Projeto FACI.LY

Leonardo Tanganeli, Beatriz Segatti e André Tulha

Crescendo de forma constante por todo o Brasil, a Faci.ly, o primeiro social commerce da América Latina, é um app que vende produtos a preços incríveis, estimulando a compra com família e amigos.

O Problema

Querendo funcionar como um “Relógio Suíço”, a Faci.ly escolheu como tema do primeiro projeto com a Poli Júnior a sua área de Logística/Expedição, que é a responsável por entregar o produto ao cliente.

O principal problema estava claro: dezenas de produtos eram perdidos semanalmente, porém eles não sabiam como e nem onde eles estavam. Além de perderem dinheiro, o cliente estava insatisfeito, pois não recebia o seu produto, tornando-se um possível detrator da marca.

Outro ponto negativo era a operação, ela era muito confusa, não havia um controle adequado sobre as etapas, faltava espaço para trabalhar e havia muito retrabalho. Ou seja, existiam muitas oportunidades de melhora.

A Solução

Após inúmeras visitas e mapeamentos (utilizando a ferramenta Whimsical) para entender a operação, as possíveis falhas e toda a dinâmica de trabalho envolvida, a equipe começou a pensar em melhorias. Realizando entregas semanais por 1 mês inteiro, só de ideias, a Poli Júnior trouxe ao cliente as melhores possibilidades de aprimoramento para todas as etapas, e o melhor: sem fugir do orçamento!

Pautados na metodologia Lean, conseguimos agregar muito valor ao nosso cliente, sempre mostrando os Resultados e Ganhos, Detalhamento das Contramedidas, o Roadmap de Implementação e os Pontos de Atenção.

Os Resultados

Não tem sensação melhor do que observar todo o seu esforço e trabalho ser implementado em uma empresa sênior: e foi isso que aconteceu! À medida que íamos propondo melhorias nos processos, a Faci.ly tentava realizar a implementação das nossas ideias, e conseguíamos ver de perto que otimizamos parte dos processos, reduzimos retrabalho e promovemos uma melhor organização.

A Faci.ly mudou de galpão, e já está implementando várias de nossas ideias na nova operação. Nossa última entrega foi um Manual de Implementação e Indicadores, onde detalhamos como acompanhar e medir as nossas proposições.

Lean, o grande diferencial do projeto!

Guiados pela Lean Institute Brasil (LIB), um instituto renomado que espalha o conhecimento de Lean de forma brilhante por universidades e grandes empresas, a equipe do Faci.ly consumiu, durante semanas, um treinamento completo sobre a metodologia Lean, além de uma mentoria focada no projeto, sob a ótica de consultores experientes da LIB. Aprendemos a montar o A3 do nosso projeto, mapear processos da maneira correta, estruturar o pensamento dos 5 porquês, elaborar contramedidas do jeito certo e quantificar ganhos.