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Ultima Atualização: abril 26, 2021

Gestão Empresarial e Consultoria

Como aumentar sua influência no mercado

Um grupo de pessoas em uma sala de reuniões com post-its na parede.
Índice
Banner em português anunciando serviços de consultoria empresarial, com ilustração de uma pessoa apresentando gráficos. Texto: "Sua empresa precisa de uma gestão empresarial eficiente" e botão "Entrar em contato agora".

Em um ambiente comercial cada vez mais intenso e competitivo, o mercado de produtos e serviços é paulatinamente bombardeado por inovações e mais concorrentes, assim saturando-se. Em decorrência disso, captar clientes é essencial para desenvolver um negócio sustentável e lucrativo. Neste texto, discutiremos sobre pontos que podem impulsionar sua influência no mercado!

  1.    Branding

Seja uma loja de varejo, um restaurante ou até mesmo uma prestadora de serviços ao cidadão comum, fazer o branding de sua marca pode fortalecer a imagem de sua empresa, criando identificação de seus produtos pelo consumidor, e consequentemente aumentando sua difusão no meio comercial. Para fazer isso, se atente ao visual de sua loja, que deve ser compatível com a identidade da marca, tendo como objetivo torná-la facilmente reconhecível.

  1.     Segmentação

Parece contra-intuitivo, mas seccionar seus consumidores pode te ajudar a criar uma base de clientes fiel que tenderá a preferir seus produtos aos concorrentes. Assim, determinar seu público-alvo é essencial, dentro dos possíveis consumidores, corra atrás de informações como idade, gênero, renda, localização, tendência de consumo, gostos, preferências e necessidades. Tendo essas informações, basta ver que tipo de cliente se alinha a identidade da marca e possivelmente gerará maior retorno.

  1.     Concorrência

Por ser um ambiente competitivo, o sucesso de sua empresa não dependerá apenas de seus próprios esforços, mas também como seu negócio se encaixa no mercado. Visando a maior adaptação possível ao comércio e ao cliente, o meio mais fácil e curto de fazer isso é analisar suas deficiências. Assim, utilizando uma visão macro, olhe para o que falta no mercado, e o que suas empresas concorrentes não conseguem suprir. Tendo descoberto isso, invista nesses pontos fracos e é garantido que clientes necessitados serão atraídos ao seu negócio.

       Tendo noção destes 3 tópicos iniciais, você pode se perguntar, “Mas como eu faria isso? Afinal a prática nem sempre é igual a teoria.”. A solução não é absoluta, mas com certeza envolve um aspecto da sociedade contemporânea que hoje é um pilar do mundo como o conhecemos: as redes sociais. A partir de agora, discutiremos sobre as redes sociais, e como usá-las a favor de seu negócio.

  1.     Conheça as redes sociais e seus públicos

Existem muitas redes sociais, e cada uma tem um perfil de usuário específico, com tipos diversos de interações. A escolha da rede social usada para divulgar sua marca deve considerar dois quesitos principais: o esforço necessário, e o tipo de cliente que queremos atingir. Redes sociais como Instagram e Facebook são mais focadas no meio pessoal, possibilitando um contato mais íntimo com seu público pela facilidade de interação. Já plataformas como o Twitter e YouTube são ótimas para divulgar a própria marca para uma comunidade mais abrangente, atingindo o número máximo de pessoas. Finalmente, temos outros exemplos mais específicos como o Linkedin, uma rede social voltada ao mercado de trabalho, ideal para objetivos que focam neste meio.

  1.     Metas

Tendo escolhido o público que se quer abordar, e a plataforma que será usada, o planejamento é essencial, e estabelecer metas é uma ótima forma de fazer isso. Assim, determine metas de crescimento como número de curtidas, fãs e interações entre o público. Ainda mais, se apresente como uma empresa ativa, realizando eventos em datas comemorativas, elaborando períodos de promoções e criando conteúdos relevantes ao consumidor.

  1.     Influenciadores

Afinal, quem conhece melhor do assunto do que as pessoas que dependem dele para sobreviver? Busque influenciadores em redes sociais que tenham afinidade com sua marca, e crie um bom relacionamento com os mesmos. Futuramente, estes agirão como intermediários, divulgando sua marca a um público que já é fiel a eles.

Essas são algumas dicas que nós da Poli Júnior temos para vocês, empreendedor que está tentando entrar neste mercado voraz. Não esqueça de seguir nosso newsletter para ficar ligado em todas as novidades!

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