Projeto Pãozinho - Poli Júnior

Projeto Pãozinho

Rumo ao sucesso, um microempreendedor em ascensão, dono de uma padaria artesanal em São Paulo, tem o sonho de produzir seus bagels fermentados e expandir. Porém, não apenas de fermento vivem as massas, e por isso, ele recorreu à Poli Júnior para projetar o futuro de sua franquia. 

A Ideia

O projeto teve por objetivo automatizar o porcionamento das massas de bagels, cookies e pães de queijo, processo que feito manualmente consomia muitas horas de seus três funcionários, tornando-se um problema para o negócio, que prevê a abertura de uma segunda unidade. Diversos dispositivos para divisão de massas já existem no mercado mas nenhum atende às necessidades do nosso cliente: em sua maioria são máquinas industriais, extremamente caras, grandes e agressivas com os produtos.

O Projeto

Assim, o trabalho da Poli Júnior foi idear um produto que atendesse às dores dos empreendedores artesanais: um equipamento versátil que não danificasse massas delicadas, com dimensões semelhantes à de um eletrodoméstico caseiro e com um custo acessível para pequenos negócios. 

Para isso, a equipe realizou um estudo das formas de extrusão mais frequentes e como adaptá-las para o contexto da panificação; além de pesquisas sobre o material adequado, de forma a garantir a qualidade e a segurança alimentar dos produtos finais. Determinado que a forma ideal seria o uso de uma rosca helicoidal, pela sua alta eficiência e tamanho compacto, foi realizado o estudo de dimensionamento do equipamento de forma que o preenchimento do tubo, a velocidade de giro e o passo da rosca gerassem a capacidade produtiva necessária. Por fim, foi feita a modelagem em CAD e renderizações, desenhos técnicos e estudo de fornecedores para que o cliente pudesse tirar sua ideia do papel para produção de um primeiro MVP.

Conhecimentos utilizados nesse projeto

media/ferramentas/js_swzive

Autocad

Software do tipo CAD usado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D).

media/ferramentas/image1_cizjux

Inventor

programa desenvolvido pela companhia de software Autodesk que permite criar protótipos virtuais tridimensionais. Os modelos 3D gerados pelo Autodesk Inventor, também são funcionais, ou seja, eles func

Equipe:

Ana Beatriz Mitsutani, Henrique Ken M. Mochizuki e Henrique Velloso

Inscreva-se na nossa Newsletter