- problema
Problema Inicial
Com foco em atender o cliente de forma personalizada e trazer cada vez mais inovações ao mercado financeiro, o Pine é um banco de atacado com foco em produtos financeiros para empresas, como: câmbio, crédito, derivativos e operações estruturadas.
- a solução
Nossa Solução
Atuamos em 2 principais escopos:
01. Primeiro Escopo
Um deles estava relacionado ao IFRS 9, o qual faz parte dos assuntos regulatórios do Banco e necessita ser reportado ao BACEN (Banco Central Nacional). O nosso principal papel nesse escopo foi, além da realização do mapeamento do processo e do auxílio na determinação das atividades de cada área e colaborador, automatização de uma planilha que realiza a validação dos valores contábeis. Essa era uma das atividades mais operacionais e demandantes do processo que consumia boa parte do tempo dos colaboradores.
02. Segundo Escopo
O outro escopo, que era o mais desafiador, estava relacionado ao DLO (outro assunto regulatório, porém muito maior tanto em níveis de processo, quanto em níveis de importância). O Banco buscava otimizar este processo, tanto em redução do tempo dispendido quanto em automatização de algumas atividades.
Para cada um dos assuntos, foram propostas soluções distintas (até porque trabalhávamos com equipes diferentes no banco).
Solução para o Primeiro Escopo
Pensando no primeiro escopo, IFRS 9, o ponto de partida foi entendermos como o processo funcionava para realização da modelagem e estabelecimento das atividades que eram executadas por cada área/colaborador envolvido no processo. Além disso, por envolver a área Contábil do banco, que trabalha muito com planilhas, uma das atividades era bastante operacional e envolvia realizar uma validação (espécie de checagem de valores) na planilha. Percebemos que através da realização de Macros em Excel/VBA era possível automatizar todo processo realizado com apenas o “click” de um botão.
Solução para o Segundo Escopo
Para o segundo escopo, realizamos diversas rodadas com a equipe envolvida nos assuntos (TI, Portfólio de Crédito, Risco e Capital, entre outras) para entender os avanços até o momento. Havia uma planilha/matriz que continha todos os escopos e áreas envolvidas, a ideia era completar com todos os assuntos sobre cada um dos 10 apontamentos feitos e atualizando conforme as evoluções. Portanto, uma das primeiras atividades realizadas pela equipe foi a criação de um dashboard para podermos visualizar melhor e repassar ao diretor da área de forma mais clara todos os avanços.
A partir disso, começamos a analisar pontos de melhoria e otimização. Percebemos que tudo se encaminhava a três assuntos relacionados a DLO (relatório enviado ao BACEN). Com isso, a equipe se dividiu entre os três escopos assumindo as responsabilidades e, aos poucos foi-se compreendendo o processo de cada um dos assuntos e buscando formas de torná-los mais otimizados e automatizados. Ao final do projeto conseguimos chegar a soluções que traziam estruturas mais otimizadas para os processos sendo estas implementadas, atingindo o objetivo desejado pelo cliente!
- O RESULTADO
Resultados Finais
À medida que íamos propondo melhorias nos processos, o Banco Pine se propunha a implementar nossas ideias e (mesmo que em alguns casos envolvesse TI realizar ajustes no sistema) conseguíamos ver de perto que otimizamos parte dos processos, reduzimos retrabalho, promovemos uma melhor organização e confiabilidade nas informações. No escopo do DLO, o diretor da área e toda equipe ficaram extremamente satisfeitos que conseguimos chegar ao último dia do mês com as soluções encaminhadas e os processos otimizados. No escopo do IFRS 9, a automatização realizada na planilha foi usada no fechamento do mês de abril, tornando mais ágil e assertiva a operação.