fbpx

Ultima Atualização: janeiro 10, 2023

Arquitetura e Civil

Construção e sustentabilidade em obra civil residencial: como preservar o meio ambiente e garantir os seus sonhos?

obra-civil-residencial
Índice
Banner divulgando a Carta de Serviços do NCiv com imagem de documento intitulado “Núcleo de Engenharia Civil e Arquitetura”. Inclui um botão que diz "Baixe GRÁTIS" em um fundo amarelo e laranja.

Quando o assunto é sustentabilidade em uma obra civil residencial, empresas de engenharia precisam estar devidamente atualizadas para oferecer o que há de mais recente nos avanços científicos e tecnológicos para a área. 

 

Isso porque, para realizar uma obra civil residencial ou empresarial, os proprietários buscam essas inovações para garantir construções com menor impacto ambiental, além de economia financeira.

 

Sendo assim, é interessante entender quais são as possibilidades para a construção civil ser mais sustentável. 

 

Nesse caso, podemos citar projetos hidrossanitários com sistemas de captação de chuva e manejo sustentável de água, e projetos elétricos que reduzem gastos com energia.

 

No entanto, é comum haver dúvidas sobre quais os benefícios dessas soluções na realização de uma obra civil residencial ou empresarial.

 

Nesse texto, falamos um pouco sobre as possibilidades e vantagens dessas opções para construção civil, além de ressaltar a importância de contar com empresas de engenharia civil e arquitetura para essas inovações em suas obras. 

 

Para entender mais, continue a leitura.

 

Obra civil residencial pode se tornar mais sustentável?

 

Por muitos anos, a construção de uma obra civil residencial ou empresarial foi considerada uma fonte potencialmente poluente. 

 

Nos últimos tempos, foram feitos esforços por parte do setor da construção civil em busca de exercer uma contribuição menos negativa para o meio ambiente. 

 

Dessa forma, empresas de engenharia buscaram identificar como poderiam preservar os recursos naturais durante o seu trabalho. 

 

Concluíram que a construção civil e a sustentabilidade podem andar lado a lado se inovações da área forem utilizadas nos projetos de uma empresa de engenharia.

 

Entre as possibilidades para o setor da construção civil se tornar mais ecológico, estão as opções de contar com sistemas de energia sustentáveis.

 

Os principais exemplos são projetos hidrossanitários, que incluem manejo mais adequado da água e captação de água da chuva, e projetos elétricos, que visam a reduzir gastos energéticos.

 

Eles utilizam a água da chuva no abastecimento hidráulico da residência.

 

As opções sustentáveis para projetos de empresas de engenharia reduzem o impacto ambiental de uma obra civil residencial ou empresarial, além de apresentar outros benefícios, tanto para o construtor como para o proprietário do edifício.

 

Além disso, a geração de empregos e a contribuição para o cenário econômico e ambiental do país são alguns dos motivos que podem estimular empresas de engenharia a fazer uso de opções mais sustentáveis em seus projetos.

 

Isso porque, tornar a construção civil cada vez mais sustentável, trata-se de um projeto para o futuro.

 

A sustentabilidade no setor demonstra inovação e consciência por parte do mercado, agregando valor não só para proprietários e profissionais, como também para a área de construção civil de uma forma geral.

 

O que pode ser inserido num projeto de construção para torná-lo mais sustentável?

 

O termo “sustentabilidade” está frequentemente associado à indústria da construção.

 

Quando usado para descrever um projeto, geralmente pode ser considerado como um conjunto de técnicas e práticas sistemáticas que são usadas para gerenciar o impacto ambiental de um projeto.

 

Sustentabilidade não se trata apenas de como você constrói sua casa; trata-se também de como você vive sua vida.

 

Há muitas maneiras de deixar um local de construção sustentável, como implantar sistemas adequados de captação de água e reuso dentro do imóvel.

 

Já através de projetos elétricos é possível ter um detalhamento em melhor aproveitamento do rendimento das instalações elétricas de seu espaço.

 

Os benefícios são vários, mas os principais são a redução de despesas com contas de luz e energia e a garantia de ter mais segurança para os moradores, já que existe uma prevenção de curtos-circuitos, queimas de aparelhos e incêndios.

 

Com a Poli Júnior o projeto é dimensionado com todos os detalhes e é feita a determinação dos circuitos que alimentam todos os componentes elétricos da edificação por meio de plataforma BIM – Building Information Modeling, que permite a visualização e compatibilização em 3D do seu projeto.

 

A importância de estabelecer a sustentabilidade no setor de construção civil é cada dia maior. 

 

Outra maneira de investir neste sistema é através do projeto hidrossanitário que traz a garantia de eficiência do sistema com objetivo de evitar danos desnecessários no sistema de água e esgoto do imóvel.

 

Basicamente consiste em entender o melhor trajeto que pode ser realizado para a água, desde a caixa d’água até sua destinação final em sistema público ou fossa séptica, por meio dos melhores sistemas de visualizações e simulações.

 

A Poli Júnior também apresenta o projeto através da plataforma BIM, que mostra de forma detalhada o manejo eficiente da água, com redução de gastos desnecessários, alcançando, assim, um trajeto inteligente.

 

Sustentabilidade representa o futuro na Engenharia Civil e Arquitetura

 

É indispensável que empresas de engenharia e arquitetura estejam atualizadas no que se refere às inovações tecnológicas e científicas do mercado da construção civil e no que pode contribuir para a sustentabilidade em uma obra civil residencial ou empresarial.

 

Isso porque projetos elétricos e hidrossanitários sustentáveis são apenas algumas das opções inovadoras que vêm se tornando tendência no setor da construção.

 

Profissionais da engenharia civil e da arquitetura que estão por dentro das novidades voltadas para a sustentabilidade na construção agregam um valor não somente ao próprio trabalho e à área em que atuam, como também aos seus clientes, que podem usufruir de sistema sustentáveis em seus projetos com uso consciente de recursos naturais e economia financeira.

 

Dessa forma, empresas de engenharia que conhecem e oferecem opções conscientemente ambientais para seus projetos, trazem para seus clientes o futuro. 

 

Exemplo desse trabalho é a Poli Júnior, uma empresa que oferece serviços de Engenharia Civil e Arquitetura com o que há de mais inovador no mercado sustentável da construção civil.

 

Conheça a Poli Júnior

 

A Poli Júnior, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente à engenharia civil e arquitetura.

 

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento alcance todas as suas expectativas.

 

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada da Poli Júnior ajuda você. 

 

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

 

Banner publicitário de serviços de reforma residencial. Texto em português convida o usuário a clicar em um botão para entrar em contato com especialistas em consultoria. O botão diz “Entrar em contato agora”. É mostrada uma ilustração de uma casa com uma lupa.

Compartilhar

Mais artigos