- problema
Problema Inicial
A Cless Cosméticos enfrentava desafios para alavancar sua posição no mercado de cosméticos brasileiro, necessitando de estratégias personalizadas para seu público-alvo e um melhor posicionamento nas perfumarias.
- a solução
Nossa Solução
Para enfrentar esses desafios, a Poli Júnior conduziu um estudo detalhado das tendências do mercado de cosméticos e analisou aspectos demográficos, comportamentais e psicográficos dos consumidores. As etapas incluíram:
- Análise Setorial: Utilização das ferramentas 5 Forças de Porter e VRIO para identificar os diferenciais de mercado da Cless.
- Análise de Concorrência: Avaliação dos concorrentes de grande porte que se assemelham à categoria de produtos da empresa, a fim de entender o grau de competitividade, assim como pontos fortes e fracos dos players.
- Análise Geográfica: Utilização de software de inteligência de mercado para identificar regiões favoráveis na cidade de São Paulo para a inserção de perfumarias. Nessa etapa foi utilizada software de inteligência de mercado que processa, de forma geolocalizada, informações complexas de consumo, população, renda, mercados.
- Análise de Público-Alvo: Coleta de dados quantitativa sobre os consumidores, incluindo idade, renda, frequência de consumo, preferências, redes sociais que mais consomem, métodos de compra, entre outros fatores.
- Pesquisa de Campo: Pesquisa de campo em perfumarias espalhadas pela cidade de São Paulo a fim de coletar qualitativamente a percepção do público que frequenta as perfumarias. Os questionamentos foram criados a partir da satisfação do público do atendimento das perfumarias, os produtos mais procurados, fatores que influenciam o consumo, entre outros.
- O RESULTADO
Resultados Finais
Através das análises realizadas, a Cless Cosméticos pôde desenvolver estratégias mais assertivas e direcionadas para o público-alvo, além de preparar o lançamento de novos produtos alinhados às reais necessidades dos consumidores.