Antes de mais nada, vocĂȘ sabe o que Ă© UX?
Antes de falar de Cases UX, entenda mais obre UX.
UX significa ExperiĂȘncia de UsuĂĄrio (User Experience). Podemos separar o termo em dois para entendermos melhor do que se trata.
UsuĂĄrio: este Ă© qualquer pessoa que utiliza o produto ou serviço e que nĂŁo estĂĄ envolvida com seu desenvolvimento. Esse pode ser um especialista em Excel construindo planilhas mirabolantes ou alguĂ©m que baixou o Uber sĂł para usar o desconto de primeira corrida. De qualquer maneira, o ser humano que irĂĄ interagir com o produto tem suas prĂłprias caracterĂsticas, dores e vontades. Todos estes que devem ser levados em conta na hora de criar algo que, afinal, sĂł funciona com a interação do usuĂĄrio.
ExperiĂȘncia: esta envolve tudo que o usuĂĄrio serĂĄ exposto ao utilizar o produto, serviço e atĂ© mesmo a marca. Tudo importa: as informaçÔes que serĂŁo trocadas, as cores dos botĂ”es e planos de fundo, os sons de quando alguma ação acontece, o tamanho das fontes, o tempo necessĂĄrio atingir um objetivo etc. Todas essas consideraçÔes influenciam o uso e a impressĂŁo que o usuĂĄrio tem do produto.
Tendo em mente esses conceitos podemos entender que sĂł visuais bonitos e capacidade tĂ©cnica nĂŁo sĂŁo o suficiente para o mercado, e que precisamos construir esse conteĂșdo de forma a otimizar a melhor interação entre ele e o usuĂĄrio.
Pensar na ExperiĂȘncia de UsuĂĄrio nos auxilia a entender quem direta ou indiretamente vai utilizar o serviço em questĂŁo, para que este tenha uma melhor qualidade e facilidade no uso. Mais do que ter uma plataforma ou produto com componentes estĂ©ticos e funcionalidades incrĂveis, o usuĂĄrio deve ser capaz de utilizĂĄ-la sem dificuldades, caso contrĂĄrio, se este nĂŁo conseguir usar o que foi desenvolvido, nĂŁo vai obter valor algum. Alguns exemplos disso sĂŁo: dizer que uma senha nĂŁo se encaixa no padrĂŁo desejado, sem fornecer uma explicação de como Ă© a maneira correta ou colocar todas as requisiçÔes de informação antes mesmo do usuĂĄrio conseguir utilizar o conteĂșdo do aplicativo.
Pesquisas mostram que os aplicativos perdem a maioria dos seus usuĂĄrios logo apĂłs a primeira instalação e apĂłs 90 dias, a retenção Ă© de apenas 1,89%. Em um meio tĂŁo dinĂąmico e competitivo, uma boa experiĂȘncia pode fazer a diferença entre uma compra e uma desinstalação.
Como começar a construção da UX?
Existem alguns pontos importantes que nĂŁo podem ser deixados para trĂĄs se quiser que sua plataforma atinja o pĂșblico-alvo desejado:
- Conhecer quem Ă© o seu usuĂĄrio
O primeiro passo Ă© conhecer o seu pĂșblico. Mas quais informaçÔes? Pense na idade, na profissĂŁo, nos objetivos, necessidades e principalmente, nas suas dores. AlĂ©m disso, busque entender o cotidiano do cliente, e com isso se aproximar ainda mais e com o objetivo de conseguir atrair ele atravĂ©s da sua plataforma.
Vamos pegar de exemplo o Spotify, que possui um pĂșblico alvo bem diverso, abrangendo pessoas de todas as idades. Ă interessante pensar em algumas coisas como: quais horĂĄrios do dia as pessoas ouvem mais mĂșsica? Quais idiomas elas preferem? As pessoas ouvem mĂșsicas que marcaram sua geração? Procuram por mĂșsicas desconhecidas?Ouvem mĂșsicas repetidas vezes? Ao responder essas perguntas conseguimos traçar o cotidiano dos usuĂĄrios do Spotify.
- Utilize a pesquisa
Como vocĂȘ pode conhecer melhor o seu usuĂĄrio? AtravĂ©s da pesquisa, Ă© possĂvel obter informaçÔes atravĂ©s do meio virtual â formulĂĄrios, enquetesâŠ- ou com entrevistas.
Foram realizadas pesquisas internas no Spotify, para descobrir comportamentos, hĂĄbitos e gostos musicais, e foi observado, por exemplo, que os ouvintes estĂŁo ligados o dia todo e nĂŁo apenas em horĂĄrio de pico.
- Mantenha o cliente atraĂdo e corte elementos desnecessĂĄrios
NĂŁo esqueça que para sua plataforma ser um sucesso, precisa permanecer atraindo o usuĂĄrio, instigando a navegação contĂnua, uma boa forma de fazer isso Ă© atravĂ©s de notificaçÔes push, que permitem lembrar ao usuĂĄrio do aplicativo e comprovadamente, por pesquisas, aumentam o engajamento em 9 vezes.
Evite funcionalidades demais, isso pode distrair o usuĂĄrio das funcionalidades primordiais que sĂŁo capazes de manter ele atraĂdo.
Conhecer o pĂșblico alvo fazendo pesquisas possibilitou aos funcionĂĄrios do Spotify que percebessem vantagens como: colocar mensagens logo apĂłs o usuĂĄrio ouvir um gĂȘnero especĂfico, sobre este mesmo gĂȘnero, pode instigar ele a continuar ouvindo e conhecendo.
- Ouça o cliente
NĂŁo esqueça dos feedbacks! SĂŁo peça chave para estar sempre aprimorando seu aplicativo, e mais, nĂŁo tenha feedbacks apenas do pĂșblico-alvo, procure obter de pessoas que nĂŁo sĂŁo clientes diretos mas possam trazer uma nova visĂŁo que ajude a tornar o seu produto aberto para vĂĄrios pĂșblicos.
UX no dia-a-dia
Atualmente, cada vez mais as empresas estĂŁo focando em UX, alocando mais tempo e dinheiro para sua pesquisa e desenvolvimento. Para se destacarem, os aplicativos precisam ser bonitos e intuitivos, sites de rede sociais precisam fazer o usuĂĄrio gostar de ficar nele e uma empresa que quer maximizar sua produtividade nĂŁo pode deixar seus funcionĂĄrios perderem tempo pensando em como utilizar uma ferramenta criada para ajudĂĄ-los. E aqui entra o Design de UX, cuja especialidade Ă© justamente controlar esse detalhes que talvez sutis, causam um grande impacto.
Empresas como Google, Amazon e Facebook sĂŁo lĂderes em modelar a experiĂȘncia de seus usuĂĄrios e mantĂȘ-los engajados. Um exemplo Ă© o do Google Tradutor, a ferramenta Ă© tĂŁo poderosa que usuĂĄrios estavam pedindo funcionalidades que jĂĄ estavam implementadas, mas que eram difĂceis de serem descobertas. EntĂŁo, com uma simples alteração na maneira como as funcionalidades eram dispostas e exibidas, a utilização da escrita a mĂŁo por exemplo subiu em 25%!
A ascensĂŁo da Amazon pode ser dada, em parte, a uma boa experiĂȘncia do usuĂĄrio em seus sites. A empresa atualmente domina o mercado de compras e vendas online, mas nĂŁo Ă© por falta de concorrĂȘncia, desde o inĂcio da internet pessoas jĂĄ estavam negociando por ela. O que fez a diferença nesse caso Ă© que a Amazon fez comprar em seu site ser algo fĂĄcil! A procura era muito eficiente, a burocracia na hora de comprar foi reduzida, as recomendaçÔes pareciam sempre acertar o que os clientes queriam e, principalmente, os clientes nĂŁo tinham problemas em entender como o site funcionava, indo atĂ© o final da compra, ao invĂ©s de desistirem e tentarem outro site.
Tudo isso mostra como pensar na experiĂȘncia de usuĂĄrio pode fazer uma grande diferença para o seu negĂłcio. Com pequenas alteraçÔes, em detalhes mĂnimos, Ă© possĂvel obter uma alta taxa de conversĂŁo. AlĂ©m de que jĂĄ foi o tempo em que se pensava ser sĂł o design peça importante para o sucesso de uma plataforma, agora Ă© preciso aliar ele ĂĄ UX para atingir bons resultados.
Tendo em vista o crescimento desta ĂĄrea e sua importĂąncia para aumentar o sucesso dos projetos, o NĂșcleo de Tecnologia da Poli JĂșnior estĂĄ capacitando cada vez mais seus membros em UX para que possam aplicar seus conhecimentos ao implementar aplicativos e sistemas de informação produzindo, assim, resultados ainda melhores!
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