Projeto Mecânico: conheça cada uma de suas etapas

Você deseja entender melhor como um projeto mecânico é realizado? Caso deseje, significa que esse é o conteúdo certo para você.

Antes de tudo, é importante observar que a sua importância é gigantesca, sendo responsável por otimizar muitos problemas do nosso cotidiano. Uma máquina, objeto ou peça consegue facilitar, e muito, o processo de desenvolvimento industrial ou até mesmo manual.

Portanto, aprender mais sobre o assunto é algo importante, mesmo quando não se atua na área. A construção de um projeto mecânico envolve várias habilidades e ferramentas, havendo algumas etapas importantes que precisam ser seguidas e respeitadas.

Em razão disso, resolvemos listar as principais etapas de um projeto mecânico, bem como algumas informações cruciais que estão atreladas ao seu desenvolvimento. Continue lendo esse texto para compreender de forma definitiva o caminho que se precisar percorrer para criar um projeto mecânico.

Tenha uma boa leitura!

O que é um projeto mecânico?

Um projeto mecânico consiste em um conjunto de dados utilizados durante o desenvolvimento de um equipamento. Ele reúne informações que serão fundamentais para o sucesso de uma criação.

Por se tratar de um processo extenso, o objetivo é justamente facilitar. Suas etapas são contínuas e independentes, mas quando executadas da maneira correta, resultam em algo satisfatório, cumprindo a função da maneira adequada.

O projeto mecânico consegue colocar em evidência as soluções e possíveis imprevistos, buscando produzir um equipamento funcional e seguro. Tudo é realizado por meio de cálculos estruturais e dimensionamento de componentes, focando sempre na segurança do produto e dos envolvidos no sistema de produção.

Em grande parte dos casos, as etapas são auxiliadas por softwares conhecidos no mercado, como o AutoCAD 2D, um dos mais utilizados pelos profissionais da área.

Esses softwares são utilizados para facilitar a ilustração do projeto, representando as ideias com mais realismo. Os desenhos técnicos, ou detalhamento de projeto, vão servir para que o projeto seja executado de maneira precisa, obedecendo os mínimos detalhes.

É importante ressaltar que um projeto mecânico precisa ser elaborado por um profissional qualificado. Assim, será possível garantir a segurança e usabilidade do produto. Somente alguém que domina o assunto vai conseguir seguir corretamente as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mantendo a legalidade do projeto.

Mas afinal, quais são as etapas de um projeto mecânico?

Após conhecer melhor o projeto mecânico, chegou o momento de conhecer suas etapas. Dividimos cada uma delas por tópicos, buscando facilitar o seu entendimento sobre elas.

Portanto, não precisa se preocupar, pois vamos detalhar cada uma delas de forma separada. Antes de iniciar, é importante evidenciar que cada etapa possui um propósito, o que as tornam necessárias quando se deseja desenvolver um projeto mecânico sem eventuais problemas ou dificuldades.

O processo é dividido em 6 principais etapas, sendo elas: análise de viabilidade e concepção, desenvolvimento da máquina, desenho mecânico e a modelagem 3D, análise dinâmica, prototipagem e elaboração da documentação.

#01. Análise de viabilidade e concepção:

A primeira etapa, de análise de viabilidade e concepção, envolve o estudo que precisa ser realizado antes de se colocar uma ideia em prática. Ela é realizada após o reconhecimento de um problema, ou seja, quando se existe a percepção de que uma questão precisa ser resolvida ou otimizada.

Para isso ocorrer da maneira correta, um mapeamento geral precisa ser realizado. Desta forma, será possível compreender o leque de possibilidades que podem ser exploradas, bem como algumas respostas cruciais para o desenvolvimento da criação.

Nessa etapa, alguns requisitos são definidos, estruturando os aspectos iniciais do projeto. Os materiais e instrumentos que serão utilizados começam a ser pensados, retratando as necessidades de forma precisa.

Além de tudo isso, também é necessário estipular uma delimitação de recursos, o que acaba evitando a geração de gastos desnecessários.

#02. Desenvolvimento da máquina:

Após o estudo do caso, chegou o momento de realizar o desenvolvimento da máquina. Essa etapa consiste em realizar o dimensionamento das medidas, assim como o cálculo de esforços solicitantes à estrutura.

A partir de então, o projeto começa a ganhar forma, tendo suas principais características em evidência. O modo de operação da máquina e outros detalhes também são definidos nesse estágio.

Deste modo, essa etapa acaba sendo imprescindível para garantir a execução do projeto da maneira adequada, dificultando as possibilidades de erros ou problemas.

#03. Desenho mecânico e modelagem 3D:

Com os detalhes calculados e definidos, o projetista começa a pensar na ilustração da ideia, dando início ao Desenho Técnico Mecânico (DTM).

Através disso, será possível enxergar com mais precisão o detalhamento das peças e suas flexibilidades dimensionais. Uma das alternativas baseia-se na realização da modelagem 3D das peças.

A modelagem 3D ajuda a aumentar o realismo da criação, representando as peças tridimensionalmente. Com isso, é muito utilizada quando se deseja fazer uma apresentação mais realista a possíveis investidores, por exemplo.

#04. Análise dinâmica:

Finalizado o desenho mecânico, chegou o momento de realizar a análise dinâmica.

Assim como a etapa passada, essa etapa também é auxiliada por softwares conhecidos no mercado. Aqui, diversas simulações são realizadas para verificar o funcionamento da máquina, incluindo a simulação estrutural estática e dinâmica, bem como a simulação de dinâmica de fluidos.

#05. Prototipagem e testes:

Esse é o momento mais aguardado, onde se tira o projeto do papel. Essa etapa é definida como prototipagem, no qual alguns testes são realizados.

Os testes são necessários para observar se a criação está funcionando da maneira adequada, atendendo os requisitos vitais. Portanto, a primeira versão do produto consiste em uma versão de testes.

Quando percebidas, as falhas são solucionadas nessa etapa, tornando-a indispensável no processo de criação de um projeto mecânico. As melhorias e ajustes são realizadas nesse estágio, algo comum de existir em um produto totalmente novo. Assim, observar cada detalhe é fundamental, principalmente quando se deseja buscar o sucesso final do projeto.

Essa etapa também é importante para quem busca atrair investimento ao projeto, visto que a exibição de uma versão realista acaba tornando a análise mais interessante.

#06. Elaboração da documentação:

Após realizar os ajustes e melhorias, o projeto está finalizado e precisa ser legalizado.

Em alguns casos, algumas documentações podem ser necessárias. Com isso, o projetista precisa estar atento quando for preciso fornecer algumas informações ao cliente ou instituições reguladoras.

Conclusão

O projeto mecânico envolve diversas etapas importantes que são imprescindíveis para o seu sucesso. Embora pareça complicado, há alguns mecanismos que podem facilitar o seu entendimento.

Durante o seu processo de desenvolvimento, se alguns detalhes passarem despercebidos, é muito provável que alguns erros sejam cometidos, comprometendo o resultado do projeto. Portanto, seguir cada etapa acaba se tornando uma tarefa crucial.

Levando tudo isso em consideração, quando não se entende muito sobre o assunto, é indispensável procurar algum especialista ou empresa do ramo. Executar um projeto mecânico sem conhecimento técnico pode gerar consequências sérias, portanto, nunca é recomendado.

Em caso de dúvidas ou sugestões, você pode entrar em contato com a nossa equipe clicando aqui. Não hesite em buscar ajuda em casos de necessidades, principalmente quando se trata de um assunto que você não domina tanto. Mas, se você deseja aprender mais sobre assuntos relacionados, basta clicar aqui para acessar o nosso blog. Lá você vai encontrar diversos conteúdos educativos sobre diversos temas.

carta-de-serviços-do-nmec
prototipagem 1
Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts relacionados