fbpx

abril 25, 2023

Criação e Gestão de Negócios

Precisando de um modelo eficiente de consultoria para a sua empresa? Conte com a Poli Júnior!

app-para-startups
Índice

Mas, o que é a Consultoria Empresarial?
Nada mais é do que um auxílio para a melhoria da gestão de uma empresa por meio de um diagnóstico de problemas e análise de dados, com o objetivo de auxiliar o empreendedor a otimizar a sua gestão. Com ela, é possível reduzir custos, tornar processos mais eficientes, aprimorar as finanças, planejar expansões do negócio, entre outras abordagens.
Quando vinda de um especialista, esse tipo de consultoria pode solucionar diferentes obstáculos relacionados ao negócio. Pode ser, por exemplo, que a gestão empresarial esteja ineficiente, as vendas em baixa, ou ainda, que o gestor precise criar um plano estratégico para os seus projetos. Assim, este tipo de consultoria envolve uma troca de experiências e conhecimentos entre um especialista e uma empresa.  

Uma mulher realizou consultoria para empresas em seu laptop em frente a uma janela.

Quem realiza a Consultoria Empresarial?
A consultoria empresarial pode ser realizada tanto por profissionais autônomos, quanto por empresas especializadas na atividade. Mas não se trata de uma demanda integralmente terceirizada, já que o envolvimento de gestores é fundamental para o sucesso da iniciativa. Esse trabalho deve ser realizado em parceria com os líderes da empresa, que precisam estar com a mente aberta para receber sugestões e trocar ideias. O consultor é um profissional qualificado e que tem conhecimento e experiência de mercado. Ele, então, trabalha em conjunto com os gestores do negócio, de modo a auxiliá-los na resolução de problemas – ou até na identificação deles.

Um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa em uma reunião de consultoria para empresas.

Qual a função desse serviço?
O papel da consultoria, portanto, é coletar informações sobre a empresa, desenvolver um plano de ação estratégico para que seja colocado em prática e, por fim, analisar resultados. É durante essa troca de conhecimentos que o consultor fica apto a levar insights e propostas à liderança da empresa, que pode acatar ou não as sugestões. O principal objetivo é verificar desafios e oportunidades de crescimento na empresa e auxiliar na tomada de decisão. Estamos falando de um serviço cada vez mais recorrente. Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado de consultoria cresceu 7% em 2016, alcançando um valor de mais de 58 bilhões de dólares, segundo a Source Global Research.


Quem precisa de consultoria e quando contratá-la?
Na prática, qualquer empresa pode se beneficiar de uma consultoria, já que esse olhar de fora traz insights importantes para o futuro do negócio. E isso pode estar relacionado a vários âmbitos da empresa: gestão financeira, vendas, recursos humanos, contabilidade, tributos, entre outros. Contratar uma consultoria é uma medida válida se você tem um problema de ineficiência que deseja resolver ou se tem uma oportunidade em vista que não sabe bem como aproveitar. Se você identificar que precisa de um guia de ação, vale o investimento. Além disso, a consultoria pode ser muito vantajosa para empresas que precisam criar uma estratégia de crescimento para o futuro. Assim, o consultor auxilia no diagnóstico do negócio, identificando o que pode ser melhorado e o que deve mudar.

Uma lupa sobre uma mesa com laptop, papel e materiais de consultoria para empresas.

Para todo tipo de empresas
Muitos imaginam que esse serviço não é adequado para empresas pequenas. Longe disso, esse tem sido um mercado cada vez mais explorado por consultores, uma vez que a consultoria traz benefícios para negócios de todos os portes e segmentos do mercado. O ponto crucial, para qualquer tipo de negócio, é que o empreendedor precisa ter em mente que o trabalho de consultoria demanda tempo. Isso acontece porque são feitas reuniões frequentes com o consultor, presenciais ou online, e é durante esses momentos que ambos poderão trocar informações e fazer descobertas sobre o negócio. Para isso, é fundamental reunir uma série de dados, pois eles serão requisitados pelo consultor. Relatórios, informações e análises são úteis para que o profissional adquira uma visão mais aprofundada do negócio. No entanto, o trabalho de consultoria empresarial é gradativo, já que as mudanças não são implementadas da noite para o dia. Por isso, paciência e dedicação são essenciais ao gestor!

Uma mulher sentada em uma mesa com um laptop e papéis, trabalhando em consultoria para empresas.

Como funciona uma Consultoria Empresarial?
Uma consultoria empresarial pode funcionar de muitas maneiras. A mais comum tem as seguintes etapas:
1. O gestor identifica a validade da contratação de uma consultoria;
2. A empresa escolhe uma consultoria;
3. A consultoria se reúne com a empresa para entender os objetivos da contratação;
4. A consultoria analisa os dados da empresa e possíveis dores da empresa;
5. A consultoria se reúne com a empresa para apresentar insights e mostrar rotas para resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades;
6. A empresa começa a implementar mudanças a partir das soluções apontadas pela consultoria.
Importante ressaltar que o passo a passo citado acima não acontece sempre da mesma maneira, mas essa é uma simplificação que serve para ilustrar a dinâmica da contratação de uma consultoria empresarial. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o consultor, mesmo atuando com a empresa, não é responsável pela tomada de decisão. Isso continua sendo dever dos gestores do negócio, que não podem abdicar do seu papel para a efetividade da estratégia.

Como a Poli Jr pode impulsionar seu negócio
Com a Poli Jr, você aprimora seu negócio de forma confiável, minimiza riscos e otimiza seu tempo! Temos duas frentes de atuação primordiais para o processo de consultoria empresarial:


Gestão de Processos
Nossa Gestão de Processos tem o objetivo de aumentar a eficiência do seu negócio. A partir de uma análise profunda das áreas e mapeamentos dos processos, identificamos gargalos que impedem a sua empresa de atingir sua maior produtividade e eficiência e propomos soluções inovadoras para transformar o seu negócio.
● Mapeamento de operações,
● Redesenho dos processos e automatização de atividades diárias
● Melhoramento do fluxograma de processos que garantem o bom
funcionamento da empresa.

Visualização e Análise de Dados
Com nosso serviço de Visualização e Análise de Dados, te ajudamos a tomar decisões mais assertivas, prever cenários futuros, automatizar processos e acompanhar seus resultados por meio do estudo aprofundado do banco de dados da sua empresa. Organizando e interpretando suas informações, projetamos possíveis cenários para que, juntos, possamos entender o melhor caminho a ser seguido para o seu negócio.
Implemente a cultura Data Driven na sua empresa aplicando um projeto de análise de dados com a Poli Júnior.

A logomarca da Poli Junior, consultoria para empresas.

Compartilhar

Mais artigos

plugins premium WordPress