- problema
Problema Inicial
O aplicativo Teste da Mamãe nasceu de uma ideia de nossos clientes biomédicos da cidade de Goiânia, que se incomodavam com o acompanhamento de exames das gestantes locais. Eles coordenam um centro de análise diagnóstica na capital, o IDP – Instituto de Diagnóstico e Prevenção da APAE Goiânia, que recebe coletas de amostras biológicas para realização de exames das gestantes de todo o estado, como parte do Programa de Proteção à Gestante do Estado de Goiás. Após análise destes exames, os resultados são enviados de volta aos postos de saúde de origem, e com isso surgem algumas dificuldades.
Em primeiro lugar, este processo é muito doloso em termos de tempo despendido: poderia demorar várias semanas, o que em um início de gestação pode ser crucial para a vida saudável do bebê e da mãe. Além disso, o contato com as gestantes pode ser bastante difícil, pois muitas delas não retornam aos postos de saúde para pegar seus resultados de exames. E foi assim que nasceu a ideia do app.
- a solução
Nossa Solução
Com o App Teste da Mamãe, as gestantes cadastradas no sistema do laboratório dos clientes têm acesso aos resultados de seus exames assim que eles ficam prontos, reduzindo o tempo de espera para até 15 dias. Assim, não é preciso esperar pela entrega física dos exames para saber se alguma atitude acerca da saúde da mãe ou do bebê precisa ser tomada. Além das gestantes, as unidades de saúde também têm acesso a esse aplicativo para consulta, por meio de um ícone específico.
Para as gestantes, o aplicativo oferece uma interface fácil e intuitiva, um calendário para fazer anotações sobre sua saúde e fatos importantes, uma página de perfil para atualizar suas informações de contato e tipo sanguíneo e uma sessão de dúvidas, em que pode conversar com um chatbot para saber mais sobre o período da gravidez.
- O RESULTADO
Resultados Finais
Dessa forma, a solução criada pela Poli Júnior, que já contempla mais de 10.000 downloads na Google Play Store, é um passo importante no sentido da saúde e bem-estar das gestantes no Brasil.