Projeto BOSS PHONE 2.0

Leonardo Tanganeli, Beatriz Segatti e André Tulha

Trabalhamos com uma grande empresa de tecnologia brasileira, a qual conta com mais de 1000 funcionários e cujas soluções se concentram em Consultoria Estratégica Digital, Squads de Desenvolvimento Ágil e Consultoria de Growth Hacking.

O Problema

A Boss Phone 1.0 teve como objetivo estudar o mercado de peças de iPhone em duas regiões principais: O Alto do Tietê e Vale do Parnaíba. A partir do sucesso no primeiro projeto, foi solicitado uma segunda parte, que chamaram de “Boss Phone 2.0”, responsável por validar a abertura da empresa por meio da definição de uma das regiões, o Alto do Tietê, e da realização do plano operacional, de marketing e financeiro da empresa.

A Solução

O projeto contou com 5 entregas principais, distribuídas entre os seguintes tópicos:

#01. Primeira Entrega

1. Canvas

Ferramenta padrão para definição de escopo e imersão no contexto do projeto.

2. Matriz SWOT

Dentre os pontos levantados na matriz SWOT (com foco em forças e fraquezas), destacou-se como força a proposta de atendimento premium e, como fraqueza, o fato de vender apenas peças de iPhone.

3. Análise Forças de Porter

A partir das forças de Porter, foi possível observar o nível competitivo do mercado de distribuidoras de peças de celular e a necessidade de explorar o grande número de fornecedores disponíveis para conseguir preços competitivos no mercado.

#02. Segunda Entrega

1. Avaliação do site

O site da Boss Phone (thebossphone.com.br) ainda estava em construção na época. Deste modo, foram levantadas recomendações para melhoria da plataforma – visando atingir o look “premium”.

2. PIC

O Perfil de Cliente foi apresentado no projeto de pesquisa de mercado (Boss Phone 1.0), necessitando apenas ser documentado no projeto Boss Phone 2.0.

3. Estratégia de Marketing

Para o Marketing foram pensados em três principais ações:

  • Posts no blog;
  • Parceria com um influenciador digital, visando o atingir pequenas e médias assistências técnicas;
  • Impulsionamento do site, posts nas redes sociais e de páginas do blog (Google, Youtube e Facebook Ads).

Estas atividades foram posteriormente colocadas em um Diagrama de Gantt.

#03. Terceira Entrega

1. Funcionários

Visando obter alguns custos da empresa, montou-se um organograma, descrevendo o cargo, a função, a quantidade de pessoas de cada cargo e o salário individual.

2. Matrizes operacionais

Foram feitas matrizes 5W2H para dois cenários diferentes: Pré-Operacional e Operacional. Tais matrizes foram adaptadas para cada caso (removidas algumas colunas descartáveis).

Por fim, com a descrição de cada atividade pré-operacional e de marketing, montou-se um Diagrama de Gantt para o curto prazo.

3. OKR’s

A pedido do cliente, foram criados 5 resultados chaves a serem alcançados pela empresa, com o objetivo de aumentar as vendas, melhorar a qualidade do produto e melhorar a qualidade do atendimento.

#04. Quarta Entrega

1. Clientes

Com a região definida (Alto Tietê) e utilizando o Economapas, foram mapeadas todas as assistências técnicas da região, coletando seus dados e classificando entre estabelecimento pequeno, médio e grande.

2. Premissas de cálculo

Por já possuir alguns dados em mãos, foram validadas com a cliente algumas premissas (Sazonalidade e Crescimento do setor) e métodos para o cálculo das projeções e da receita.

Entrega Final

A última entrega contou com a recomendação final, a planilha financeira e o compilado das outras entregas.

1. Recomendação

Baseando-se nos indicadores financeiro favoráveis, o conhecimento da cliente do setor, da possibilidade de expandir o catálogo para Android e expandir o raio de vendas, foi recomendado a abertura da Boss Phone.

2. Riscos

Dada a recomendação, foram pontuados os riscos atrelados à decisão: Alta no dólar, Mudança no padrão de consumo de celulares, etc.

3. Análise financeira

Projetando as receitas e despesas para os cenários: pessimista, realista e otimista, foram obtidas as principais métricas financeiras (VPL, TIR, Payback, Break-Even e CAPEX inicial).

Os Resultados

Com as métricas positivas e a análise do mercado favorável, foi recomendada a abertura da BossPhone. Deste modo, a cliente iniciou o processo pré-operacional descrito pelo projeto, visando a abertura da distribuidora.