- problema
Problema Inicial
A Bacio di Latte é uma grande empresa na área de alimentação e está em constante expansão. A cada nova loja criada, novos boletos de conta são necessários que amontoam o processo da equipe de expansão. Para processar todos esses boletos, são gastos até 80h semanais. Assim foi contratada a Poli Júnior para solucionar esse problema de tempo.
- a solução
Nossa Solução
Foi criado uma ferramenta (arquivo executável – aplicativo) a partir de um código em Python que lia os diferentes valores de conta dos boletos (arquivos PDF) e os organizava em grupos a partir dos centros de custos pré-estabelecidos. Além disso, também era obtido as datas de emissão e vencimento, além do fornecedor e CNPJ. Esses dados eram tratados e fornecidos através de uma planilha.
Para a criação do código, foram pré-estabelecidos 3 conceitos: escalabilidade, flexibilidade e robustez.
Para conseguir esses 3 pontos, foram criados módulos flexíveis utilizando tabelas externas onde o usuário final poderia determinar quais termos seriam extraídos. A escalabilidade foi adquirida pela solução genérica, ou seja, para todos os casos, era passado pelo mesmo fluxo e de acordo com características específicas e comuns, os dados eram redirecionados a demais fluxos também genéricos.
Já a robustez foi obtida através do tratamento do texto extraído do PDF’s e um trabalho de exclusão de texto para ter apenas dados relevantes.
- O RESULTADO
Resultados Finais
Ao todo, foi obtido uma taxa de aproveitamento de mais de 80% dos PDF’s possíveis de serem extraídos para mais de 150 tipos diferentes de PDF’s, retornando em uma tabela valores padronizados de acordo com a necessidade do cliente. Assim, ajudou a reduzir o trabalho e agilizar o dia-a-dia da equipe responsável, os permitindo focar em outras áreas mais importantes.