equipe da Poli Júnior a qual ficou concentrada em analisar as diversas bases de dados da empresa, gerando análises e resultados para o cliente durante as 7 semanas de duração do projeto. Nosso foco era obter informações determinantes as quais estavam escondidas na grande e ainda inexplorada base de dados da empresa.
Antes do início prático do projeto, foi realizada um WBS (Work Breakdown Structure) ou Estrutura Analítica do Projeto para subdividir as entregas do trabalho em componentes gerenciáveis. O projeto em si consistia na realização de um dashboard utilizando Power BI para facilitar e automatizar essa análise de dados. Foi necessário entender quais bases de dados eram mais determinantes e que poderiam gerar resultados mais rápidos para o cliente e sua equipe de recrutadores. Durante o projeto, foram constantes os contatos com o cliente, muitas vezes gerando outputs antes mesmo do final do projeto e apontando inconsistências na base de dados, assim também atribuindo valor para a equipe de Analytics da empresa.
- O RESULTADO
Resultados Finais
O projeto foi realizado integralmente à distância durante os meses de junho e julho de 2020. As reuniões internas e com os clientes aconteceram por vídeo chamada, contatos em aplicativos de mensagem e e-mails. O resultado gerado foram dashboards com diversas possibilidades de análise (temporal, em números absolutos, em valores relativos, filtros de dados).
Foram entregues duas dashboards diferentes, pois uma estava focada em dados e análises para as lideranças da equipe de Talent Acquisition com visão geral, enquanto a outra era focada em análises do desempenho individual de cada recrutador. Também foi elaborada uma apresentação com as principais conclusões do projeto reunidas e sugestões de planos de ação para nosso cliente.
Todo o projeto ocorreu com uma gestão de conhecimento que possibilita que os usuários alterem algo caso haja mudanças na maneira de análise, por exemplo, alterando os arcos temporais analisados.