Pesquisa de Mercado: Saiba o que é e por que ela é tão importante

Para entender a viabilidade do sucesso do seu negócio em um nicho, é necessário compreender a percepção do público sobre a sua marca, ou o que se espera de um novo produto ou marca prestes a entrar em um dado mercado. Dessa forma, a pesquisa de mercado permite que você conheça seu ambiente de atuação, suas carências, seus consumidores, seus desejos, necessidades  e hábitos, de forma a adaptar seu produto ou serviço para a demanda existente ou até mesmo criar esta demanda de forma a supri-la com seu produto.  

Na pesquisa de mercado, você define seus objetivos e seu público-alvo, coleta dados, analisa-os e estuda sua concorrência. Assim, torna-se possível compreender seus desafios e explorar possibilidades, analisando estratégias e o seu desempenho. Ou seja, seu principal objetivo é identificar oportunidades e diminuir o risco na tomada de decisões. Ficou curioso? Continue conosco para entender sua elaboração e aplicação.

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é o primeiro passo para uma estratégia de posicionamento de sucesso, pois é imprescindível compreender a percepção do público sobre a marca, caso ela  já atue no mercado, ou o que se espera de um novo produto ou marca, que ainda está ensaiando sua entrada neste mercado. 

Ao pesquisar o mercado no qual você deseja se inserir, isso faz com que você:

  • Conheça seu ambiente, os nichos de mercado e suas carências, 
  • Se familiarize com seus consumidores, compreendendo quem é seu público-alvo, seu comportamento, seus desejos, necessidades  e seus hábitos, adaptando seu produto para a demanda existente ou até mesmo criando esta demanda, de forma a supri-la com seu produto. 
  • Defina seus objetivos e seu preço, tendo como base a visão do seu produto por parte dos clientes, quais são os seus diferenciais e quais os custos necessários para elaborar o preço que será cobrado por seu produto ou serviço;
  • Identifique e colete dados sobre quais outras empresas oferecem produtos ou serviços semelhantes, a ponto de serem suas concorrentes;  
  • Compreenda seus desafios, estudando casos bem-sucedidos e analisando os erros dos concorrentes para não cometê-los em seu negócio;
  • Explore oportunidades, analise estratégias e bons desempenhos e busque aprender sempre mais sobre o mercado; 
  • Tenha uma visão global do panorama econômico, preparando-se para diversos cenários e considerando o maior número possível de possibilidades e imprevistos. 

Como fazer uma pesquisa de mercado? 

Antes de começar, é importante definir o que exatamente você quer descobrir em relação ao mercado, pois existem muitas variáveis que podem ser analisadas. Para identificar e analisar estas variáveis, elaborando efetivamente uma pesquisa de mercado, é possível usar táticas variadas, que devem ser escolhidas – ou usadas em conjunto – de acordo com seus objetivos. Algumas opções são:

  • Benchmarking: processo em que uma empresa avalia a concorrência, incorporando práticas bem-sucedidas e aperfeiçoando seus métodos;
  • Análise SWOT: técnica de planejamento estratégico utilizada para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • Mystery shopping: abordagem na qual é analisada a qualidade do atendimento de uma empresa ou serviço;
  • Monitoramento de mídia, acompanhando a presença da marca nas redes sociais e sua interação com os consumidores;
  • Análise de dados, utilizando o Big Data e os mecanismos de busca a seu favor e coletando o máximo de informações que sejam relevantes para a implementação de melhorias em seu negócio.

Outra tática interessante para começar a conhecer seu público é a utilização de uma landing page no seu site ou blog, isto é, uma página desenvolvida para levar o visitante a realizar uma ação, que pode ser, por exemplo, a captura de email para contato em troca do envio de um conteúdo relevante para o visitante. Este conteúdo deve estar alinhado ao seu posicionamento de marca e pode ser o caminho para conquistar, futuramente, uma compra deste cliente. 

De modo geral, alguns passos básicos para elaborar esse estudo são:

  • definição do objetivo da pesquisa;
  • escolha do público-alvo
  • definição da amostragem
  • roteiro da pesquisa
  • aplicação da pesquisa
  • análise dos resultados.

Neil Patel, grande nome do marketing digital, elenca sete tipos de pesquisa de mercado:

  1. Diagnóstico de mercado: primeiro passo para conhecer os concorrentes, a demanda de produtos, serviços e os desafios do nicho em questão. Os consumidores são entrevistados de forma direta ou pesquisa-se sobre as empresas atuantes no ramo. 
  2. Análise da concorrência: serve para entender como deve ser feito o posicionamento de mercado com base nos demais concorrentes, descobrindo as fortalezas e as fraquezas e otimizando as estratégias de inserção. Ouvir as opiniões dos consumidores leva a insights sobre as táticas da concorrência, aquilo que deve ser melhorado e o que não deve ser feito, além de verificar como se dá o relacionamento do cliente com o produto ou marca já presente no mercado.
  3. Market share: analisar a participação no mercado é útil para indicar a parcela de atuação da sua empresa, como ela se relaciona com os demais concorrentes e qual seu potencial de crescimento.
  4. Buyer persona: é importante criar um personagem que represente seu consumidor ideal, a fim de direcionar as estratégias de negócio. Este perfil deve ser construído com base em informações reais, considerando variáveis como idade, gênero, profissão, região onde mora, hobbies, hábitos de compra, tecnologias utilizadas, etc. Isto facilita a definição de conteúdo e abordagem, o tom de voz usado na comunicação com o público, a escolha de palavras, etc.
  5. Tendências de mercado: são uma tentativa de prever as oscilações e novidades no mercado, reduzindo impactos negativos e podendo ajudar na preparação da produção. É necessário estar sempre atento a elas para se destacar da concorrência e trazer inovações e tecnologias primeiro, ganhando vantagem competitiva.
  6. Intenção de compra: permite identificar o preço que os consumidores estão dispostos a pagar pelo seu produto. Além de descobrir o possível preço, é possível deduzir quais as melhores estratégias de marketing, o ciclo de vida do produto e insights sobre produtos que podem ser introduzidos no mercado.
  7. Teste de produto: busca identificar se já há um produto similar no mercado, observando pontos de melhoria. Além disso, outra possibilidade de pesquisar seu mercado é testando nomes para seus produtos e serviços, verificando se um possível nome será bem recebido pelo público; se ele apela ao consumo, remete ao seu preço ou qualidade, se gera uma intenção de compra dos entrevistados, etc.

Qual é sua importância para as empresas?

Já entendemos que as pesquisas de mercado são necessárias para compreender a viabilidade da introdução de um novo produto ou serviço, identificando oportunidades de negócio. A partir destas informações, torna-se possível verificar quais os principais setores e nichos de atuação no mercado desejado, quais suas falhas e lacunas que necessitam ser preenchidas, quais as oportunidades que devem ser aproveitadas e como funcionam seus concorrentes. 

Além de conhecer seu público, as pesquisas de mercado oferecem um panorama sobre as estratégias utilizadas pelos concorrentes, análises sobre o desempenho de outros atores e a mensuração do mercado. Uma boa pesquisa de mercado, assim, possibilita a alocação correta de recursos e de esforços, visto que serão utilizadas estratégias mais eficientes para alcançar seus objetivos de negócio, ampliando as chances de sucesso da sua empresa. 

Conhecer seus futuros clientes, sua concorrência e suas oportunidades permite que você posicione sua marca de forma mais assertiva, diferenciando-se no mercado e sendo lembrado pelos clientes. A partir destas informações, tomam-se as decisões estratégicas em relação a qual a melhor forma de divulgar seu produto, melhorar suas vendas, otimizar o atendimento, analisar a concorrência, enfim, entender o que se passa do lado de fora da empresa a fim de orientar suas ações e aumentar sua competitividade no mercado em que você atua.

Se você quiser uma ajudinha para analisar, de forma criteriosa, todos os fatores que podem impactar a performance e o desenvolvimento do seu negócio, entre em contato com a Poli Júnior e converse com nossa equipe para saber mais sobre nosso serviço de pesquisa de mercado. 

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