fbpx

novembro 19, 2020

Arquitetura e Civil

O que é uma Planta Humanizada? Saiba suas principais vantagens

Ao se tentar vender uma ideia, é importante que se tenha um modelo mais concreto e atrativo para que o possível comprador crie interesse nessa ideia. 

Do mesmo modo, ao se tentar vender uma edificação, seja ela uma casa, apartamento, prédio ou qualquer outro tipo de edificação, a criação de uma planta humanizada irá facilitar a compreensão e identificação do comprador com a ideia.

Assim, é muito importante que tanto os projetistas quanto os seus contratantes saibam a importância de se fazer uma planta humanizada, e como isso irá gerar maiores retornos. 

Por isso, neste post vamos conhecer melhor o que é uma planta humanizada, quais as vantagens dela, além de como são utilizadas, tanto para valorizar o imóvel quanto para facilitar a comunicação. 

O que é uma planta humanizada

O termo planta humanizada deriva do termo técnico utilizada em arquitetura e urbanismo, “humanização” que se dá pela prática de criar desenhos mais elaborados e que promovam uma forma mais didática e que facilite o entendimento de clientes mais leigos.

Ter uma planta humanizada possibilita aos clientes refletir com uma maior propriedade e proximidade de como o ambiente irá ficar quando estiver construído. 

Isto permite também que, quando possível, sejam feitas mudanças e melhorias que atendam melhor às necessidades dos clientes antes mesmo de se construir.

Quando um cliente busca um arquiteto para se fazer mudanças em um imóvel, seja para se fazer a decoração, reformar ou construir do zero, ele busca entender plenamente como o imóvel irá ficar distribuído, desde a disposição de cômodos até como se dará a distribuição dos móveis em cada cômodo.

Esses detalhes mais voltados a decoração e paisagismo são todos responsabilidades de quem está responsável pela execução da planta humanizada

Já que uma planta puramente técnica não dará conta do recado no tocante a comunicação com o cliente.

Sendo uma das principais características das plantas humanizadas o fato dela apresentar desenhos coloridos e mais bem trabalhados, com efeitos de luz, texturização, móveis e até automóveis, para que o cliente mais leigo tenha uma melhor noção de espaço dentro da concepção da obra.

Aliando as características técnicas da planta baixa com uma decoração colorida e cativante, dando a planta uma estética mais amigável fazendo com que o cliente entenda seu próprio projeto sem a necessidade da linguagem técnica utilizada nos projetos arquitetônicos.

Porque fazer uma planta humanizada?

Durante o briefing, o cliente irá passar para os responsáveis pela obra todas as informações e necessidades que precisam ser atendidas

Nesse momento é feito o repasse das informações, desde quantidade de quartos, suítes, andares, escadas, jardins, garagens, etc.

O arquiteto irá criar um desenho técnico tradicional, que terá a função principal de guiar a obra, no entanto, muito provavelmente o cliente não será capaz de entender e visualizar a sua casa dos sonhos pronta em um papel que apenas apresenta várias linhas, retas e números.

Ao se fornecer uma planta humanizada ao invés disso, pode se ter certeza que o cliente não só irá entender como se dará a realização de seu sonho, como também irá criar rapidamente uma conexão com o projeto.

E caso necessário, será mais fácil de se identificar possíveis alterações de modo mais rápido e fácil, sem que tenha havido o gasto desnecessário. 

O fato de não ser necessário conhecer termos técnicos permitem que o cliente se sinta mais à vontade para solicitar essas mudanças e mesmo questionar o porquê das qualquer elemento.

Já que bastará apenas mostrar no desenho ao invés de se comunicar com termos técnicos específicos da arquitetura.

Quais as vantagens da planta humanizada?

Resumidamente, as vantagens de se ter uma planta humanizada são diversos, e são bastante focados na compreensão e comunicação, principalmente, entre partes durante as primeiras fases de um projeto, durante o planejamento. 

É sabido que se ter uma comunicação de qualidade é importante para que permita a execução de um projeto da forma correta, sem que haja retrabalhos e consequentemente maiores custos.

Podemos listar como as principais vantagens de se executar uma planta humanizada:

  • Viabiliza a explicação do projeto a pessoas leigas
  • Permite o claro entendimento sobre o seu layout
  • Possibilita a fácil interpretação quanto ao tamanho dos ambientes
  • Cria uma noção mais realística sobre a função de cada espaço
  • Sugere a adequação de mobiliário e demais instalações
  • Faz uso de desenhos bastante didáticos
  • Projeta ambientes verdadeiramente admiráveis
  • Mexe com a imaginação do cliente que passa a se ver no local
  • Pode ser usada tanto no formato digital quanto impresso.
Uma imagem de um pôster com a palavra poli sobre layout de cozinha.

Quais softwares são usados na criação de plantas humanizadas?

Em decorrência do avanço tecnológico que se tem experienciado, diversas tecnologias surgiram para facilitar os trabalhos e atividades humanas, dentre eles os softwares que podem auxiliar na criação das plantas humanizadas.

Alguns dos programas mais utilizados para se fazer uma planta humanizada são o Corel Draw e Photoshop, que são populares e fáceis de mexer.

No entanto, não são focados nessa função, e sim na edição e criação de imagens.

Dentre os softwares criados com o intuito de facilitar a criação de plantas humanizadas, que apresentam mais recursos que auxiliam em sua criação, temos:

  • Sketchup;
  • 3DS Max;
  • Lumion;
  • AutoCAD.

Conclusão

Por fim, podemos observar que as plantas humanizadas vem acompanhadas de diversas vantagens que fazem muita diferença durante as etapas que envolvem os processos da obra

Desde o planejamento até a venda de imóveis, a planta humanizada irá auxiliar na comunicação entre as partes, dando ao cliente uma noção mais realista de espaço da edificação, assim analisando se o imóvel irá suprir suas necessidades.

Uma imagem de um pôster com a palavra poli sobre layout de cozinha.

Mais artigos

plugins premium WordPress