fbpx

Análise e construção: confira quais detalhes são essenciais de serem analisados antes de construir

A construção de um projeto envolve diversas etapas que dependem uma da outra para o sucesso e segurança do resultado final.

 

Por isso, é necessário analisar todas as etapas e realizar o planejamento de cada uma delas antes de iniciar a obra. 

 

Todo esse trabalho é preciso para que não haja surpresas, gastos excessivos e perda de tempo ao longo da construção. 

 

Hoje, falaremos sobre os detalhes que devem ser analisados antes de dar início à construção

 

Planejamento do projeto de construção

 

Não é preciso dizer o quanto o planejamento é importante em diversos aspectos dentro de uma obra civil residencial.

 

Cabe ao planejamento reunir todas as informações pertinentes e que serão importantes para a execução da obra. Estas informações evitarão que possíveis imprevistos aconteçam e, caso ocorram, tornam mais fácil lidar com eles. 

 

É importante ressaltar que erros e imprevistos podem acontecer porque é comum que o planejamento da obra seja feito apenas levando em consideração situações favoráveis.

 

Quando o plano é traçado pensando apenas no lado bom da obra, principalmente quando não há profissionais envolvidos, os atrasos, gastos não calculados e demais percalços tornam esse processo ainda mais estressante para o proprietário. 

 

Além disso, ter em mente que nem sempre tudo vai sair como planejado traz mais noção de realidade à construção.

 

Profissionais de engenharia e arquitetura sempre deixam o dono a par deste tipo de probabilidade. 

 

Detalhes essenciais

 

Uma obra civil residencial envolve diversas etapas e detalhes, ou seja, cada uma das etapas maiores tem sub-etapas.

 

Sendo assim, saber quais os itens principais facilita o entendimento dos menores.

 

O projeto é a etapa em que os sonhos começam a tomar forma e ir para o papel. 

 

É através dessa parte que serão definidos os cômodos e demais espaços, as dimensões de cada lugar e o que é viável ou não nesses ambientes.

 

Ainda durante a execução do projeto de engenharia, já é possível definir o que tem ou não chances de dar errado, o que combina ou não com a ideia inicial e assim por diante.

 

Por isso, é extremamente importante a visão de um profissional durante esse processo.

 

Além disso, somente um engenheiro ou arquiteto é capaz de decidir se a construção é ou não segura, seja ela comercial ou residencial. 

 

Quando se trata dos detalhes como decoração, pintura, disposição de objetos e móveis, é sempre bom contar com serviços de designers de interiores e arquitetos, afinal estes profissionais são capazes de enxergar coisas que muitas vezes passam despercebidas por quem não trabalha no ramo.

 

Ainda, é possível aproveitar melhor o espaço disponível e obter uma decoração que seja mais ‘a cara’ do dono com a ajuda destes profissionais. 

 

Veja os detalhes: 

 

  • Ideias iniciais

 Primeiramente, é preciso que o dono do futuro imóvel transmita ao profissional quais são suas ideias para a construção.

 

Quantos metros quadrados terá, quantos cômodos, jardins, qual tamanho de cada espaço etc.

 

Além disso, nessa etapa do projeto de obra civil também é importante saber quais são os objetivos do dono e quais necessidades precisam ser atendidas por esta obra. 

 

Nessa primeira conversa, o profissional já consegue ter uma ideia do que deve ser feito e pode estudar as possibilidades do projeto de engenharia.

 

  • Conhecer o espaço

 

Após ouvir e entender as ideias, é preciso que o engenheiro ou arquiteto conheça o espaço onde a obra será realizada.

 

Nessa etapa, o profissional vai conhecer o solo do local, a vegetação ao redor, a luminosidade e entender o que é preciso ser feito antes de iniciar a obra propriamente dita. 

 

Ao entender a topografia do terreno e outras questões relacionadas ao ambiente, inicia-se o estudo para conseguir atender aos pedidos do proprietário da melhor maneira.

 

  • Estudo preliminar

 

Ao unir as ideias do cliente e as informações obtidas após a visita ao local, o projeto de construção avança para a fase do primeiro esboço.

 

Hoje em dia, com as tecnologias disponíveis, arquitetos e engenheiros costumam fazer uma planta em 3D para que o proprietário possa visualizar e entender melhor a proposta.

 

Nessa fase, os ajustes e mudanças também podem ser feitos, além de o profissional indicar quais as melhores formas de seguir adiante na obra, quais os melhores materiais a serem usados, qual a melhor forma de construir etc. 

 

  • Anteprojeto

Com o primeiro esboço do projeto de engenharia apresentado e aprovado, o anteprojeto é feito com os ajustes solicitados e com mais detalhes, tais como, medidas, estilo do imóvel, construção etc. 

 

Esse projeto de construção traz mais elementos que o anterior, cada espaço recebe mais atenção e até mesmo as especificações de acabamento são incluídas. 

 

  • Projeto arquitetônico

 

Ainda mais detalhado que o anterior, o projeto arquitetônico detalha informações para a execução da parte hidráulica, elétrica, sistemas e demais assuntos pertinentes ao imóvel. 

 

Essa etapa do projeto é tão fundamental, que é dividida em algumas partes: projeto básico, que envolve as especificações que citamos acima (hidráulica e elétrica), e produção de desenhos técnicos para que a prefeitura aprove a obra.

 

Sem esses desenhos e a aprovação municipal, a construção se torna ilegal, o que pode gerar multas e problemas com os órgãos responsáveis.

 

O projeto arquitetônico também pode ser executivo, que é onde constam todas as especificações técnicas definitivas da construção.

 

Nessa etapa, o arquiteto pode inclusive, citar os tipos de materiais que serão utilizados na obra.

 

  • Acompanhar a obra

 

O arquiteto ou engenheiro responsável pelo projeto de engenharia, podem acompanhar o desenvolvimento da obra a fim de verificar se está tudo saindo de acordo com o projeto de construção.

 

Essa etapa, assim como as anteriores, é fundamental para evitar atrasos, falhas e dores de cabeça futuras. 

 

Para obter ajuda em todas as etapas da construção desde as primeiras ideias até a decoração, conte com a Poli Junior.

 

Conheça a Poli Júnior 

 

A Poli Júnior, está há anos no mercado, conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente à engenharia civil e arquitetura.

 

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento dê certo.

 

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Banners do Rock Convert copiar min 1
Compartilhe esse post
plugins premium WordPress