4 passos para tornar um projeto sustentável

Há muito tempo, investir em projetos sustentáveis tanto para casas quanto para empresas deixou de ser algo completamente inovador e passou a ser o esperado de pessoas com consciência econômica e ambiental. 

Ainda que tenha se tornado mais popular nos últimos anos, pensar em projetos de engenharia que unam ecologia, sustentabilidade e lucratividade, nem todos têm acesso a eles.

Outros tantos, não têm informações o suficiente para trazer seus projetos para o lado do meio ambiente. 

É comum que o investimento em um projeto sustentável seja alto, mas isso não é via de regra.

Aqui na Poli Junior você vai encontrar profissionais qualificados e experientes, tecnologia e inovação com preço justo e abaixo do praticado em outras empresas. 

Hoje, falaremos um pouco mais sobre esse tipo de projeto e daremos algumas dicas para tornar o seu projeto sustentável.

Confira. 

Quais as características de um projeto sustentável?

A primeira coisa que você precisa saber sobre um projeto sustentável, é que ele é concebido para ter menos impactos na natureza.

Este tipo de projeto de engenharia e arquitetura é criado com base em tecnologia e pesquisa, onde soluções são encontradas para que não haja desperdício de água, energia, emissão desregrada de gases poluentes e demais danos ao meio ambiente. 

Um projeto sustentável deve ter menor impacto na natureza não somente durante a sua execução, mas também durante sua manutenção e se for o caso, demolição.

Ou seja, em todos os aspectos este projeto deve respeitar a natureza e quando a casa ou empresa estiver em pleno funcionamento, estas regras devem ser mantidas. 

Atualmente, as soluções mais empregadas nos projetos de engenharia ligados à sustentabilidade e economia, incluem os projetos fotovoltaicos, uso de cisternas, coleta seletiva do lixo, reaproveitamento de resíduos etc.

Como dissemos no início, investir em um projeto sustentável não é mais uma inovação, deveria ser tendência, principalmente diante dos impactos que obras grandes feitas sem esse tipo de acompanhamento podem causar ao meio ambiente. 

Como iniciar um projeto sustentável?

Diversos pontos devem ser observados e estudados antes de dar início a um projeto desse porte.

É preciso unir o lado da sustentabilidade, da economia e do social para ter um projeto de engenharia que seja realmente benéfico tanto para os moradores/empreendedores quanto para a economia de quem está investindo e economia local e para a natureza e para a sociedade de forma geral.  

Ao iniciar esse tipo de projeto ou ao ter a ideia do que se deseja, é preciso buscar ajuda especializada para entender a viabilidade de sua ideia, ouvir sugestões e expor os seus desejos.

Com o auxílio de bons profissionais, será possível unir seus planos com ideias praticáveis.    

Se você já tem o terreno, é necessário visitá-lo para saber se este não está localizado em uma área onde a preservação ambiental tem leis que determinam o que pode ou não ser feito.

Ainda, é necessário conhecer as árvores que podem ou não ser retiradas, se há nascentes, córregos e lençóis fluviais por perto.

Afinal, de nada adianta investir em bons materiais e em um projeto de engenharia sustentável, sem conhecer e respeitar o entorno.

Após a exposição de ideias, visitação ao local e alinhamento de expectativas, o projeto sustentável começa a sair do papel.

 

4 passos para tornar um projeto sustentável

1. Aproveite o que a natureza tem a oferecer

O projeto de engenharia deve usar os recursos naturais a favor da construção, a incidência de luz solar, a circulação de ar, a sombra das árvores etc.

É preciso pensar em todas as estações do ano e climatizar o ambiente de acordo com isso, se possível optar por um telhado verde para refrescar o local nas estações mais quentes.

Além de auxiliar na climatização, o telhado verde pode ser uma oportunidade para fazer um jardim ou horta que darão o diferencial para o ambiente, mesmo que seja uma empresa.

Um ambiente climatizado naturalmente demanda menos uso de ar-condicionado e ventiladores, o que gera menos gasto com energia elétrica.

Em seguida, dar início ao projeto fotovoltaico, entendendo quanto de energia será gasta no local quando este estiver em pleno funcionamento, após este cálculo é possível iniciar os trâmites legais para fazer a instalação. 

 

2. Reuso de água

Conter o desperdício de água é uma das maiores preocupações dos projetos sustentáveis.

Uma das soluções para este impasse é reutilizar pelo menos uma parte da água utilizada na casa ou na empresa.

Captar água de banhos ou da lavagem de roupa para ser utilizada na descarga dos banheiros, na lavagem de quintal ou garagem é uma das opções. 

A água da chuva também não deve ser desperdiçada, deve ser coletada e utilizada para cuidar das plantas ou limpar a casa, por exemplo. 

 

3. Invista em tecnologia

Um projeto de engenharia sustentável deve ter a tecnologia como aliada.

Desde o início, na hora da planta ou do projeto 3D utilizar os recursos que a tecnologia disponibiliza fará diferença no resultado final.

Casas automatizadas estão em alta, assim como sensores de presença que deixam as luzes acesas somente quando há pessoas no ambiente etc.

Assim, gerando economia de energia. 

 

4. Cuidado no descarte de entulho

Toda obra, mesmo um projeto sustentável, gera resíduos, alguns mais outros menos.

O importante é saber onde e como descartá-los para não oferecer danos ao meio ambiente, como dissemos até aqui, todas as partes envolvidas devem pensar em prol da natureza. 

Reaproveitar todo o material e resíduo possíveis, é indispensável, separar os materiais recicláveis também. 

Para ter um projeto sustentável, contar com uma empresa com quase 40 anos de experiência, que ouve o cliente e oferece as melhores soluções, é fundamental. 

Tire seu sonho do papel com a Poli Júnior!

Conheça a Poli Junior!

A Poli, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia e muito mais.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada na Poli ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Banners do Rock Convert copiar min 1
Compartilhe esse post